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Pesquisa Natal
Quaest ouviu 852 eleitores de Natal.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

A Quaest divulgou nesta segunda-feira (14) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Natal (RN) no segundo turno das eleições municipais de 2024. O levantamento foi publicado pelo G1.

Paulinho Freire (União), com 45% das intenções de voto, e Natália Bonavides (PT), com 39%, aparecem empatados no limite da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de Natal no 2º turno

Estimulada (votos totais)

  • Paulinho Freire (União): 45%
  • Natália Bonavides (PT): 39%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 13%
  • Indecisos: 3%

Espontânea

  • Paulinho Freire (União): 38%
  • Natália Bonavides (PT): 31%
  • Em branco/Nulo/Não vai votar: 6%
  • Indecisos: 25%

Quaest apurou decisão de voto do eleitor de Natal

Geral

  • É definitiva: 76%
  • Pode mudar: 23%
  • Não sabe/Não respondeu: 1%

Paulinho Freire (União)

  • É definitiva: 81%
  • Pode mudar: 18%
  • Não sabe/Não respondeu: 1%

Natália Bonavides (PT)

  • É definitiva: 75%
  • Pode mudar: 24%
  • Não sabe/Não respondeu: 1%

Metodologia: 852 entrevistados pela Quaest entre os dias 11 e 13 de outubro de 2024. A pesquisa em Natal foi contratada pela TV Cabugi. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RN-03945/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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