A Quaest divulgou nesta segunda-feira (16) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Natal (RN) nas eleições municipais de 2024. O candidato Carlos Eduardo (PSD) aparece na frente, com 41% das intenções de voto. Em segundo lugar, tecnicamente empatados pela margem de erro de três pontos percentuais, estão Paulinho Freire (União Brasil), com 24%, e Natália Bonavides (PT), com 18%.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Natal
Estimulada
- Carlos Eduardo (PSD): 41%
- Paulinho Freire (União): 24%
- Natália Bonavides (PT): 18%
- Rafael Motta (Avante): 2%
- Nando Poeta (PSTU): 0%
- Hero (PRTB): 0%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 11%
- Indecisos: 4%
Espontânea
- Carlos Eduardo (PSD): 28%
- Paulinho Freire (União): 15%
- Natália Bonavides (PT): 10%
- Rafael Motta (Avante): 1%
- Em branco/Nulo/Não vai votar: 4%
- Indecisos: 42%
O candidatos Hero (PRTB) não chegou a pontuar, apesar de ter sido citado espontaneamente. Já Nando Poeta (PSTU) não foi mencionado.
Metodologia: 852 entrevistados pela Quaest entre os dias 13 e 15 de setembro de 2024. A pesquisa em Natal foi contratada pela TV Cabugi. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RN-02681/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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