O instituto Real Time Big Data divulgou, nesta terça-feira (22), pesquisa sobre o cenário eleitoral para a prefeitura de Palmas (TO) nas eleições municipais de 2024. O levantamento mostra os cadidatos Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos) empatados tecnicamente dentro da margem de erro.
Considerando os votos válidos da pesquisa estimulada - quando os nomes dos concorrentes a prefeito são apresentados previamente para escolha do eleitor - Valcari aparece com 51% das intenções de votos e Siqueira Campos (Podemos) tem 49%.
Real Time Big Data: pesquisa para a prefeitura de Palmas
Estimulada
- Janad Valcari (PL): 45%
- Eduardo Siqueira Campos (Podemos): 43%
- Nulo/Branco: 5%
- Não sabe/não respondeu: 7%
Estimulada - votos válidos
- Janad Valcari (PL): 51%
- Eduardo Siqueira Campos (Podemos): 49%
Metodologia: o Real Time Big Data entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 19 e 21 de outubro de 2024. A pesquisa em Palmas foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no TSE sob nº TO-09013/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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