Todos os candidatos que disputam o cargo de prefeito de Porto Alegre em 2024 foram convidados para entrevista pela reportagem da Gazeta do Povo. Cada candidato que aceitou o convite para a entrevista teve a oportunidade de explicar e detalhar propostas para áreas prioritárias da cidade, além de comentar o momento político do país e das campanhas.
Abaixo, o leitor pode conferir a íntegra das entrevistas realizadas com os candidatos a prefeito de Porto Alegre, a partir dos nomes dos concorrentes elencados em ordem alfabética:
- Carlos Alan: “Sou o candidato de Pablo Marçal em Porto Alegre”
- Cesar Pontes: “IPTU para quem tem de 2 a 3 salários mínimos de renda não deveria existir”
- Fabiana Sanguiné: “Tem que parar de dar dinheiro para milionário e investir em serviço público”
- Felipe Camozzato: “Precisamos construir nova estrutura contra enchente e acionar o governo federal”
- Luciano do MLB: “Guarda Municipal tem que ser agente de segurança e não de opressão”
- Sebastião Melo: “Tem que fazer um sistema de contenção de cheias envolvendo o estado”
As candidatas a prefeito de Porto Alegre Juliana Brizola (PDT) e Maria do Rosário (PT) preferiram não dar entrevista à Gazeta do Povo.
Votação no domingo
A votação ao primeiro turno nas eleições municipais 2024 ocorre neste domingo (6), das 8h às 17h (horário de Brasília). Em Porto Alegre, além dos 8 candidatos que disputam o cargo de prefeito, a Justiça Eleitoral recebeu 518 registros ao cargo de vereador. Para ser eleito, não basta que o candidato a vereador receba o maior número de votos. Como é feita a conta para eleger um vereador o leitor pode conferir aqui.
Dos 5.569 municípios que participarão das eleições municipais 2024, 103 localidades poderão escolher o prefeito em um eventual segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro. Isso porque a Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determinam que cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ir a segundo turno, caso nenhum candidato tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Deixe sua opinião