O instituto Real Time Big Data divulgou nesta terça-feira (24) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Belém (PA) nas eleições municipais de 2024. O candidato Igor Normando (MDB) lidera a intenção de votos da pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados para o eleitor.
Em segundo lugar na pesquisa para a prefeitura de Belém aparece o Delegado Éder Mauro (PL). Na terceira colocação há um empate técnico triplo entre o atual prefeito e candidato à reeleição, Edmilson Rodrigues (Psol), Jefferson Lima (Podemos) e Thiago Araújo (Republicanos).
Real Time Big Data: pesquisa para a prefeitura de Belém
Estimulada
- Igor Normando (MDB): 44%
- Delegado Éder Mauro (PL): 22%
- Edmilson Rodrigues (Psol): 10%
- Jefferson Lima (Podemos): 7%
- Thiago Araújo (Republicanos): 7%
- Delegado Eguchi (PRTB): 1%
- Well (PSTU): 0%
- Ítalo Abati (Novo): 0%
- Raquel Brício (UP): 0%
- Branco/Nulo: 4%
- Não sabe/Não respondeu: 5%
Espontânea
- Igor Normando (MDB): 31%
- Delegado Éder Mauro (PL): 17%
- Edmilson Rodrigues (Psol): 7%
- Jefferson Lima (Podemos): 4%
- Thiago Araújo (Republicanos): 4%
- Outros: 3%
- Branco/Nulo: 12%
- Não sabe/Não respondeu: 22%
Pesquisa Real Time Big Data simulou um cenário de segundo turno para prefeitura de Belém
- Igor Normando (MDB): 51%
- Delegado Éder Mauro (PL): 30%
- Branco/Nulo: 9%
- Não sabe/Não respondeu: 10%
Pesquisa em Belém apurou conhecimento e votabilidade
Igor Normando (MDB)
- Votaria com certeza: 33%
- Poderia votar: 28%
- Não votaria: 30%
- Não conhece suficiente para opinar: 9%
Delegado Éder Mauro (PL)
- Votaria com certeza: 19%
- Poderia votar: 31%
- Não votaria: 44%
- Não conhece suficiente para opinar: 6%
Edmilson Rodrigues (Psol)
- Votaria com certeza: 8%
- Poderia votar: 24%
- Não votaria: 64%
- Não conhece suficiente para opinar: 4%
Thiago Araújo (Republicanos)
- Votaria com certeza: 6%
- Poderia votar: 45%
- Não votaria: 35%
- Não conhece suficiente para opinar: 14%
Jefferson Lima (Podemos)
- Votaria com certeza: 5%
- Poderia votar: 43%
- Não votaria: 41%
- Não conhece suficiente para opinar: 11%
Delegado Eguchi (PRTB)
- Votaria com certeza: 1%
- Poderia votar: 21%
- Não votaria: 66%
- Não conhece suficiente para opinar: 12%
Ítalo Abati (Novo)
- Votaria com certeza: 0%
- Poderia votar: 13%
- Não votaria: 33%
- Não conhece suficiente para opinar: 54%
Raquel Brício (UP)
- Votaria com certeza: 0%
- Poderia votar: 7%
- Não votaria: 37%
- Não conhece suficiente para opinar: 56%
Well (PSTU)
- Votaria com certeza: 0%
- Poderia votar: 3%
- Não votaria: 38%
- Não conhece suficiente para opinar: 59%
Real Time Big Data perguntou sobre a aprovação dos governos municipal, estadual e federal
Avaliação do prefeito Edmilson Rodrigues
- Aprova: 16%
- Desaprova: 81%
- Não sabe/Não respondeu: 3%
Avaliação do governador Helder Barbalho
- Aprova: 65%
- Desaprova: 32%
- Não sabe/Não respondeu: 3%
Avaliação do presidente Lula
- Aprova: 48%
- Desaprova: 46%
- Não sabe/Não respondeu: 6%
Metodologia: 1.000 entrevistados pelo Real Time Big Data entre os dias 23 e 24 de setembro de 2024. A pesquisa em Belém foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PA-02912/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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