O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na terça-feira (22) o envio de apoio da Força Federal para as cidades de Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Caucaia (CE) para a garantia da segurança e da ordem pública no segundo turno das eleições municipais de 2024 — a votação acontece no próximo domingo (27). A decisão sobre as tropas federais foi tomada por unanimidade na sessão administrativa do TSE.
Em Manaus, a disputa do segundo turno está entre Capitão Alberto Neto (PL) e David Almeida (Avante). Já André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) tentam a prefeitura de Fortaleza. Em Caucaia, disputam Naumi Amorim (PSD) e Waldemir Catanho (PT).
A atuação das tropas federais havia sido aprovada pelos tribunais regionais eleitorais do Amazonas e do Ceará, bem como dos governos estaduais, que pediram reforço de segurança para o período. No primeiro turno, o TSE enviou a Força Federal para 12 estados brasileiros.
A presença de tropas federais é requisitada quando um município comunica ao tribunal regional eleitoral que a força policial local não é considerada suficiente para garantir a segurança e a normalidade da eleição. Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações das Forças Armadas.
O que explica o rombo histórico das estatais no governo Lula
Governo Lula corre para tentar aprovar mercado de carbono antes da COP-29
Sleeping Giants e Felipe Neto beneficiados por dinheiro americano; assista ao Sem Rodeios
Flávio Dino manda retirar livros jurídicos de circulação por conteúdo homofóbico
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião