Os animais de estimação vêm conquistando cada vez mais espaço nas famílias. Com isso, vem crescendo também a preocupação com a saúde e a qualidade de vida dos bichinhos. Diversos estudos científicos mostram os benefícios da alimentação natural para cães. Com esse foco, a Mascote Fit, em parceria com a Gazeta do Povo, realizou no último sábado (15), uma palestra com a médica veterinária Celina Emiko Okamoto Okubo, referência em nutrologia natural e nutracêutica veterinária no Brasil.
A palestra Comida Boa Pra Cachorro: O Poder dos Alimentos Funcionais para Cães, realizada na sede da Gazeta do Povo, em Curitiba, reuniu médicos veterinários interessados em aprofundar o conhecimento e entender melhor as vantagens da alimentação natural para os cães.
Com base em pesquisas e artigos científicos, Celina Okubo mostrou que, entre os benefícios já comprovados por quem aderiu a esse tipo de alimentação para os pets – ela mesma oferece aos seus cães –, estão as melhorias da saúde intestinal, a digestibilidade e absorção dos nutrientes, melhorias no sistema imunológico e redução de alergias alimentares. Segundo a veterinária, alimentos para cães feitos com ingredientes de qualidade são altamente digestíveis, além de mais palatáveis, melhorando inclusive a microbiota intestinal dos animais. “Essas dietas ajudam a reduzir inflamações e melhorar a saúde geral dos cães”, comentou.
População Animal
Com uma população de quase 600 mil cães e cerca de 190 mil gatos, Curitiba já comprovou sua afinidade com os animais de estimação. A proporção é de um cão para cada três habitantes da capital paranaense, além de um gato para cada nove habitantes, segundo o Censo Animal da Prefeitura de Curitiba, de 2023.
Em Curitiba, Celina Okubo participou, como consultora, da estruturação da Mascote Fit, formulando as receitas que são entregues aos clientes. Fundada em Curitiba, a empresa oferece refeições frescas, nutritivas e sem conservantes, preparadas com ingredientes de alta qualidade. Atualmente, são quase mil cães atendidos na capital e na Região Metropolitana pela modalidade de assinatura.
O empresário Bruno Watanabe, fundador e CEO da Mascote Fit, contou que a empresa surgiu com a proposta de oferecer alternativas saudáveis para alimentação dos cães, citando pesquisas que apontam que metade dos cães têm algum tipo de câncer ao longo de sua vida. “É a maior taxa entre mamíferos no mundo”, afirmou.
Watanabe destacou ainda que 40% das doenças oncológicas em cachorros podem ser atribuídas à má alimentação.
O empresário explicou que a Mascote Fit fornece as refeições congeladas e formuladas a partir da necessidade clínica e nutricional de cada animal. Segundo ele, todas as receitas são elaboradas por veterinários especializados em nutrologia para garantir a melhor nutrição possível para os pets. Além de frutas, verduras, legumes e proteínas variadas, são adicionados ao preparo dos kits de cada cachorro diversos suplementos como cálcio, vitaminas, selênio e outros. “Oferecer comida de verdade para os pets contribui para a saúde e a longevidade do animal, mas é preciso escolher uma dieta balanceada e que seja adequada para a fase de vida dele”, salientou o empresário.