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Pesquisa Belém
Quaest ouviu 900 eleitores em Belém.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

A Quaest divulgou neste sábado (19) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Belém (PA) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo portal G1.

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Igor Normando (MDB) lidera com 51% das intenções de voto, contra 33% de Éder Mauro (PL). Já no levantamento espontâneo, no qual não são mostrados os nomes, Igor Normando segue na frente, com 47% da preferência do eleitor, enquanto que Éder Mauro soma 29%.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de Belém no 2º turno

Estimulada (votos totais)

  • Igor Normando (MDB): 51%
  • Éder Mauro (PL): 33%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 10%
  • Indecisos: 6%

Espontânea

  • Igor Normando (MDB): 47%
  • Éder Mauro (PL): 29%
  • Em branco/Nulo/Não vai votar: 3%
  • Indecisos: 21%

Quaest apurou decisão de voto do eleitor de Belém

Igor Normando (MDB)

  • É definitiva: 84%
  • Pode mudar: 15%
  • Não sabe/Não respondeu: 1%

Éder Mauro (PL)

  • É definitiva: 84%
  • Pode mudar: 15%
  • Não sabe/Não respondeu: 1%

Pesquisa em Belém perguntou sobre a imagem dos candidatos

Igor Normando (MDB)

  • Positiva: 55%
  • Negativa: 18%
  • Não conhece o candidato: 21%
  • Não sabe/Não respondeu: 6%

Éder Mauro (PL)

  • Positiva: 43%
  • Negativa: 40%
  • Não conhece o candidato: 12%
  • Não sabe/Não respondeu: 5%

Metodologia: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024. A pesquisa em Belém foi contratada pela Televisão Liberal. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PA-03455/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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