Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apresentado por:Imagem do anunciante
Made in Paraná

Do alicerce ao futuro: Grupo A.Yoshii completa 60 anos

O grupo opera com três marcas distintas. A A.Yoshii Incorporação atua no segmento de alto padrão, A Yticon foca no segmento médio e standard e A.Yoshii Urbanismo, dedicada a condomínios horizontais de alto padrão. (Foto: R.R.RUFINO)

Ouça este conteúdo

Com mais de 6 milhões de m² construídos, o Grupo diversificou sua atuação ao longo dos anos e projeta receita de R$ 2 bilhões para 2025

Criado em Apucarana, no Paraná, em 1965, o Grupo A.Yoshii iniciou sua trajetória na construção civil como uma construtora. Seis décadas depois, consolida-se como referência nacional, com um portfólio que vai de empreendimentos de alto padrão a complexos industriais, somando mais de 6 milhões de metros quadrados construídos no Paraná e em outros onze estados.

A empresa nasceu com foco na construção civil e mantém até hoje o que chama de "DNA de construção", diferenciando-se por ser um grupo de engenharia com expertise consolidada no setor. Hoje, sua trajetória é marcada por mais de 150 lançamentos imobiliários e projetos corporativos emblemáticos, como um dos edifícios da Faculdade de Direito da PUC Curitiba.

Diversificação estratégica

O que começou com foco na construção civil foi se expandindo e diversificando. Atualmente, o grupo se estrutura em múltiplas verticais de negócios. Uma dessas verticais - e a mais antiga - é a General Construction, voltada para obras corporativas em plantas industriais dos mais variados segmentos. Entre os clientes estão grandes players do setor de celulose e papel como Klabin, CMPC, Suzano e Fibria, além de empresas do ramo alimentício como Kraft Heinz e hospitalar, como o novo Hospital Unimed Londrina.

A capacidade de atuar em segmentos tão distintos é resultado de uma competência fundamental desenvolvida ao longo das décadas. Segundo Leonardo Yoshii, CEO da A.Yoshii Engenharia, essa expertise vem principalmente da gestão e planejamento de projetos.

"São projetos bastante intensos, tanto em volume como em prazo e escopo. Além da gestão de projetos, buscamos também as melhores parcerias para cada tipo de indústria e segmento, reunindo profissionais especializados conforme a demanda específica de cada obra", explica Leonardo.

Para o mercado residencial, o grupo opera com três marcas distintas. A A.Yoshii Incorporação atua no segmento de alto padrão, luxo e superluxo, com 12 lançamentos já realizados em Curitiba. A Yticon foca no segmento médio e standard, enquanto a mais recente A.Yoshii Urbanismo, fundada em 2023, dedica-se a condomínios horizontais de alto padrão.

Compromisso social

Em 2006, o Grupo institucionalizou suas iniciativas sociais com a criação do Instituto A.Yoshii, organizando projetos que a família fundadora já desenvolvia. O instituto segue diretrizes dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, atuando em educação, cidadania e meio ambiente.

Entre os projetos destacam-se o "Criando Arte", que trabalha com ressignificação de materiais reciclados de canteiros de obra, e o "Projeto Click", voltado à inserção digital de trabalhadores da construção civil com baixa escolaridade.

"Esses projetos têm caráter multiplicador. Ao criar iniciativas dessa natureza, geramos um potencial transformador para a sociedade, promovendo a geração de empregos, o fomento ao empreendedorismo e o surgimento de novas empresas, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico local. O Instituto desenvolve projetos em todas as cidades onde o grupo atua, como forma também de retribuir às comunidades que nos acolhem", complementa o CEO.

Como marco dos 60 anos, a família Yoshii fez uma doação significativa à Universidade Estadual de Londrina (UEL): O Centro de Inovação Tecnológica com mais de 2 mil metros quadrados de área coberta. A iniciativa, que contou com apoio do Governo Estadual, evoluiu para o que futuramente será um Parque Tecnológico, ampliando o impacto do projeto.

Perspectivas futuras

Com um histórico de crescimento consistente e diversificação estratégica, o Grupo A.Yoshii mantém o foco na expansão. A empresa estuda novos lançamentos em diferentes praças de atuação e tem diversos projetos em seu pipeline de desenvolvimento. A ambiciosa meta de atingir receita líquida superior a R$ 2 bilhões em 2025 reflete a confiança da companhia em sua capacidade de crescimento e a solidez conquistada ao longo de seis décadas no mercado.

O Grupo A.Yoshii é membro do LIDE Paraná que periodicamente aborda nesta coluna cases de empresas e empreendedores paranaenses que se destacam no Brasil e no mundo, levando a vanguarda do nosso estado para os mais diferentes segmentos de atuação.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.