A suspensão da rede social X no Brasil entrou na pauta dos institutos de pesquisas durante a campanha das eleições 2024. Segundo a pesquisa Datafolha, publicada pela Folha de São Paulo, 48% dos eleitores paulistanos são favoráveis ao bloqueio imposto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes contra a empresa de Elon Musk. No entanto, 43% são contra a medida, que é considerada como censura por parte da sociedade brasileira.
A margem de erro da pesquisa* é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa empate técnico no questionamento sobre o bloqueio da rede social. Outros 5% não opinaram se concordam ou não com a suspensão do X e 4% afirmaram que não tinham conhecimento sobre o assunto.
A pesquisa Datafolha integra o levantamento do instituto que mediu a intenção de votos na corrida pela prefeitura de São Paulo, divulgado na última quinta-feira (12).
O Datafolha apresentou os dados segmentados entre os eleitores de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que possuem posição antagônica sobre a suspensão no X. Para 70% dos eleitores petistas apoiam o bloqueio da rede social, enquanto 73% dos eleitores de Jair Bolsonaro se posicionam contra a medida do ministro do STF.
Pesquisa Datafolha: posição de eleitores de São Paulo sobre suspensão do X
- Concorda: 48%
- Discorda: 43%
- Não concorda e nem discorda: 5%
- Não sabem: 4%
Entre os eleitores do candidato Guilherme Boulos (Psol), o apoio ao ministro do STF é de 77%. O eleitorado de Tabata Amaral (PSB) também é a favor da suspensão, sendo que 66% responderam que concordam com Moraes. A discordância é maior entre os apoiadores de Pablo Marçal (PRTB): 80% se opõem ao bloqueio do X.
A opinião do eleitor paulistano fica mais evidente no questionamento sobre a multa de R$ 50 mil estipulada por Moraes pelo uso da VPN, ferramenta que permite o acesso como se o usuário estivesse fora do Brasil. A maioria dos entrevistados, 56% dos participantes do levantamento, discordam da medida arbitrária do ministro. Do outro lado, 36% concordam com a multa a quem driblar o bloqueio da rede social de Elon Musk. Não sabem ou preferem não opinar somam 8%.
Posição dos eleitores de São Paulo sobre a multa imposta pela uso da VPN
- Discorda: 56%
- Concorda: 36%
- Não concorda e nem discorda: 4%
- Não sabem: 4%
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
Metodologia: 1.204 entrevistados pela Datafolha entre os dias 10 e 12 de setembro de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela Folha de S. Paulo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-07978/2024.
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