
Ouça este conteúdo
O projeto, além de oferecer conforto para pessoas em situação de vulnerabilidade, também reduz resíduos têxteis
O que seria descartado foi transformado em acolhimento. O Grupo KWM encontrou uma maneira criativa e solidária de dar uma nova vida a uniformes usados: convertê-los em cobertores que são doados para pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa une responsabilidade social e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir o volume de resíduos têxteis gerados.
A ideia partiu da preocupação com o descarte de materiais vindos de uma das indústrias mais poluentes do mundo: a têxtil. Sabendo do impacto ambiental causado por esse setor, especialmente pela alta geração de resíduos e consumo de recursos naturais, o grupo buscou uma solução que unisse consciência ambiental e impacto social positivo. O resultado é um projeto que aquece pessoas e também o debate sobre práticas empresariais mais sustentáveis.
Junto a empresas parceiras que compartilham da mesma preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade social, o grupo criou o projeto ReVeste KWM. A iniciativa transforma uniformes usados, que já não teriam mais utilidade, em cobertores que são doados para quem mais precisa. Além de levar conforto e dignidade a pessoas em situação de vulnerabilidade, o projeto também fortalece a lógica da economia circular, ao reaproveitar materiais e reduzir o desperdício, enquanto ajuda a combater o frio.
“O projeto não é caro, não demanda burocracia, e traz uma visibilidade única para a empresa. Ao final, a KWM dobra as doações, ampliando o impacto social e beneficiando quem mais precisa. A própria participação na ação social faz com que as pessoas aprendam que aquilo que elas estão destinando realmente tem um valor e, se for bem segregado e operado, pode virar um produto para outras pessoas”, explica o engenheiro ambiental Leon Miecoanski, da KWM.
O processo começa com a entrega de caixas identificadas às empresas parceiras, onde os uniformes são armazenados. Após o preenchimento, a KWM realiza a coleta e leva os materiais para descaracterização, removendo qualquer identificação visual. Em seguida, os tecidos são reciclados e convertidos em cobertores.
Logo após o lançamento, o ReVeste KWM despertou o interesse de grandes empresas. Duas multinacionais aderiram à iniciativa, sendo que uma delas solicitou um projeto personalizado, com a criação de brindes exclusivos a partir da reciclagem dos próprios uniformes. Além disso, diversas outras companhias, de diferentes regiões do Brasil, também demonstraram interesse em participar da ação.
Ao transformar descarte em utilidade e necessidade em solidariedade, o projeto reforça o papel das empresas na construção de soluções mais humanas e sustentáveis.
O Grupo KWM é membro do LIDE Paraná que periodicamente aborda nesta coluna cases de empresas e empreendedores paranaenses que se destacam no Brasil e no mundo, levando a vanguarda do nosso estado para os mais diferentes segmentos de atuação.
