A Quaest divulgou neste sábado (5) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Natal (RN) nas eleições municipais de 2024. O levantamento, realizado na véspera do primeiro turno, foi divulgado pelo site g1.
De acordo com a pesquisa, o atual deputado federal Paulinho Freire (União) está empatado tecnicamente com Carlos Eduardo (PSD), indicando a possibilidade de segundo turno. Veja abaixo como está a disputa pela capital potiguar.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Natal
Estimulada (votos válidos)
- Paulinho Freire (União): 37%
- Carlos Eduardo (PSD): 35%
- Natália Bonavides (PT): 25%
- Rafael Motta (Avante): 3%
- Nando Poeta (PSTU): 0%
- Heró (PRTB): 0%
Espontânea
- Paulinho Freire (União): 27%
- Carlos Eduardo (PSD): 24%
- Natália Bonavides (PT): 16%
- Rafael Motta (Avante): 1%
- Heró (PRTB): 0%
- Nando Poeta (PSTU): não foi citado.
- Em branco/Nulo/Não vai votar: 6%
- Indecisos: 26%
Quaest simulou cenários de segundo turno em Fortaleza
Cenário 1
- Carlos Eduardo (PSD): 43%
- Paulinho Freire (União): 41%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
- Indecisos: 2%
Cenário 2
- Carlos Eduardo (PSD): 51%
- Natália Bonavides (PT): 31%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 17%
- Indecisos: 1%
Metodologia: 1000 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. A pesquisa em Natal foi contratada pela TV Cabugi. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RN-09512/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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