A odontologia brasileira é uma das mais robustas do mundo, com mais de 420 mil cirurgiões-dentistas registrados, conforme dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Com uma das maiores concentrações globais desses profissionais, o Brasil se destaca pela excelência e inovação no setor. Em homenagem ao Dia do Dentista, no dia 25 de outubro, a Bluem, em parceria com a Gazeta do Povo, promoveu um coquetel, em Curitiba, reunindo cerca de 50 profissionais. Além de celebrar o papel dos cirurgiões-dentistas na promoção da saúde da população brasileira, o encontro também serviu para uma troca de experiências sobre o impacto transformador das novas tecnologias nos cuidados bucais.
O CEO da Bluem Brasil, Eduardo Delage – que também é cirurgião-dentista –, compartilhou a trajetória da marca, fundada em 2010 na Holanda e pioneira no uso de oxigênio ativo em produtos odontológicos. A Bluem chegou ao Brasil em 2015 e, desde então, tem expandido sua presença, oferecendo soluções que auxiliam na regeneração de tecidos, cicatrização de feridas e controle bacteriano. Com uma produção nacional instalada em Itajaí (SC) desde 2020, hoje os produtos da Bluem já estão presentes em vários estados brasileiros, entre eles em toda a Região Sul e em parte do Sudeste.
Entre os principais benefícios dos produtos com oxigênio ativo, Delage destacou o fato de se tratar uma opção segura e inovadora para a saúde bucal. A fórmula atóxica e sem contraindicações age na eliminação de bactérias, contribuindo para a cicatrização das mucosas da boca e até mesmo da estrutura óssea dos dentes.
Outra grande vantagem, salientou o CEO, é o fato de os produtos não mancharem os dentes, restaurações ou alterarem o paladar. “Os dentistas geralmente recomendam para pacientes em quadros pós-operatórios e que fizeram implantes dentários. Mas muitas pessoas não sabem que os produtos podem e devem ser usados de forma contínua, sem restrições, para a higienização bucal”, reforçou. Além disso, graças à composição a partir do oxigênio ativo, são ambientalmente sustentáveis, consolidando-se como uma alternativa eficaz e que não traz impactos ambientais.
A cirurgiã-dentista e pesquisadora Tatiana Deliberador relatou o uso dos produtos Bluem em casos clínicos e, também, compartilhou resultados de pesquisas científicas. “Há várias comprovações dos benefícios do oxigênio ativo na cicatrização de feridas crônicas e na promoção da neovascularização bucal, o que evidencia a eficácia do uso do oxigênio ativo no quadro clínico de pacientes”, comentou. Graças à eficácia na reestruturação dos tecidos, Tatiana destacou que vem crescendo o uso de Bluem principalmente entre pacientes oncológicos ou com outras comorbidades e que convivem com problemas bucais crônicos.
Eduardo Delage falou ainda sobre a expansão da marca no Brasil, que vem ocorrendo de forma gradual. Hoje, o Paraná é o principal mercado consumidor, seguido de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Curitiba, a empresa já está presente em grades redes varejistas, como o Festval, e em farmácias como Panvel e Call Farma, além das plataformas de e-commerce. O objetivo, reforçou o CEO, é expandir a distribuição gradativamente para atender à demanda crescente por produtos que oferecem benefícios comprovados e sustentáveis.