• Carregando...
Pesquisa Quaest
Segundo turno das eleições municipais 2024 ocorre neste domingo (27) em 51 municípios brasileiros.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

A Quaest divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Piracicaba (SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024.

No levantamento, divulgado pelo portal G1, os candidatos Barjas Negri (PSDB) e Helinho Zanatta (PSD) aparecem empatados, com 50% das intenções de voto válido.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de Piracicaba no 2º turno

Pesquisa Espontânea

  • Barjas Negri (PSDB): 34%
  • Helinho Zanatta (PSD): 34%
  • Indecisos: 25%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 7%

Pesquisa Estimulada - votos totais

  • Barjas Negri (PSDB): 43%
  • Helinho Zanatta (PSD): 41%
  • Branco/nulo/não vai votar: 13%
  • Indecisos: 3%

Pesquisa Estimulada - votos válidos

  • Barjas Negri (PSDB): 50%
  • Helinho Zanatta (PSD): 50%

Quaest apurou decisão de voto do eleitor de Piracicaba

Barjas Negri (PSDB)

  • É definitiva: 79%
  • Pode mudar: 19%
  • Não sabe/Não respondeu: 2%

Helinho Zanatta (PSD)

  • É definitiva: 86%
  • Pode mudar: 14%
  • Não sabe/Não respondeu: 0%

Metodologia: A Quaest ouviu 900 entrevistados entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Piracicaba foi contratada pela EPTV Campinas. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-02233/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]