Vencedores do Prêmio Ser Humano concedido pela ABRH-PR
Vencedores do Prêmio Ser Humano concedido pela ABRH-PR| Foto: Valterci Santos/Divulgação

Os vencedores do Prêmio Ser Humano (PSH) 2024 no Paraná, um dos principais reconhecimentos na área de recursos humanos, foram divulgados na noite da última segunda-feira (12), durante uma cerimônia que reuniu mais de 200 profissionais na sede do Campus da Indústria do Sistema Fiep, no Jardim Botânico, em Curitiba. Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Paraná (ABRH-PR), o evento valoriza as melhores iniciativas em gestão de pessoas entre as empresas paranaenses, dentro e fora das organizações, assim como de estímulos ao pensamento criativo e de novos talentos. 

Foram contemplados os primeiros e segundo colocados em quatro categorias e um destaque: Excelência, Desenvolvimento Organizacional, ESG, Jovem e Profissionais de Destaque em Gestão de Pessoas, num total de nove premiados (confira os premiados abaixo).  

Os projetos foram avaliados por 30 especialistas quanto à relevância, aplicabilidade, inovação, qualidade e resultados. Os projetos vencedores no Paraná estão, automaticamente, participando do Prêmio ABRH Brasil que será realizado no dia 31 de agosto, em São Paulo. Já os primeiros colocados em cada categoria do Prêmio Ser Humano ABRH Brasil estão elegíveis a participarem da premiação América Latina – Prêmio FIDAGH (Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana), que acontece a cada dois anos. 

Visibilidade 

A diretora responsável pelo PSH 2024, Lúcia Fernandes, conta que este ano foram 45 projetos inscritos, dos quais 34 finalistas de 24 empresas. Ela diz que a proposta da premiação é ser uma ferramenta para que as organizações possam mostrar as boas práticas de atuação para o mercado. “Sabemos que isso atrai profissionais, faz com que a empresa seja bem-vista no mercado. Todo mundo quer trabalhar numa empresa que é reconhecida na área de gestão de pessoas”, afirma.  

Andréa Gaute, diretora do Prêmio Ser Humano Brasil, acompanha a premiação em todas as 21 seccionais da ABRH e pontua que, apesar das diferenças regionais, todos os projetos têm em comum colocar as pessoas no centro das estratégias. “O Brasil é enorme. É como se tivéssemos vários países dentro do Brasil. E os projetos apresentam essas diferenças regionais, mas o foco está sempre no ser humano. Porque o resultado vem através das pessoas”, comenta. 

O presidente da ABRH-PR, professor Gilmar Andrade, explica que o Prêmio Ser Humano é concedido aos profissionais e às organizações cujas práticas inovadoras tenham alcançado significativos resultados e que possam ser consideradas uma referência no mercado. “O prêmio nacional é uma consolidação dos prêmios regionais”, enfatiza. Segundo ele, o número de projetos inscritos este ano dobrou, em relação ao ano passado.  

Agenda 

Para o diretor da ABRH Brasil, Paulo Sardinha, a agenda do profissional de recursos humanos conquistou muito espaço nos últimos anos, influenciada inclusive pelas mudanças na sociedade. Ele faz um comparativo com a década de 1980, quando os departamentos de RH das empresas tinham todos a mesma configuração. “As palavras da época eram recrutamento, seleção e treinamento. Com o passar dos anos, várias atividades, várias pautas foram agregadas, como a comunicação, o ESG, a saúde. Hoje, o RH é muito influenciado pelo que ocorre do lado de fora das organizações”, analisa. 

Vencedores 

Modalidade Desenvolvimento 

1º lugar: Vivaworks – Projeto Setembro Amarelo na Plataforma Vivaintra 
1º lugar: Vivaworks – Projeto Setembro Amarelo na Plataforma Vivaintra | Valterci Santos/Divulgação

Durante o Setembro Amarelo, a Vivaintra engajou colaboradores em uma campanha de saúde mental e prevenção ao suicídio. A iniciativa, que envolveu 110 empresas, gerou mais de 12 mil recados e 580 fotos compartilhadas, criando um ambiente digital mais próximo e participativo. 

