Toyota Corolla Cross no Largo da Ordem, em Curitiba
Toyota Corolla Cross no Largo da Ordem, em Curitiba| Foto: Rodolfo Buhrer

Pioneira na tecnologia de carros híbridos pelo mundo, a Toyota vem fazendo história no mercado brasileiro. O lançamento recente do Corolla Cross consolida o domínio da marca japonesa nas vendas de veículos que combinam o motor convencional ao elétrico.

O SUV médio-compacto divide o showroom com Corolla Hybrid e RAV4 Hybrid, assumindo de vez o protagonismo desse movimento e carimbando que o automóvel híbrido não é o futuro, mas sim o presente nas ruas do país.

Essa referência da Toyota é ainda mais valorizada por ser a única a oferecer um propulsor híbrido flex, que também pode ser abastecido com gasolina e etanol.

Corolla Cross é mais um carro híbrido no showroom da Toyota no Brasil
Corolla Cross é mais uma carro híbrido no showroom da Toyota no Brasil.| Rodolfo Buhrer

Toyota domina 80% do mercado híbrido no Brasil

O pontapé da Toyota no Brasil com a tecnologia começou em 2013, com o Prius. Até março de 2021, a fabricante já havia emplacado cerca de 28 mil carros híbridos. É um número muito expressivo, uma vez que no mesmo período foram vendidos no país 47 mil carros entre híbridos e elétricos, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Ou seja, a Toyota abocanhou quase 60% desse mercado nos últimos 8 anos.

Só em 2020 a marca japonesa foi responsável por mais de 80 % dos veículos vendidos no segmento de “veículos verdes”, como é conhecido.

“A Toyota realmente largou na frente com a opção híbrida, afinal há anos possui o Prius, que já nasceu híbrido, e com garantia comprovada da tecnologia”, salienta Moacir Cossia, diretor-presidente do Grupo Sulpar, com lojas em Curitiba e Paranaguá, no Paraná.

O RAV4 é um dos carros híbridos no showroom da Toyota no Brasil.
O RAV4 é vendido no Brasil somente com motorização híbrida.| Rodolfo Buhrer

O executivo ressalta que há uma movimentação mundial muito forte na eletrificação da motorização dos automóveis. E, o Brasil começa a fazer parte desse processo.

“Para a Toyota, o mercado brasileiro de híbridos já é uma realidade, com quatro modelos. O Corolla e o RAV4 híbridos estão indo muito bem nas vendas. Na Sulpar, às vezes, tem até fila de espera. E o Cross seguirá o mesmo caminho, dada a intensa procura pelo modelo com motor 1.8 híbrido flex”, destaca.

Vale ressaltar que a importação do Prius do Japão está paralisada desde o ano passado devido à disparada do dólar e o sucesso do Corolla híbrido, feito em Indaiatuba (SP).

Toyota Corolla híbrido test drive Sulpar
Toyota Corolla Hybrid de test drive da concessionária Sulpar.| Rodolfo Buhrer

Corolla e RAV4 dominam ranking de híbridos

Os números nacionais confirmam o otimismo do diretor do grupo paranaense. Das dez versões de carros eletrificados mais comercializadas no Brasil em 2020, as seis primeiras ostentam o logotipo Toyota, conforme dados da ABVE.

O Corolla Hybrid é o campeão da lista, seguido logo pelo RAV4, que só está disponível na motorização híbrida. Em breve o Cross deve ocupar esse pódio, com previsão de fechar o ano no lugar mais alto.

Com o sucesso do Prius, a Toyota percebeu que era hora de investir pesado no segmento eletrificado. Hoje, o Corolla Hybrid responde por 30% da produção e das vendas do sedã. Já para o Cross, essa proporção híbrida sobe para 40%.

Corolla Cross exposto no TCE-PR
Corolla Cross Hybrid é uma opção para quem busca economia de consumo entre os SUVs.| Rodolfo Buhrer

“A produção local consolida a motorização híbrida em solo brasileiro e a tendência a partir de agora é que este propulsor ganhe espaço nos próximos lançamentos da marca e na participação nos atuais modelos”, salienta Moacir.

O executivo enfatiza que essa possibilidade de o consumidor poder escolher entre a tecnologia que mais lhe agrada é o diferencial da Toyota.

