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Pesquisa Aracaju
Paraná Pesquisas entrevistou 740 eleitores em Aracaju.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (11), mostra como está a disputa pela prefeitura de Aracaju (SE) no segundo turno das eleições municipais de 2024. No cenário estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados, Emilia Correa (PL) lidera com 51,5% das intenções de voto, contra Luiz Roberto (PDT), que soma 38,6%.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são mostrados previamente para escolha do eleitor, Emilia Correa vai a 39,2%, enquanto Luiz Roberto chega a 27,2% da preferência do eleitorado.

Paraná Pesquisas: 2º turno para a prefeitura de Aracaju

Estimulada

Se o segundo turno das eleições para Prefeito de Aracaju fosse hoje entre Emilia Correa - 22 e Luiz Roberto - 12, em quem o(a) Sr(a) votaria?

  • Emilia Correa (PL): 51,5%
  • Luiz Roberto (PDT): 38,6%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 5,9%
  • Não sabe/Não respondeu: 3,9%

Espontânea

Se as eleições para Prefeito de Aracaju fossem hoje, em quem o(a) Sr (a) votaria?

  • Emilia Correa (PL): 39,2%
  • Luiz Roberto (PDT): 27,2%
  • Outros nomes citados: 1,4%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 8,1%
  • Não sabe/Não respondeu: 24,2%

Paraná Pesquisas apurou o potencial de voto dos candidatos em Aracaju

Com relação ao Sr., o(a) Sr(a) diria que:

Emilia Correa (PL)

  • Com certeza votaria nela para Prefeita de Aracaju: 42,3%
  • Poderia votar nela para Prefeita de Aracaju: 18,1%
  • Não votaria nela de jeito nenhum para Prefeita de Aracaju: 37,2%
  • Não a conhece suficientemente para opinar: 1,4%
  • Não sabe/não respondeu: 1,1%

Luiz Roberto (PDT)

  • Com certeza votaria nele para Prefeito de Aracaju: 27,7%
  • Poderia votar nele para Prefeito de Aracaju: 25,7%
  • Não votaria nele de jeito nenhum para Prefeito de Aracaju: 43,5%
  • Não o conhece suficientemente para opinar: 1,6%
  • Não sabe/não respondeu: 1,5%

Metodologia: 740 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 7 e 10 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pelo próprio Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,7 pontos percentuais. Registro no TSE nº SE-00497/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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