A Quaest divulgou nesta quinta-feira (17) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Goiânia (GO) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo G1.
O candidato Sandro Mabel (União) aparece à frente de Fred Rodrigues (PL) na pesquisa estimulada, dentro do limite da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais. Já no cenário espontâneo há um empacte técnico entre os dois candidatos.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Goiânia no 2º turno
Estimulada
- Sandro Mabel (União Brasil): 46%
- Fred Rodrigues (PL): 39%
- Indecisos: 4%
- Branco/nulo/não vai votar: 11%
Espontânea
- Sandro Mabel (União Brasil): 34%
- Fred Rodrigues (PL): 30%
- Indecisos: 32%
- Branco/nulo/não vai votar: 4%
Quaest apurou decisão de voto do eleitor de Goiânia
Entre os eleitores de Fred Rodrigues (PL)
- Totalmente decidido a votar: 83%
- O voto ainda pode mudar: 17%
*A margem de erro deste recorte é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os eleitores de Sandro Mabel (União)
- Totalmente decidido a votar: 79%
- O voto ainda pode mudar: 20%
*A margem de erro deste recorte é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Pesquisa em Goiânia perguntou sobre migração de votos
Eleitores que votaram em Adriana Accorsi (PT) no primeiro turno:
- Sandro Mabel (União Brasil): 73%
- Fred Rodrigues (PL): 16%
- Indecisos: 3%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 8%
*A pesquisa Quaest em Goiânia levou em conta, para este recorte, apenas os candidatos que tiveram pelo menos 5% dos votos no primeiro turno. A margem de erro deste recorte é de 8 pontos percentuais para mais ou para menos.
Metodologia: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 14 e 16 de outubro de 2024. A pesquisa em Goiânia foi contratada pela Televisao Anhanguera S/A. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº GO-08277/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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