2º lugar: Accion Sistemas – Projeto Saber TI – Programação 
2º lugar: Accion Sistemas – Projeto Saber TI – Programação | Valterci Santos/Divulgação

Em resposta à escassez de profissionais de TI, a Accion Sistemas lançou o projeto Saber TI, focado na capacitação de jovens profissionais. Desde sua criação, já certificou mais de 80 alunos em Maringá e região, oferecendo formação técnica e comportamental para futuras oportunidades no setor de tecnologia. 

Modalidade Excelência Organizacional 

1º lugar: Copel – Projeto Gestão em Saúde para a Prevenção da Saúde do Trabalhador 
1º lugar: Copel – Projeto Gestão em Saúde para a Prevenção da Saúde do Trabalhador | Valterci Santos/Divulgação

A Copel reestruturou seu programa de saúde em 2022, oferecendo ações voltadas para saúde física, psicoemocional, social e financeira dos colaboradores. Com mecanismos de monitoramento preventivo, a iniciativa visa identificar riscos e promover um ambiente de trabalho saudável e seguro. 

2º lugar: Logcomex Ltda – Projeto Cultura em Ação 
2º lugar: Logcomex Ltda – Projeto Cultura em Ação | Valterci Santos/Divulgação

A Logcomex consolidou sua cultura organizacional como pilar estratégico, mensurando sua eficácia por meio de pesquisas de clima e cultura. Esse enfoque resultou em um ambiente de trabalho positivo e alinhado com os valores da empresa, promovendo a motivação e o sucesso dos colaboradores. 

Modalidade ESG (Ambiental, Social e Governança) 

1º lugar: Instituto GRPCOM – Projeto Adote uma Causa 
1º lugar: Instituto GRPCOM – Projeto Adote uma Causa | Valterci Santos/Divulgação

O Instituto GRPCOM lançou o Adote uma Causa, incentivando estudantes e profissionais a apoiar ONGs no Paraná. Com a participação de 103 voluntários, o projeto gerou soluções de impacto social em sete cidades, beneficiando 22 causas e promovendo o bem-estar comunitário. 

2º lugar: Supremo Secil Cimentos - Projeto Programa Aluno Supremo
2º lugar: Supremo Secil Cimentos - Projeto Programa Aluno Supremo| Valterci Santos/Divulgação

Focado no desenvolvimento profissional de jovens, o Programa Aluno Supremo oferece suporte educacional e cultural, beneficiando 85 alunos em áreas socioeconômicas desafiadoras, preparando-os para o mercado de trabalho e para a vida acadêmica. 

Modalidade Jovem 

1º lugar: Unimed Curitiba – Programa Jovem Aprendiz - Desenvolvendo Novos Talentos
1º lugar: Unimed Curitiba – Programa Jovem Aprendiz - Desenvolvendo Novos Talentos| Valterci Santos/Divulgação

A Unimed Curitiba desenvolveu o Programa Jovem Aprendiz para apoiar jovens em vulnerabilidade social, proporcionando-lhes empregabilidade e desenvolvimento emocional. O programa incentiva os jovens a explorar suas habilidades e ocupar seu espaço no mercado de trabalho. 

2º lugar: Lorena Santos Oliveira Azevedo – Projeto Desenvolvimento e Implementação de Estratégias de Gente e Gestão em Escritório de Contabilidade 
2º lugar: Lorena Santos Oliveira Azevedo – Projeto Desenvolvimento e Implementação de Estratégias de Gente e Gestão em Escritório de Contabilidade | Valterci Santos/Divulgação

Lorena Azevedo implementou um departamento de gestão de pessoas em um escritório de contabilidade com mais de 70 funcionários, promovendo uma transformação cultural significativa que resultou na melhoria do desempenho organizacional. 

Modalidade Profissional de Destaque em Gestão de Pessoas 

Renata Reissmann – Diretora de Recursos Humanos, Gestamp Brasil 
Renata Reissmann – Diretora de Recursos Humanos, Gestamp Brasil | Valterci Santos/Divulgação

Renata Reissmann foi reconhecida por sua liderança na estratégia de gestão de pessoas em sete unidades da Gestamp Brasil, abrangendo 5.300 funcionários. Ela se destacou na implementação de projetos que agregaram valor aos diferentes stakeholders da empresa.