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Instituto 100% Cidades divulgou pesquisa para a Prefeitura de São Paulo neste sábado (26)
Instituto 100% Cidades divulgou pesquisa para a Prefeitura de São Paulo neste sábado (26)| Foto:

O Instituto 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de São Paulo (SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024.

De acordo com o levantamento, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, tem 59,7% dos votos válidos dos paulistanos, enquanto Guilherme Boulos (Psol) tem 40,3% nesta véspera da votação.

Os números foram divulgados pela Exame.

100% Cidades: pesquisa para a prefeitura de São Paulo no 2º turno

Votos válidos

  • Ricardo Nunes (MDB): 59,7%
  • Guilherme Boulos (Psol): 40,3%

Estimulada

Na pesquisa estimulada, que inclui os eleitores que pretendem votar branco e nulo, além dos indecisos, Ricardo Nunes aparece com 53,6% ante 36,2% de Boulos.

  • Ricardo Nunes (MDB): 53,6%%
  • Guilherme Boulos (Psol): 36,2%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 6,4%
  • Indeciso/Não sabe/Não respondeu: 3,8%

Pesquisa espontânea

  • Ricardo Nunes: 47,9%
  • Guilherme Boulos: 32,5%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 6,5%
  • Outros/Não sabe/ Não respondeu/Indecisos: 13%

Rejeição

  • Guilherme Boulos (Psol): 48,7%
  • Ricardo Nunes (MDB): 26,7%
  • Não rejeita ninguém: 14,1%
  • Rejeita todos: 5,4%
  • Não sabe/Não respondeu: 5,1%

Metodologia: O 100% cidades entrevistou 1.000 pessoas no dia 26 de outubro. A pesquisa em São Paulo foi contratada pelo próprio instituto. A margem de erro é 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número SP-04804/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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