A candidata Mirella Almeira (PSD) foi eleita prefeita de Olinda (PE) neste domingo (27), no segundo turno das eleições municipais de 2024. Ela recebeu 111.613 votos, o que equivale a 51,38% dos votos válidos. O vereador Vinícius Castelo (PT) ficou em segundo lugar, com o apoio de 105.616 eleitores, correspondendo a 48,62% dos votos válidos. Ela substituirá o prefeito Professor Lupércio (PSD) no cargo a partir de 1º de janeiro de 2025.
A vitória da social-democrata marca uma reviravolta em relação ao primeiro turno, no último dia 6 de outubro. Naquele domingo, Castello conquistou 80.422 votos, 38,75% dos votos válidos. Já Mirella obteve 62.289 votos, 30,02% dos votos válidos.
A eleição de Mirella também marca uma vitória da governadora Raquel Lyra (PSDB) sobre o prefeito do Recife (PSB) João Campos. O socialista apoiou a candidatura de Castello, chegando a participar de eventos em prol do candidato. A expectativa era que o desempenho eleitoral de João contribuísse para a vitória do vereador petista.
Além da chefe do Executivo estadual, Mirella contou com o apoio do Partido Progressista no estado, comandado pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP). Apesar de não ter o apoio oficial do PL, a candidata do PSD também contou com o voto da direita local em contraposição ao voto petista. Além de levar a prefeitura, a ligra de Mirella levou cinco das 17 cadeiras da Câmara Municipal de Olinda.
Os candidatos que disputaram a eleição de Olinda
Mirella Fernanda Bezerra de Almeida tem 30 anos e é filiada ao PSD, mesmo partido do atual prefeito de Olinda. Nasceu no Recife e não exerceu cargos públicos. O programa de governo dela foi dividido em sete eixos, que focam em governança e gestão pública, obras de infraestrutura, ações relacionadas ao meio ambiente, fomento à cultura, entre outras propostas. Seu candidato a vice é Chiquinho (PSD).
Ao longo dos dois mandatos do prefeito Lupércio, ela ocupou três secretarias: de Governo, de Planejamento e Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo.
Vinícius Nascimento dos Santos tem 29 anos e é filiado ao PT. Em 2020, foi eleito vereador em Olinda (PE) e, em 2022, se candidatou a deputado estadual de Pernambuco e foi suplente. Seu candidata a vice é Celso Muniz Filho (PC do B).
O programa de Vinícius é dividido em eixos que preveem ações nas áreas de infraestrutura sustentável, acolhimento e proteção social, pertencimento e orçamento participativo.
Após o resultado das eleições em Olinda, os desafios da nova gestão
O prefeito responsável por Olinda a partir de janeiro de 2025 terá que enfrentar as áreas de risco que circundam os morros. Segundo o Plano de Contingência para ações de Resposta a Desastre e Situações Emergenciais de 2023/2024, realizado pela prefeitura, 122 locais são considerados setores de risco de deslizamento.
Além disso, Olinda aparece entre em 99° lugar entre as 100 cidades mais violentas do país. De acordo com o Anuário da Segurança Pública 2024, o cidade possui uma taxa de 34 homicídios por 100 mil habitantes - sendo a sétima cidade mais violenta do estado.
Olinda ficou em 2395º lugar no ranking das melhores cidades para se viver no país, elaborado pela Gazeta do Povo. O levantamento inclui dez categorias diferentes, e utiliza um total de 21 indicadores, como Educação, Saúde e Segurança. Na avaliação geral, o município obteve a nota 5,83 no levantamento.
Conanda prepara norma que incentiva aborto em crianças vítimas de estupro
Quem pagará a aposentadoria dos superidosos brasileiros?
Sleeping Giants e instituto de Felipe Neto são beneficiados por dinheiro do governo americano
Defesa de Monark vai usar relatório da PF para pedir arquivamento de ação sobre 8/1
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião