Bruno Reis (União Brasil) foi reeleito prefeito de Salvador (BA) no primeiro turno, com apoio do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil). A apuração dos votos, concluída às 21h10, indicou Reis com 78,68% (1.045.297 votos), conforme resultado das eleições em Salvador apurado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em segundo lugar, ficou o candidato Kleber Rosa (PSOL) com 10,42% (138.503 votos), quase empatado com Geraldo Júnior que teve 10,33% (137.520 votos). Na sequência, aparecem Eslane Paixão (UP), com 0,41% (5.509 votos); Giovani Damico (PCB), com 0,11% (1.363 votos); e Victor Marinho (PSTU), com 0,04% (509 votos).
Reis derrotou o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), que contou com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além do União Brasil, a coligação de Reis reuniu 12 partidos: PDT, PP, Republicanos, PSDB, Cidadania, PL, DC, PRD, Novo, PMB, PRTB e PMN. Ana Paula Matos (PDT) permaneceu como vice na chapa.
Campanha de Reis contou o apoio de ACM Neto
Durante toda a campanha, Bruno Reis contou com o apoio do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. O ex-prefeito de Salvador e ex-deputado federal participou ativamente das ações de campanha, pedindo votos nas ruas.
A disputa destacou a rivalidade entre a máquina municipal e a estadual, com Reis como prefeito em exercício e Geraldo Júnior como vice-governador. As campanhas foram intensas, com muitos comícios e carreatas na capital baiana.
Lula apoiou Geraldo Júnior após um acordo entre MDB e PT na cidade. Diferente de outros candidatos, Júnior fez questão de associar sua imagem a Lula, especialmente nas redes sociais, estratégia que não foi suficiente para o resultado nas urnas das eleições em São Luís.
Quem é Bruno Reis, prefeito reeleito em Salvador
Bruno Soares Reis, de 47 anos, filiado ao União Brasil desde 2022, já passou por seis partidos. Foi deputado estadual por dois mandatos e vice-prefeito de Salvador na gestão de ACM Neto (União Brasil). Em 2020, foi eleito prefeito da capital baiana pelo Democratas, tendo vencido em primeiro turno com mais de 40% de vantagem sobre o segundo colocado.
Em 2020, Ana Paula Matos (PDT) foi sua vice e, neste ano, a parceria se repetiu, resultando em nova vitória no primeiro turno. Reis é casado e tem quatro filhos.
Bom resultado nas eleições de Salvador não elimina problemas da atual gestão
Segundo levantamento exclusivo da Gazeta do Povo, Salvador é uma das capitais com os piores indicadores de qualidade de vida, ocupando a 24ª posição entre as 27 capitais brasileiras. O estudo considerou fatores como segurança, infraestrutura, saúde, educação, economia e emprego.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Salvador tem a segunda maior taxa de homicídios entre as capitais, com 66 mortes por 100 mil habitantes, atrás apenas de Macapá. Em comparação, o Rio de Janeiro registra 21,2 homicídios por 100 mil habitantes, três vezes menos que Salvador.
Os principais problemas de Salvador incluem a insegurança, deficiências no sistema de saúde e altas taxas de desemprego.
Além disso, Salvador enfrenta altos índices de desemprego e pobreza extrema. A cidade tem 11,15% da população vivendo com menos de US$ 1,90 por dia (R$ 11,45). Em contraste, Florianópolis (SC), que possui a menor taxa, tem apenas 1,1% dos habitantes nessa faixa de renda.
Pesquisas indicavam reeleição de Bruno Reis no primeiro turno
O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa para a prefeitura de Salvador, pela qual Reis tinha 72,2% das intenções de votos válidos na pesquisa estimulada.
Outro levantamento, do instituto Paraná Pesquisas, então divulgado na última terça-feira (1º), mostrava o cenário eleitoral para a prefeitura de Salvador (BA) nas eleições municipais de 2024. Na pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, o prefeito Bruno Reis liderava com 74%, indicando que o resultado das eleições em Salvador seria a vitória do atual prefeito.
Metodologia das pesquisas citadas:
- 1.209 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 24 de setembro e 29 de outubro de 2024. A pesquisa em Salvador foi contratada pela Empresa Editora A Tarde Ltda/A Tarde. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº BA-01970/2024.
- 800 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 27 e 30 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela S2R Comunicação Ltda/Bahia Notícias. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais. Registro no TSE nº BA-00014/2024.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Deixe sua opinião