Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
GESTÃO CORPORATIVA

No 18º CONPARH, IA domina debates e reforça a urgência de humanizar o trabalho

A próxima fronteira do trabalho exige menos algoritmo e mais líderes que convertam dados em decisões éticas e bem-estar

A empresária Helena Luiza Trajano (à direita, ao lado de Regina Arns) foi uma das palestrantes no primeiro dia do CONPARH.
A empresária Helena Luiza Trajano (à direita, ao lado de Regina Arns) foi uma das palestrantes no primeiro dia do CONPARH. (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

O 18º Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH), realizado pela ABRH-PR em Curitiba, nos dias 22 e 23 de outubro, girou em torno de um ponto comum: como a inteligência artificial impacta – e pode melhorar – as relações de trabalho. Em meio a painéis e talks simultâneos, a programação levou ao Viasoft Experience o tema “Tudo que só o humano é capaz de fazer”, com foco em competências como empatia, criatividade e cuidado, vistas como estratégicas na era digital.

Representantes do RH de diversas empresas instaladas no Paraná acompanharam os debates. Cerca de 3 mil pessoas participaram do evento e o assunto inteligência artificial apareceu em várias rodas de conversa. Gilmar Andrade, presidente da ABRH-PR, destacou que a proposta do 18.º CONPARH foi promover um reencontro humano em tempos digitais, estimulando conexões verdadeiras e troca de experiências.

No palco principal, a empresária Luiza Helena Trajano defendeu que tecnologia e resultado caminham com gente no centro. Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e reconhecida pela revista Time como uma das 100 mulheres mais influentes do planeta, ela ressaltou que cabe às áreas de pessoas “buscar inovação” sem perder de vista o impacto no caixa da empresa.

Trajano citou a “Lu”, influenciadora digital do Magalu, como exemplo de uso da IA para aproximar a marca de seu público. Criada “para humanizar o site”, a personagem ganhou nova versão com inteligência artificial e ampliou o alcance da empresa. A executiva também destacou o investimento em infraestrutura local – “a primeira nuvem brasileira” – com dados hospedados no País e foco em redução de custos.

A fala ecoou nos debates sobre ética, cultura, inovação e sustentabilidade. No painel “A ética que vai além do compliance e vira cultura organizacional”, Gilmar Andrade defendeu alinhar propósito e valores a resultados, saindo da lógica de mera conformidade para práticas que estimulem agilidade e inovação, com o colaborador e o cliente como focos principais.

Programação do 18.º CONPARH incluiu talks simultâneas sobre assuntos de interesse dos gestores de RH.Programação do 18.º CONPARH incluiu talks simultâneas sobre assuntos de interesse dos gestores de RH. (Foto: Divulgação)

Para o vice-presidente financeiro e de relações com o mercado da ABRH-PR, Luis Humberto de Quental, o CONPARH buscou conexões práticas, visando construir parcerias reais que se transformem em negócios, projetos conjuntos e oportunidades de crescimento.

Segundo ele, a IA deve servir às pessoas e ao negócio. “A tecnologia vem para ajudar, mas o humano está na frente”. Ele observou, ainda, que adotar ferramentas só com o foco de redução na folha de pagamento, cortando postos de trabalho é um erro grave: funções mudam, a mão de obra se transforma e a empresa precisa considerar o efeito social dessas escolhas. “O foco é requalificar, redesenhar papéis e preservar o valor humano no centro das decisões”, comentou.

A programação trouxe debates simultâneos com temas variados, entre eles inovação “como processo humano”, diversidade, ESG e saúde mental dos colaboradores. “A IA deve ser estratégia de humanização, não de desumanização”, ressaltou Quental, destacando que a próxima fronteira do trabalho depende menos do algoritmo e mais da capacidade de líderes e times de transformar dados em decisões que respeitem valores e ampliem o bem-estar das equipes.

A próxima edição do CONPARH dará continuidade a essas reflexões, com o tema “O insubstituível: humanidade e liderança em tempos de incerteza”. A 19.ª edição está programada para os dias 28 e 29 de outubro de 2026, no Viasoft Experience, em Curitiba.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.