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Pesquisa Manaus
Quaest ouviu 900 eleitores em Manaus.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

A Quaest divulgou neste sábado (19) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Manaus (AM) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo portal G1.

No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados, David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) estão tecnicamente empatados com 43% e 41% das intenções de voto, respectivamente - a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

No levantamento espontâneo, quando não há menção dos nomes dos candidatos, o empate técnico persiste, com David Almeida indo a 36% e Capitão Alberto Neto alcançando 34%.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de Manaus no 2º turno

Estimulada (votos totais)

  • David Almeida (Avante): 43%
  • Capitão Alberto Neto (PL): 41%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 12%
  • Indecisos: 4%

Espontânea

  • David Almeida (Avante): 36%
  • Capitão Alberto Neto (PL): 34%
  • Em branco/Nulo/Não vai votar: 3%
  • Indecisos: 27%

Quaest apurou decisão de voto do eleitor de Manaus

David Almeida (Avante)

  • É definitiva: 78%
  • Pode mudar: 22%

Capitão Alberto Neto (PL)

  • É definitiva: 82%
  • Pode mudar: 18%

Metodologia: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024. A pesquisa em Manaus foi contratada pela Rede Amazônica Rádio e Televisão. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº AM-05240/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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