Prestes a completar 31 anos, a JBA Imóveis anunciou a abertura de duas novas lojas em 2024. Com equipes já em treinamento para o início das operações, a rede imobiliária irá inaugurar, em junho, a unidade Bom Retiro, sétima loja física da marca na capital. Em 2024, a rede também vai abrir a segunda unidade na Região Metropolitana de Curitiba, na cidade de Pinhais.
Com 130 construtoras parceiras e carteira com 3.454 imóveis para vendas e locações, a JBA se posiciona entre as três maiores imobiliárias de Curitiba (PR). A rede tem lojas em regiões estratégicas da capital, nos bairros Água Verde, Boa Vista, Boqueirão, Jardim das Américas e Santa Felicidade, além de São José dos Pinhais.
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Com o título de Imobiliária do Ano da Ademi-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná), a empresa recebeu a certificação GPTW (Great Places To Work) em 2023. O selo endossa as melhores empresas para trabalhar, por meio das avaliações feitas pelas próprias equipes. E, desde 1993, foi a gestão de recursos humanos acolhedora e direcionada ao desenvolvimento dos colaboradores a propulsora do crescimento da rede.
A empresa, que se posiciona entre as três maiores imobiliárias de Curitiba, começou com uma sala comercial alugada no Jardim Botânico pelo fundador, à época com 22 anos de idade. A rede deve encerrar 2024 com nove unidades e já prepara a equipe que irá atuar na loja Santa Quitéria, com início das operações previsto para o ano que vem. “O desenvolvimento da JBA aconteceu de forma consistente e pautada pela consciência de que sozinhos somos capazes de fazer poucas coisas. Se queremos crescer, precisamos de pessoas nas quais podemos confiar e para as quais devemos passar nosso conhecimento. A evolução exige boas pessoas, bom treinamento e boa remuneração dos parceiros”, define o sócio e diretor da JBA, Ilso Gonçalves.
Com 240 colaboradores, a JBA tem, na equipe, o seu principal ativo. No time, estão vários profissionais que atuam na empresa há décadas e também representantes de diferentes gerações de famílias inteiras que atuam na rede. A despachante imobiliária Maria Brígida Pagliarini, que trabalha na área de financiamentos da JBA, começou como secretária da empresa, em 1993. “Minha história com a JBA começou há 30 anos e a minha gratidão por todo esse período é eterna. Após a falência da empresa da minha família, aos 37 anos, eu não conseguia emprego, por causa da idade. Meu primo, que era corretor de imóveis junto com o Ilso, me indicou para a vaga de secretária. Ali, reconstruí minha vida. Eu e minha família toda. Minhas sobrinhas trabalharam com divulgação na JBA e por isso puderam estudar”, conta.
O corretor da Loja Boqueirão, Eliseu Loureiro, entrou na JBA logo após a fundação. Passados 31 anos, o filho dele, Rafael, iniciou a carreira de corretor de imóveis na mesma empresa. "Foi o Ilso que apresentou o mercado imobiliário para mim. Já no início, me chamava atenção como ele dava oportunidade para quem queria aprender. Esse olhar para o desenvolvimento humano, que existe até hoje, já era marcante. O Ilso tem o dom de levar as coisas para frente, então, quem fica por perto, cresce com ele", diz.
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Além do massivo investimento em programas de treinamento, a JBA tem como diferencial os patamares elevados de comissionamento, que, além de instigar mais vendas, contribuem para a retenção dos talentos. Para a captação de imóveis, os corretores que atuam na angariação recebem 28% de comissão. “A permanência na JBA representa evolução, porque nossa preocupação é, genuinamente, fazer com que os corretores se transformem em profissionais ainda melhores. No mínimo uma vez por mês fazemos treinamentos de qualidade, que realmente acrescentam algo valioso para a equipe”, informa Gonçalves.
Estratégias de Employer Branding
Sob o comando da coordenadora de Recursos Humanos, Danieli Sferelli, a JBA investe em employer branding na prática, com estratégias de gestão de RH que iniciam no processo seletivo de funcionários e corretores de imóveis. “Entre as chamadas ´soft skills´ que valorizamos, as mais relevantes estão associadas aos valores da empresa, como ética, respeito e perfil colaborativo. A vontade de crescer é bem importante, mesmo para o profissional que chega mais ‘cru’, mas com disposição para aprender. Em outras imobiliárias, são os corretores que precisam correr atrás de atualização e capacitação, algo que, na JBA, ensinamos nos programas internos de desenvolvimento”, explica.
A rede tem 45 funcionários que trabalham nos setores administrativos, 30 colaboradores no setor de locações e 165 corretores de imóveis autônomos, que trabalham na captação e vendas. Para eles, a empresa oferece o programa “Trilha do Conhecimento”, que, mensalmente, trabalha temas importantes para atualização profissional. Os encontros recebem consultores e profissionais renomados, para palestras de aprofundamento de tópicos associados à atividade, como mercado de crédito imobiliário, regularização imobiliária, PNL e vendas. “Além de selecionar os profissionais que contribuam para o trabalho da equipe, temos o desafio de reter talentos, o que é mais difícil quando trabalhamos com colaboradores autônomos. Por isso, investimos em comissionamento e programas de desenvolvimento de qualidade”, complementa Sferelli.
Outro programa, voltado aos profissionais juniores da JBA, é a Jornada do Crescimento, que complementa o curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI). “É um treinamento voltado ao corretores com menos de três anos de JBA, que funciona como um beabá de vendas imobiliárias, que contribui para o engajamento e produtividade, com dicas valiosas, que são usadas por eles ao longo de toda a carreira”, informa.
A JBA também iniciou, em 2023, o JBA Summit, evento anual realizado em agosto, mês em que se comemora o Dia do Corretor (27). Com convidados de peso, como consultores do mercado imobiliário e professores de áreas afins – como Direito e Negócios Imobiliários, além de Comunicação e Neurolinguística – a equipe da rede participa de uma maratona de três dias de palestras e dinâmicas de aprendizado, promovidas pela empresa.
Como estratégia de marca empreendedora, a JBA também busca certificações, como o selo GPTW, e promove encontros e confraternizações em cada loja e também para todo o time. Em 2023, a rede comemorou 30 anos com uma grande festa no Clube Curitibano, com atrações gastronômicas e apresentações musicais. “Os investimentos em eventos fazem com que nossos corretores e pessoal do administrativo se sintam integrados, comemorem vendas, conquistas e resultados, com um efeito difícil de mensurar. O acolhimento faz com que as pessoas se sintam mais amigas e parceiras, diminuindo a concorrência interna e melhorando o senso de coletividade. Prezamos por um ambiente de trabalho que, além de agradável, seja um ambiente de confiança e de constante evolução profissional”, conclui o diretor da JBA, Ilso Gonçalves.
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