“Ao invés de querer criar uma demanda, as marcas devem sempre estar atentos às novas tecnologias, mas sempre respeitando a velocidade dos consumidores em querer ou não migrar para novas experiências”, observa.

Híbridos da Toyota não precisam de tomada

Interior do Corolla Cross Hybrid
Interior do Corolla Cross Hybrid, que traz painel digital e multimídia flutuante.| Rodolfo Buhrer

O diretor da Sulpar revela que a concessionária teve bastante dificuldade no início para divulgar a tecnologia usada pela Toyota, pois havia confusão sobre a forma de carregamento da bateria elétrica. Além disso, o Prius era um carro importado e desconhecido no mercado nacional.

De acordo com Moacir, a importação do novo RAV híbrido, modelo já bastante familiar do brasileiro, e da fabricação nacional da versão híbrida do Corolla sedã, a procura e a curiosidade pelo novo conceito deu um salto.

“Agora, com o Corolla Cross, temos tido uma procura cada vez maior, já com relatos positivos de clientes que adquiriram as versões híbridas”, afirma.

Os veículos híbridos da Toyota não são plug-in, ou seja, não há a necessidade da recarga das baterias em tomadas. O sistema é regenerativo e alimentado pela energia produzida durante as frenagens e desacelerações, e que também é fornecida pelo motor a combustão.

Isso desonera gasto com eletricidade doméstica e o uso de recarregadores portáteis ou instalação de estação de recarga residencial.

Toyota RAV4 no showroom da concessionária Sulpar
Toyota RAV4 no showroom da concessionária Sulpar, em Curitiba.| Rodolfo Buhrer

“Explicamos para os clientes que o veículo se autocarrega por meio do próprio motor a combustão. Já o sistema de freios regenerativos faz com que a energia dissipada alimente as baterias. Há ainda o aproveitamento da energia gerada pela desaceleração do carro ao tirar o pé do acelerador.”

Luís Carlos Júnior, gerente de Pós-Venda da Toyota Sulpar

Manutenção do híbrido é similar ao convencional

Há ainda outros fatores que motivam o cliente a buscar cada vez mais a configuração que mescla o motor a gasolina e etanol com o elétrico.

O fato de ter modelo “quase” exclusivo, mais adequado com as questões ambientais e enorme economia de combustível. Corolla e Cross híbridos passam fácil dos 17km/l na cidade, com o motor 1.8 híbrido flex, de 123 cavalos de potência combinada, conectado ao câmbio automático do tipo CVT.

Corolla Hybrid, carro híbrido mais vendido no Brasil
Corolla Hybrid, o carro híbrido mais vendido no Brasil.| Rodolfo Buhrer

E também por entregar mais conforto na condução mais silenciosa – no modelo elétrico, o nível de ruído que entra na cabine é praticamente zero.

Em relação ao plano de manutenção, o custo da revisão é similar ao do modelo flex. O único componente que se destoa entre as motorizações é o filtro de ar da bateria híbrida.

“Os demais componentes são exatamente iguais aos do veículo com propulsor convencional. Isso é outro diferencial pelo histórico de valores baixos de manutenção dos veículos Toyota”, frisa Luís Carlos Júnior, gerente de Pós-Venda da Toyota Sulpar.

Outro motivo que explicam a força da Toyota no país entre os eletrificados é o fato de o Corolla sedã ser o híbrido mais acessível hoje no mercado – parte de R$ 149 mil. Já o Corolla Cross Hybrid começa em R$ 173 mil, enquanto o RAV Hybrid, em R$ 246 mil.

Toyota Corolla Cross no Largo da Ordem, em Curitiba
Toyota Corolla Cross no Largo da Ordem, em Curitiba.| Rodolfo Buhrer

Além disso, a garantia para a propulsão elétrico é de oito anos, o que gera mais confiança no produto, aliado aos cinco anos de garantia de fábrica dos modelos Toyota produzidos a partir de 2020.

“Curitiba é conhecida como a capital ecológica do país e a nossa população tem total ciência da importância da preservação do meio ambiente. A Sulpar detém certificação ambiental. Isso casa perfeitamente à oferta de veículos híbridos com a proposta da cidade e da sua população com a da Sulpar”, finaliza Moacir Cossia.

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