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Pesquisa Quaest à prefeitura de Piracicaba
Pesquisa feita pela Quaest entrevistou 852 eleitores em Piracicaba entre os dias 14 e 16 de outubro.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

A Quaest divulgou nesta quinta-feira (17) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Ribeirão Preto (SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024.

Ricardo Silva (PSD) aparece à frente de Marco Aurélio (Novo) tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de Ribeirão Preto no 2º turno

Espontânea

No dia 27 de outubro, haverá o segundo turno para o cargo de prefeito. Você já escolheu em quem votar? Se sim, em quem?

  • Ricardo Silva (PSD): 31%
  • Marco Aurelio (Novo): 20%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 9%
  • Indecisos: 40%

Estimulada

Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você votaria?

  • Ricardo Silva (PSD): 48%
  • Marco Aurelio (Novo): 31%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
  • Indecisos: 7%

Quaest apurou decisão de voto do eleitor de Ribeirão Preto

Marco Aurelio (Novo)

  • É definitiva: 82%
  • Pode mudar caso algo aconteça: 18%
  • Não sabe/Não respondeu: não pontuou

Ricardo Silva (PSD)

  • É definitiva: 74%
  • Pode mudar caso algo aconteça: 25%
  • Não sabe/Não respondeu: 1%

*A margem de erro deste recorte da pesquisa é de 6 pontos percentuais.

Pesquisa em Ribeirão Preto perguntou sobre a imagem dos candidatos

Marco Aurelio (Novo)

  • Positiva: 35%
  • Negativa: 8%
  • Não sabe/Não respondeu: 10%
  • Não conhece: 47%

Ricardo Silva (PSD)

  • Positiva: 56%
  • Negativa: 26%
  • Não sabe/Não respondeu: 10%
  • Não conhece: 8%

Metodologia: 852 entrevistados pela Quaest entre os dias 14 e 16 de outubro de 2024. A pesquisa em Ribeirão Preto foi contratada pela Empresa Paulista de Televisao S/A / EPTV Ribeirão. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-01144/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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