A Quaest divulgou nesta sexta-feira (18) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Porto Velho (RO) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os detalhes da pesquisa foram publicados pelo portal de notícias G1.
O instituto mostrou, na pesquisa estimulada em Porto Velho, um empate técnico entre Mariana Carvalho (União) e Léo (Podemos). A margem de erro da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Porto Velho no 2º turno
Estimulada
- Léo (Podemos): 42%
- Mariana (União): 43%
- Indecisos: 4%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 11%
Espontânea
- Léo (Podemos): 35%
- Mariana (União): 35%
- Indecisos: 26%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 4%
Quaest apurou decisão de voto do eleitor de Porto Velho
Léo (Podemos)
- Definitivo: 79%
- Pode mudar: 20%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Mariana Carvalho (União)
- É definitiva: 81%
- Pode mudar caso algo aconteça: 19%
- Não sabe/Não respondeu: 0%
*A margem de erro é de 6 pontos percentuais, para mais ou para menos
Pesquisa em Porto Velho perguntou sobre conhecimento e imagem dos candidatos
Léo (Podemos)
- Imagem positiva: 58%
- Imagem negativa: 17%
- Não conhecem: 19%
- Não quiseram responder: 6%
Mariana Carvalho (União)
- Imagem positiva: 59%
- Imagem negativa: 23%
- Não conhecem: 13%
- Não quiseram responder: 5%
Metodologia: 704 entrevistados pela Quaest entre os dias 15 e 17 de outubro de 2024. A pesquisa em Porto Velho foi contratada pela Radio Tv do Amazonas LTDA/Rede Amazonica Radio e Televisão . Confiança: 95%. Margem de erro: 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº RO-03222/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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