• Carregando...
Nove nomes disputam a prefeitura de BH, mas candidaturas podem sofrer mudanças até o prazo de registro na Justiça Eleitoral.
Nove nomes disputam a prefeitura após articulações políticas e convenções| Foto: Adão Souza/Prefeitura BH

Nove candidatos vão disputar a prefeitura de Belo Horizonte (MG) nas eleições municipais de 6 de outubro. São sete homens e duas mulheres. O número é inferior ao registrado nas eleições de 2020 quando 15 candidatos disputaram o primeiro turno na capital mineira.

O prazo para as convenções partidárias e indicação dos nomes se encerrou nessa segunda-feira (5), mas os partidos têm até o dia 15 de agosto para o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Apesar de aprovadas em convenções, as candidaturas podem sofrer mudanças até o prazo de registro na Justiça.

Veja abaixo a relação dos candidatos:

Bruno Engler (PL) e Cláudia Romualdo (PL)

O Partido Liberal (PL) tem como candidato a prefeito Bruno Engler e sua vice é a coronel da Polícia Militar Cláudia Romualdo em chapa pura, que tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. A convenção foi realizada no dia 2 de agosto com a presença do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), aliado de Engler na capital mineira.

Carlos Viana (Podemos)

O senador licenciado Carlos Viana é candidato a prefeito pelo Podemos em BH. Ele chegou a anunciar como vice o empresário Frederico Aisc (DC), mas o martelo só deve ser batido nos próximos dias. isso porque houve uma reviravolta na convenção partidária, quando surgiu o nome de Renata Rosa como possível vice. Rosa é negra e cadeirante e seu nome foi visto com simpatia por correligionários.

Duda Salabert e Francisco Fureaux, ambos do PDT

A deputada federal Duda Salabert (PDT) também é candidata à prefeitura de Belo Horizonte em chapa "puro sangue" tendo como vice o professor Francisco Fureaux. A dupla foi oficializada em convenção partidária realizada no último fim de semana.

Fuad Noman (PSD) e Álvaro Damião (União Brasil)

O atual prefeito Fuad Noman (PSD) disputa a reeleição após assumir o mandato em 2022. O vice é o vereador Álvaro Damião (União Brasil). O atual prefeito assumiu o Executivo após a renúncia de Alexandre Kalil (Republicanos) que disputou o governo de Minas Gerais.

Gabriel Azevedo (MDB) e Paulo Brant (PSB)

O vereador Gabriel Azevedo é o candidato pelo MDB À prefeitura de Belo Horizonte. A chapa é composta pelo ex-vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant (PSB).

Indira Xavier e Geraldo Neres, ambos do UP

O União Popular (UP) tem Indira Xavier como candidata a prefeita de Belo Horizonte e Geraldo Neres como vice, ambos filiados ao mesmo partido. Ela é militante de movimentos sociais e disputará o mais alto cargo da capital mineira pela primeira vez.

Mauro Tramonte (Republicanos) e Luísa Barreto (Novo)

O deputado estadual e apresentador de TV Mauro Tramonte é o candidato a prefeito pelo Republicanos em BH. A vice na chapa é Luísa Barreto (Novo). A composição foi confirmada em convenção no dia 3 de agosto em uma solenidade que teve a participação de Zema e Kalil, adversários históricos. O ex-prefeito de Belo Horizonte deixou o PSD e migrou para o Republicanos, recentemente.

Rogério Correia (PT) e Bella Gonçalves (Psol)  

Pelo Partido dos Trabalhadores (PT), quem disputa a prefeitura de Belo Horizonte é Rogério Correia e a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol) será candidata a vice na chapa. A articulação de uma frente de esquerda liderada pelo PT na capital mineira foi frustrada pela chapa pura do PDT da parlamentar Duda Salabert.

Wanderson Rocha e Andrea Carla, ambos do PSTU

Wanderson Rocha é o candidato a prefeito pelo PSTU e Andrea Carla, do mesmo partido, é sua vice.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]