O lançamento do inédito Corolla Cross está em contagem regressiva no Brasil e promete ser um dos modelos mais procurados do mercado. Com a estreia oficial prevista para 11 de março, o SUV compacto-médio ainda não teve a pré-venda aberta - começa no dia 15 de março -, mas já é possível efetuar o pedido de reserva na concessionária.
A Toyota Sulpar, em Curitiba, por exemplo, é um bom termômetro de como o carro tem despertando o interesse, meses antes até de chegar à loja. A tradicional revenda, que possui um dos showrooms mais movimentados do país, viu crescer o número de clientes dispostos a ter o Corolla Cross na garagem logo após o lançamento.
“Desde o fim do ano passado temos tido uma procura pelo novo SUV da Toyota e já estamos tirando pedidos”, destaca Moacir Cossia, diretor-presidente do Grupo Sulpar, que também possui a operação da Kia Motors na capital paranaense.
Para garantir um lugar privilegiado na fila, basta efetuar um sinal de R$ 5 mil, que é um padrão de comercialização na Sulpar. O pagamento pode ser via cartão de crédito na própria concessionária ou transferência online (TED ou PIX).
As vendas nas lojas começam entre fim de março e início de abril. Na pré-venda, será ofertado um lote de 1.200 unidades de uma série especial de lançamento.
Projeção de vendas similar ao do Corolla
Cossia está confiante no sucesso do Corolla Cross, especialmente por ser o primeiro SUV da Toyota fabricado no Brasil – em Sorocaba (SP).
Atualmente, os utilitários esportivos respondem por 25% de total de veículos comercializados no país. Ou seja, de cada quatro carros vendidos, um é SUV, o que faz da categoria a segunda maior do mercado, atrás apenas a do hatch compacto.
A projeção, segundo executivo, é alcançar um volume das vendas similar ao do Corolla, há anos líder de emplacamentos entre os sedãs.
“A tecnologia híbrida será um grande diferencial, em função da enorme economia de combustível e ainda mais com o preço do combustível nesses patamares atuais. Em Curitiba, o Corolla Hybrid faz muito sucesso”, salienta.
O diretor aponta alguns detalhes importantes do Corolla Cross comparados à concorrência – leia-se Jeep Compass na versão flex. É o caso da própria motorização híbrida flex, a boa capacidade do porta-malas (440 litros, contra 410 l do rival) e o bom consumo de combustível, uma das principais exigências do cliente de SUV, conforme apurou a Toyota.
“Ainda há o atrativo do design atualizado, baixo valor de manutenção, bom valor e boa liquidez na revenda, comuns nos modelos Toyota, cinco anos de garantia, entre outros”, lista Moacir.
Semana cheia com test drive
No período de lançamento, a concessionária Toyota Sulpar já programou uma semana inteira de test drive. E se você quiser garantir a sua vaga é melhor se apressar, pois a ação se dará por agendamento antecipado (mais detalhes no site www.toyotasulpar.com.br)
Como é de praxe em lançamentos, principalmente de modelos inéditos, é esperado uma tabela promocional de preços para os primeiros meses de comercialização. Depois, conforme a demanda, os valores vão sendo reajustados.
“Isso faz com que valha muito a pena comprar logo no lançamento, pois, por incrível que pareça, acaba sendo um investimento. Mais recentemente acabamos de constatar isso no lançamento da última geração da RAV, do Corolla, da Hilux e da SW4”, ressalta Fabio Calligari, diretor de Operações do Grupo Sulpar.
De acordo com ele, haverá condições especiais na troca de usados de qualquer marca ao adquirir o Corolla Cross. O executivo diz ainda que acredita numa migração forte de clientes de outras marcas em função de a Toyota não ter um SUV desse porte até o momento.
“Devemos ter algumas trocas de veículos da marca pelo Cross, porém o maior potencial e demanda virão de pessoas de outras marcas. Às vezes até de famílias ou casais que alguém da família já é cliente Toyota, já conhece e confia na marca, mas pela falta da SUV, a esposa ou os filhos ainda não entraram na marca”, observa.
Toyota Corolla Cross: versões e motores
O Toyota Corolla Cross compartilha a mesma plataforma modular TNGA-C do sedã do qual empresta o nome. E apesar de a marca ainda não ter divulgado oficialmente, versões, motores e boa parte dos itens de série já são conhecidos.
O trem de força repete o do Corolla. Há a opção do motor 2.0 flex, de 177/ 169 cv e 21,4 kgfm de torque (etanol/ gasolina), com injeção variável entre direta e indireta, conectado a um câmbio CVT com dez marchas simuladas.
E também a do 1.8 híbrido flex, que rende 123 cv com as motorizações a combustão e elétrica combinadas – o torque não foi especificado pela Toyota. No propulsor convencional, as potências são 101/ 98 cv e o torque de 14,5 kgfm de torque. A transmissão é a CVT.
O utilitário terá quase o mesmo peso sedã (1.400 kg), o que significa performance e consumo semelhantes.
Quanto às versões, devemos ter novidades em relação à nomenclatura do Corolla. A de entrada GLi do três volumes, por exemplo, vem sendo chamada internamento de XR no caso do Cross, enquanto a intermediária XEi foi denominada de XRE, a Altis, de XRV, e a Altis Premium, de XRX.
Outra diferença entre os irmãos pode estar nas configurações mais caras do SUV, que deve adotar somente a motorização híbrida, diferentemente do sedã.
Principais itens de série
O Corolla Cross vai se posicionar numa faixa de preço semelhante ao do Compass flex. Ou seja, algo a partir de R$ 130 mil.
Na lista dos principais equipamentos, há muita semelhança com a do Corolla:
Corolla Cross XR (GLi)
Comum aos dois modelos nesta versão:
- direção elétrica progressiva;
- sete airbags;
- controles de estabilidade e tração com assistente de rampas;
- faróis com acendimento automático;
- difusores de ar para o banco traseiro, com regulagem de fluxo;
- luzes diurnas em led;
- retrovisores elétricos rebatíveis;
- câmera de ré;
- central multimídia de 8” com projeção de celulares via Apple CarPlay Android Auto.
- entradas USB para os passageiros detrás.
Somente no SUV:
- ar-condicionado digital;
- faróis de neblina em led;
- sensores traseiros de estacionamento;
- rodas de liga leve aro 17.
Corolla Cross XRE (XEi)
Comum aos dois modelos nesta versão:
- chave presencial;
- partida do motor por botão;
- revestimento em couro sintético nos bancos;
- retrovisor antiofuscante;
- paddle shift atrás do volante;
- controle de cruzeiro.
Somente no SUV:
- faróis full led
Corolla Cross XRV (Altis)
Comum aos dois modelos nesta versão:
Agrega pacote de segurança ativa TSS (Toyota Safety System)
- controle de cruzeiro adaptativo;
- frenagem autônoma anticolisão, agora com identificação de pedestres, ciclistas e motociclistas;
- assistente de manutenção em faixa, agora conjugado com sistema de permanência de faixa.
- farol alto automático.
Somente no SUV:
- sensores dianteiros de estacionamento
- assistente de ponto cego nos retrovisores externos;
- alerta de tráfego traseiro cruzado durante a ré.
Corolla Cross XRX (Altis Premium)
Comum aos dois modelos nesta versão:
- quadro de instrumentos com tela digital de 7”;
- revestimento interno em couro marrom ou bege;
- limpador de para-brisa automático;
- ar digital de duas zonas;
- banco do motorista com regulagem elétrica;
- teto solar elétrico.
Somente no SUV:
- carregador de celular por indução.
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