A Quaest divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de João Pessoa (PB) a um dia do segundo turno das eleições municipais 2024.
De acordo com o levantamento, levando em conta apenas os votos válidos, Cícero Lucena (PP) tem 60% das intenções de voto. Marcelo Queiroga (PL) tem 40%.
As informações foram divulgadas pelo portal G1.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de João Pessoa no 2º turno
Espontânea
- Cícero Lucena (PP): 52%
- Marcelo Queiroga (PL): 30%
- Indecisos: 12%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 6%
Estimulada - votos totais
- Cícero Lucena (PP): 57%
- Marcelo Queiroga (PL): 35%
- Branco/nulo/não vai votar: 7%
- Indecisos: 1%
Estimulada - votos válidos
- Cícero Lucena (PP): 60%
- Marcelo Queiroga (PL): 40%
Quaest apurou decisão de voto do eleitor de João Pessoa
Cícero Lucena (PP):
- É definitiva: 86%
- Pode mudar: 13%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Marcelo Queiroga (PL)
- É definitiva: 85%
- Pode mudar: 15%
- Não sabe/Não respondeu: 0%
Metodologia: A pesquisa ouviu 1.000 pessoas entre os dias 25 e 66 de outubro de 2024. A pesquisa em João Pessoa foi contratada pela TV Cabo Branco. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PB-06491/2024 .
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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