O Psol tem como pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro o deputado federal Tarcísio Motta. A candidatura dele recebeu o apoio da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede). Os dois partidos estão federados e lançam juntos os candidatos para as eleições de 2024.
Natural de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, Motta, 49 anos, é um dos fundadores do Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Disputou a primeira eleição pela sigla em 2014 para o governo do Rio de Janeiro - terminou o pleito em terceiro lugar.
O primeiro cargo político que Tarcísio Motta desempenhou foi como vereador do Rio de Janeiro, eleito em 2016. No pleito municipal seguinte, 2020, foi reeleito como o candidato que recebeu maior número de votos, com 86.243.
Em 2018, novamente tentou disputar o governo do estado, mas ficou em terceiro lugar, com 10,72% dos votos. Nessa ocasião, o eleito foi Wilson Witzel (PSC). Já nas eleições de 2022, foi o sexto candidato a deputado federal eleito mais bem votado no Rio de Janeiro, superando 159,9 mil votos.
Motta é formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e cursou mestrado e doutorado pela mesma instituição. Foi professor na rede pública municipal da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e também atuou na rede estadual e privada.
Foi, ainda, diretor do Núcleo Duque de Caxias do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) e diretor estadual do sindicato. Tarcísio Motta é casado e tem três filhos.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Deixe sua opinião