A desenvoltura e simpatia dos jogadores da seleção alemã durante a Copa do Mundo no Brasil têm surpreendido milhares de torcedores. Porém, ao menos um brasileiro não está espantado com os episódios como do goleiro Manuel Neuer e o meia Bastian Schweinsteiger cantando o hino do Bahia ou quando alguns atletas alemães jogaram bola com alunos de uma escola municipal próxima da praia de Santa Cruz Cabrália, no Sul do estado baiano, onde estão concentrados.
Mauro Lúcio Silva, 46 anos, conhecido como Tibúrcio (foto) ou Tiba, é o professor "oficial" de samba da delegação considerada uma das mais simpáticas do Mundial até agora. "Eles queriam aprender para, quando chegassem ao Brasil, não fazerem feio", disse, em entrevista à Gazeta do Povo.
Carioca, mas morador de Curitiba há 18 anos, Tiba desembarcou na Alemanha em 2011 a convite do londrinense Rafinha, lateral-direito do Bayern de Munique. Na ocasião, se aproximou de vários atletas, como do centroavante Mário Gomez, que na época atuava no Bayern e hoje veste a camisa da Fiorentina, da Itália Gomez não foi convocado para o torneio.
"Comecei a fazer amizade com alguns jogadores, que são a base da seleção alemã", contou. Mas as aulas do gingado do carioca ultrapassam a nacionalidade germânica. O meia holandês Arjen Robben também figura na "lista de alunos".
A proximidade com os jogadores alemães já o levou até Santa Cruz Cabrália, onde ensinou os alemães a dançarem "lepo-lepo". A relação de amizade, no entanto, já o perturba um pouco em virtude do jogo de amanhã. "Torço pelos meus amigos, mas primeiro lugar é a seleção do Brasil", brincou.
Apesar de ter ido a todos os jogos da seleção dos "pupilos dos samba" na primeira fase, Tiba não irá a semifinal entre Brasil e Alemanha.
O professor de samba também é animador de auditório do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. Chegou ao cargo indicado pelo sambista Zeca Pagodinho. O cantor descobriu Tibúrcio em frente a uma casa de show no Rio de Janeiro. Atualmente, é o responsável por conduzir as caravanas de fãs do Faustão da capital paranaense até a Cidade Maravilhosa para participar das gravações do programa. "Continuo lá", afirma Tibúrcio, com orgulhoso.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
Israel acusa Hamas de recuar no acordo de trégua e adia votação do governo
Deixe sua opinião