A Quaest divulgou uma pesquisa neste sábado (5) que mostra como está o cenário eleitoral para a prefeitura de Curitiba (PR) na véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo site G1.
A pesquisa para a prefeitura de Curitiba realizada pela Quaest apontou um empate técnico entre Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB). Ele soma 26% e ela vai a 21%, empatados dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na sequência aparecem Luciano Ducci (PSB) com 18% e Ney Leprevost (União Brasil) com 12%.
A pesquisa havia sido suspensa pela Justiça Eleitoral a pedido da coligação de Eduardo Pimentel, mas a Quaest conseguiu derrubar a liminar para divulgar o levantamento.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Curitiba
Estimulada
- Eduardo Pimentel (PSD): 26%
- Cristina Graeml (PMB): 21%
- Luciano Ducci (PSB): 18%
- Ney Leprevost (União): 12%
- Roberto Requião (Mobiliza): 3%
- Luizão Goulart (Solidariedade): 3%
- Maria Victoria (PP): 1%
- Andrea Caldas (Psol): 1%
- Samuel de Mattos (PSTU): 0%
- Felipe Bombardelli (PCO): 0%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 13%
- Indecisos: 2%
Metodologia: 1.002 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. A pesquisa para a prefeitura de Curitiba foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense Ltda/TV Paranaense. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PR-04399/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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