A cidade do Rio de Janeiro terá transporte público gratuito para todos nos dias 6 e 27 de outubro, datas do primeiro e do segundo turno das eleições municipais. A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Transportes, publicou dois decretos no Diário Oficial do Município (DOM) regulamentando o serviço: o primeiro, do dia 4 de setembro, estabelecia que ônibus, VLT e BRT não seriam cobrados; e o segundo, publicado no dia 27, incluiu as vans.
Os decretos também determinam que as empresas devem manter 100% da frota funcionando, pois a demanda será alta, e que a gratuidade será das 6 às 20 horas.
A regra vale para as vans regulamentadas na cidade, incluindo o Serviço de Transporte Urbano Local (STPL) e o Serviço de Transporte de Passageiros Complementar Comunitário (STPC). O texto legal estabelece que os operadores das vans irão receber uma diária de R$ 1.030 da Prefeitura, desde que comprovem, por meio de sistema de GPS ou por fotos, a prestação do serviço.
Votação no domingo
A votação no primeiro turno ocorre neste domingo (6), das 8h às 17h (horário de Brasília). Dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, 103 localidades poderão escolher o prefeito em uma segunda etapa do pleito, prevista para o dia 27 do mesmo mês.
Isso porque a Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determinam que cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ir ao 2º turno caso nenhum candidato tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.
Conanda prepara norma que incentiva aborto em crianças vítimas de estupro
Quem pagará a aposentadoria dos superidosos brasileiros?
Sleeping Giants e instituto de Felipe Neto são beneficiados por dinheiro do governo americano
Defesa de Monark vai usar relatório da PF para pedir arquivamento de ação sobre 8/1
Deixe sua opinião