Benefícios do oxigênio ativo na saúde bucal foi tema de evento que reuniu cirurgiões-dentistas em Curitiba.
Benefícios do oxigênio ativo na saúde bucal foi tema de evento que reuniu cirurgiões-dentistas em Curitiba.| Foto: Ezequiel Prestes

A odontologia brasileira é uma das mais robustas do mundo, com mais de 420 mil cirurgiões-dentistas registrados, conforme dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Com uma das maiores concentrações globais desses profissionais, o Brasil se destaca pela excelência e inovação no setor. Em homenagem ao Dia do Dentista, no dia 25 de outubro, a Bluem, em parceria com a Gazeta do Povo, promoveu um coquetel, em Curitiba, reunindo cerca de 50 profissionais. Além de celebrar o papel dos cirurgiões-dentistas na promoção da saúde da população brasileira, o encontro também serviu para uma troca de experiências sobre o impacto transformador das novas tecnologias nos cuidados bucais.

O CEO da Bluem Brasil, Eduardo Delage – que também é cirurgião-dentista –, compartilhou a trajetória da marca, fundada em 2010 na Holanda e pioneira no uso de oxigênio ativo em produtos odontológicos. A Bluem chegou ao Brasil em 2015 e, desde então, tem expandido sua presença, oferecendo soluções que auxiliam na regeneração de tecidos, cicatrização de feridas e controle bacteriano. Com uma produção nacional instalada em Itajaí (SC) desde 2020, hoje os produtos da Bluem já estão presentes em vários estados brasileiros, entre eles em toda a Região Sul e em parte do Sudeste.

Eduardo Delage, CEO da Bluem Brasil, apresenta os resultados do uso cotidiano dos produtos.
Eduardo Delage, CEO da Bluem Brasil, apresenta os resultados do uso cotidiano dos produtos. | Crédito: Ezequiel Prestes

Entre os principais benefícios dos produtos com oxigênio ativo, Delage destacou o fato de se tratar uma opção segura e inovadora para a saúde bucal. A fórmula atóxica e sem contraindicações age na eliminação de bactérias, contribuindo para a cicatrização das mucosas da boca e até mesmo da estrutura óssea dos dentes.

Outra grande vantagem, salientou o CEO, é o fato de os produtos não mancharem os dentes, restaurações ou alterarem o paladar. “Os dentistas geralmente recomendam para pacientes em quadros pós-operatórios e que fizeram implantes dentários. Mas muitas pessoas não sabem que os produtos podem e devem ser usados de forma contínua, sem restrições, para a higienização bucal”, reforçou. Além disso, graças à composição a partir do oxigênio ativo, são ambientalmente sustentáveis, consolidando-se como uma alternativa eficaz e que não traz impactos ambientais.

Cerca de 50 profissionais participaram do evento em celebração ao Dia do Dentista.
Cerca de 50 profissionais participaram do evento em celebração ao Dia do Dentista. | Crédito: Ezequiel Prestes

A cirurgiã-dentista e pesquisadora Tatiana Deliberador relatou o uso dos produtos Bluem em casos clínicos e, também, compartilhou resultados de pesquisas científicas. “Há várias comprovações dos benefícios do oxigênio ativo na cicatrização de feridas crônicas e na promoção da neovascularização bucal, o que evidencia a eficácia do uso do oxigênio ativo no quadro clínico de pacientes”, comentou. Graças à eficácia na reestruturação dos tecidos, Tatiana destacou que vem crescendo o uso de Bluem principalmente entre pacientes oncológicos ou com outras comorbidades e que convivem com problemas bucais crônicos.

Eduardo Delage falou ainda sobre a expansão da marca no Brasil, que vem ocorrendo de forma gradual. Hoje, o Paraná é o principal mercado consumidor, seguido de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Curitiba, a empresa já está presente em grades redes varejistas, como o Festval, e em farmácias como Panvel e Call Farma, além das plataformas de e-commerce. O objetivo, reforçou o CEO, é expandir a distribuição gradativamente para atender à demanda crescente por produtos que oferecem benefícios comprovados e sustentáveis.