Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apresentado por:Imagem do anunciante
Made in Paraná

Pequeno Cotolengo celebra 60 anos transformando vidas com saúde, educação e assistência social

O Pequeno Cotolengo se transformou em um Complexo de Saúde, ampliando serviços e consolidando-se como referência no atendimento e inclusão. (Foto: divulgação)

Ouça este conteúdo

Assistência Social, Saúde e Educação são os pilares do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, uma organização reconhecida como a melhor ONG do Paraná e uma das 100 melhores do Brasil.

Com a missão de “cuidar das pessoas e transformar vidas”, a organização atua de forma comprometida para garantir assistência de qualidade a quem mais precisa. Desde sua fundação em Curitiba, em 1965, o Pequeno Cotolengo tem sido guiado pelos ensinamentos de São Luis Orione, alinhando suas atividades aos princípios de caridade e inclusão. Essa missão extraordinária é impulsionada pela sinergia entre religiosos Orionitas e o esforço incansável de mais de 800 funcionários dedicados. Além deles, voluntários, prestadores de serviços, estagiários, aprendizes, professores e médicos unem esforços para oferecer um atendimento de excelência.

Nos últimos anos, o Pequeno Cotolengo passou por uma transformação estratégica, expandindo e profissionalizando seus serviços. Com isso, evoluiu para um verdadeiro Complexo de Saúde, consolidando-se como referência.

Atualmente, a organização oferece leitos de acolhimento institucional de alta complexidade, unidades hospitalares especializadas na transição de cuidados/cuidados prolongados, ambulatórios e uma escola de educação especial. São 212 leitos distribuídos em 8 Casas Lares e 4 Grandes Lares, ajustados ao nível de comorbidade dos assistidos. Além disso, possui duas Unidades Hospitalares com 60 leitos de transição de cuidados, voltados para cuidados paliativos, reabilitação e readequação de cuidados, sendo a maior estrutura do Paraná nessa especialidade, habilitada pelo Ministério da Saúde.

A organização disponibiliza 42 especialidades médicas e modalidades terapêuticas, incluindo atendimentos ambulatoriais para fisioterapia, equoterapia e serviços exclusivos para autismo, voltados ao público externo e acessíveis pelo SUS em Curitiba. Com uma equipe altamente qualificada e equipamentos modernos, o Complexo realiza mais de 400 mil atendimentos multidisciplinares por ano. No campo da educação, mantém a Escola Pequeno Cotolengo, uma das maiores do estado, especializada no ensino básico especializado para pessoas com deficiência.

“Somos uma organização sem fins lucrativos, por isso, buscamos por resultados que ampliem o nosso impacto social e que estejam alinhados com a missão de cuidar de pessoas e transformar vidas. Nossos indicadores de desempenho devem garantir a qualidade e a segurança dos pacientes e, ao mesmo tempo, a sustentabilidade para o nosso negócio.” destaca Diogo Azevedo, Diretor Executivo do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo.

Em comemoração aos seus 60 anos, o Pequeno Cotolengo tem um plano ambicioso de expansão do modelo de cuidados prolongados. Com o envelhecimento acelerado da população brasileira, a atuação da organização torna-se ainda mais relevante, impactando diretamente o sistema público de saúde ao reduzir custos e reinternações. Para isso, o Complexo investe continuamente em tecnologia e inovação, garantindo que cada paciente receba o melhor desfecho possível por meio de equipamentos de ponta, tecnologia aplicada à reabilitação e educação continuada para seus profissionais e pacientes.

Como parte desse crescimento, a organização está prestes a inaugurar sua filial em Joinville (SC), prevista para agosto de 2025, oferecendo atendimentos ambulatoriais 100% SUS para indivíduos no espectro autista (TEA).

Outra iniciativa fundamental é a busca pela acreditação oficial da Joint Commission International (JCI) em Cuidados Prolongados, com a visita oficial já agendada. O objetivo é tornar-se a primeira organização sem fins lucrativos da América Latina a conquistar essa acreditação, um marco que reafirmará o compromisso com a excelência, qualidade e segurança dos pacientes.

A manutenção e expansão desses serviços só são possíveis graças ao apoio essencial dos doadores, conquistado por meio de uma gestão transparente e um robusto programa de integridade e compliance, assegurando o uso eficaz e responsável de cada contribuição recebida.

Atualmente, a presença dos Orionitas se estende por quatro continentes e mais de 34 países, abrangendo hospitais, escolas, creches, colégios, universidades, asilos, centros de convivência, paróquias e outras instituições de caridade dedicadas a atender diferentes formas de vulnerabilidade social. Fiel aos princípios de São Luis Orione, o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo segue transformando vidas e promovendo um impacto positivo na sociedade.

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é membro do LIDE Paraná que semanalmente aborda neste espaço empresas paranaenses que são destaque em suas áreas de atuação no Brasil e no cenário internacional.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.