• Carregando...

Engenheiros e arquitetos de várias partes do Brasil se reuniram nesta quinta-feira em Curitiba para o seminário "Interinfra – Construção Sustentável". O encontro contou com a participação de 150 profissionais da área e todos foram unânimes em demonstrar preocupação quanto à qualidade das obras de infraestrutura para a Copa de 2014. A palestra do engenheiro sul-africano Rob White foi a mais concorrida e trouxe algumas revelações sobre o andamento do projeto do seu país para a Copa de 2010.

"Lá estamos super atrasados para a Copa das Confederações (que acontece em junho deste ano). Posso dizer que a África do Sul só acordou de fato para a Copa do Mundo há cerca de um ano e meio, e desde então as cidades se transformaram em canteiros de obras, com empresas de várias partes do mundo. Acredito que servimos de lição para o Brasil. Se não houver planejamento, vocês podem passar por problemas parecidos", disse White.

A qualidade dos materiais para um evento de grande porte como a Copa de 2014 também apareceu como parte da preocupação dos profissionais. "Vejam que alguns dos estádios de Pequim foram construídos há menos de dois, três anos, e existem peças e pontos que estão enferrujando. É um sintoma da falta de manutenção, e aqui no Brasil isto pode provocar situações de muito risco para a população", completou o engenheiro sul-africano.

Rob White também apresentou um panorama de como estão as construções na África do Sul, e revelou que os profissionais brasileiros precisam estar preparados para a presença de companhia do exterior no fornecimento de materiais e de conhecimento para que todas as obras necessárias saiam do papel. Ao final, o engenheiro deixou escapar uma ponta de "resignação" pela Copa de 2010 estar sendo engolida pela expectativa do Mundial no Brasil.

"A divulgação da Copa de 2014 está muito grande na África, então estamos sendo parcialmente ofuscados. Aqui é o país do futebol, então a expectativa está gerando muita atenção de todos", comentou. O seminário contou também com a palestra do arquiteto Paulo Paranhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]