Henrique do Paraíso, candidato do Republicanos, será o prefeito de Sumaré a partir de 1º de janeiro de 2025. Ele venceu Willian Souza (PT) no segundo turno das eleições municipais deste domingo (27).
O resultado final da eleição em Sumaré indicou a vitória Henrique do Paraíso com 72.003 votos, o que corresponde a 58,22% dos votos válidos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já Willian Souza alcançou 51.668 votos, 41,78% dos votos válidos.
O resultado das eleições em Sumaré confirmou a vantagem que Henrique do Paraíso já havia conquistado no primeiro turno (6 de outubro), quando o candidato do Republicanos obteve 44,41% dos votos válidos na cidade (57.171 votos), enquanto Willian Souza (PT) totalizou 31,5% da preferência do eleitor (40.550 votos).
Henrique do Paraíso contou com o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de deputados da base do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
O pleito no município ficou marcado pela polarização nacional. O candidato do Republicanos, Henrique do Paraíso, recebeu apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ). A campanha foi focada em “não deixar o PT entrar em Sumaré”.
Por outro lado, o candidato do PT, Willian Souza, contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de figuras importantes do partido, como os ministros Alexandre Padilha e Fernando Haddad. Souza endossou o slogan “tirar o bolsonarismo de Sumaré”.
Família Dalben fica de fora do segundo turno em Sumaré
A influente família Dalben lançou para prefeito em Sumaré Eder Dalben (Cidadania), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno da disputa, com 16,95% (21.819 votos válidos), número insuficiente para avançar ao segundo turno. Eder é tio do atual prefeito, Luiz Dalben (PSD), e cunhado do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania), ex-prefeito de Sumaré.
O candidato também recebeu apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que manteve boas relações com a família Dalben durante seu mandato como governador em São Paulo. No segundo turno, Alckmin e a família Dalben apoiaram Willian Souza (PT).
Prefeito e vice-prefeito ficaram em lados opostos na eleição
O prefeito Luiz Dalben lançou a candidatura do tio, Eder Dalben, enquanto o vice-prefeito, Henrique do Paraíso (Republicanos), concorreu por conta própria e avançou para o segundo turno mesmo sem o apoio do atual prefeito.
Após o fim do primeiro turno, havia possibilidade de reaproximação entre a família de Dalben e Paraíso, mas isso não se concretizou. Com isso Paraíso seguiu sem o apoio do atual prefeito, que preferiu ficar ao lado do candidato do PT, Willian Souza.
Após resultado das eleições em Sumaré, novo prefeito enfrentará desafios na saúde
Segundo levantamento exclusivo da Gazeta do Povo, Sumaré ocupa a 1.906ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros. A cidade tem nota 6,04, bem abaixo de São Caetano do Sul (SP), líder do ranking com nota 7,77.
O estudo avaliou itens como segurança, infraestrutura, saúde, educação, economia e emprego. A saúde é um dos pontos críticos, pois Sumaré não possui hospital municipal, apenas o hospital estadual, que enfrenta superlotação, forçando os moradores a buscar atendimento em Campinas, a 32 quilômetros de distância.
Com cerca de 290 mil habitantes, Sumaré possui três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A construção do hospital municipal foi anunciada em maio, mas ainda não tem previsão de entrega.
Henrique do Paraíso é vice-prefeito de Sumaré
Henrique do Paraíso, 38 anos, é filiado ao Republicanos e foi eleito o vereador mais jovem de Sumaré em 2012. Já foi eleito duas vezes vice-prefeito e ocupa o cargo no atual mandato.
Em 2018, Paraíso foi eleito deputado federal com mais de 54 mil votos, assumindo uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ele também é coordenador regional do Republicanos em 10 municípios da região metropolitana. Henrique é casado com Debora Mikaelle e tem uma filha.
Willian Souza é ex-presidente da Câmara dos Vereadores de Sumaré
Willian Souza, 37 anos, iniciou a carreira política em 2010, na Câmara Municipal. Filiado ao PT, foi presidente da Juventude Socialista do PDT no estado de São Paulo e também liderou movimentos por moradia.
Souza é vereador em Sumaré e presidiu o Legislativo municipal entre 2019 e 2022. Na eleição de 2020, foi o vereador mais votado, com 4.477 votos. Willian Souza é casado com Denise Souza e tem duas filhas.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião