Aconchego foi o tema escolhido pela Vesta para reunir arquitetos em evento sobre ferramentas de bem-estar
| Foto: Divulgação

No último dia 10 de setembro, Leandro Almas, CEO da Vesta Piso Aquecido, reuniu as especialistas Mariane Caponi e Paula Abbas no palco do Dizzy Café Concerto para um bate-papo sobre o tema aconchego, que reuniu cerca de 80 arquitetos de Curitiba.

Em linhas gerais, “aconchegante” é um dos melhores elogios que os clientes podem atribuir a um projeto de interiores, mas, o fato é que cada pessoa tem uma interpretação individual sobre o tema.  Detalhes de acabamento como o uso de materiais naturais, mobiliário ergonômico com sensação de abraço, layout com transições suaves entre os cômodos e espaços de relaxamento, costumam criar a experiência sensorial de aconchego. A temperatura também é um fator preponderante para criar a sensação de lar. Casas e apartamentos com sistema de climatização adequados, ventilação cruzada e iluminação natural costumam representar um diferencial na decisão de compra. Ambientes com aquecimento de piso, por sua vez, são utilizados como valor agregado aos imóveis.

Paula Abbas, consultora de design estratégico, com foco em inovação e sócia-diretora da ThinkRoom, iniciou sua participação abordando a análise dos arquétipos para explicar os modelos universais que representam comportamentos. “Vesta é a deusa romana protetora do lar e evoca o arquétipo da grande mãe, que se manifesta sobre sentimentos de conforto e segurança”, contextualizou a estudiosa das áreas de Psicanálise e Antropologia, sobre o significado da marca e a instabilidade do mundo atual.

"Se a nossa realidade está cada vez mais constituída por temas complexos, nossas casas refletem essa complexidade. Como as crises que seguirão o sentimento de incerteza e insegurança tendem a aumentar, a tendências do Cocooning (encasulamento) é mais relevante do que nunca", justifica com base na previsão da futurista Faith Popcorn, nos anos 70.

A discussão, que abrangeu a definição de aconchego em diferentes culturas e para gerações distintas, com ênfase para produtos de nicho, tratou, ainda, sobre a relevâncias das cores e a importância da incidência solar, especialmente na capital paranaense, que entrega dias nublados e com oscilação de clima.

Mariane Caponi, por sua vez, abordou a crescente preocupação da nova geração de arquitetos em recorrer às técnicas ancestrais como coberturas verdes, além de apostar na construção de pátios internos que oferecem ventilação natural que regulam a temperatura e entregam microclimas mais agradáveis. 

“Um projeto arquitetônico exerce impacto positivo direto no bem-estar emocional e psicológico das pessoas. As casas hoje representam oportunidades de resgatar as sinestesias humanas e o relacionamento entre as pessoas”, enaltece a consultora sênior da MCF Consultoria.

Segundo Leandro Almas, o piso-aquecido hoje é o ar-condicionado dos anos 80. “Inicialmente ninguém achava que precisava. No entanto, hoje não se vê um lançamento de um studio (apartamento compacto) de 20 metros quadrados que não tenha a infraestrutura para o ar-condicionado. O assunto ainda pouco difundido, mas estamos obtendo sucesso em desbravar esse mercado. Quem experimenta este conforto não consegue mais viver sem esse benefício, que também é sinônimo de saúde e qualidade de vida”, avalia o empresário.

Para Almas, que também aproveitou o momento com os arquitetos para apresentar a campanha institucional de Vesta, protagonizada pela atriz Mariana Ximenes, a marca se propõe a acabar com tudo o que tem de convencional no sistema de calefação de ambientes. “Nosso cabo de 3 milímetros vem em cima do contrapiso. Isso significa que nosso sistema entrega para o cliente uma velocidade maior de aquecimento e, automaticamente, um consumo menor de energia”, explica. A Vesta representa hoje o maior fabricante europeu de sistemas de aquecimento, que tem mais de 30 anos de mercado. “Nosso produto acompanha certificado de origem da República Tcheca e tem garantia vitalícia oferecida pela Allianz, fatos que assinalam sua alta performance”, acrescenta o CEO.

Entre os principais atributos do sistema de aquecimento da Vesta tanto para arquitetos como para o público final é que a instalação do piso aquecido pode ser realizada a qualquer momento da obra, sem estar, necessariamente, atrelado à concepção do projeto. “Com a Vesta os arquitetos tem a liberdade para criar.  Nosso sistema é ideal para reforma e construção”, finaliza Almas.

Conheça mais sobre a Vesta Piso Aquecido: https://www.vestapisoaquecido.com.br/