Os aprovados no vestibular presencial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) têm até a próxima terça-feira (11) para efetuar as matrículas nos cursos escolhidos para o câmpus Curitiba, juntamente com a entrega da documentação solicitada no edital. Os estudantes que não passaram na 1.ª chamada devem ficar atentos às novas convocações, a partir do dia 12 de novembro, no site oficial da Universidade.
A divulgação do resultado do Vestibular 2026 aconteceu na última quinta-feira (06) e reuniu mais de mil pessoas entre estudantes, famílias, amigos, professores no câmpus Curitiba, no Prado Velho. Eles foram recebidos com música, trio elétrico e diversos estandes de apoio para tirar dúvidas. Com o resultado, as comemorações tomaram conta da PUCPR, que promoveu o tradicional banho de lama. “Esse é um momento especial para acolher os novos estudantes com alegria, integração e o espírito comunitário que define a PUCPR”, destacou Andreia Malucelli, pró-reitora de Operações Acadêmicas.

O vestibular 2026 ofereceu vagas em 75 cursos nas áreas de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Administração, Marketing e Negócios, Direito, Engenharia, Informática e Tecnologia, Educação e Humanidades, Medicina, Saúde e Ciências da Vida.
Andreia ressaltou que a PUCPR foi novamente eleita pelo Times Higher Education (THE), que é um dos principais rankings universitários internacionais, como a melhor universidade privada do Paraná e a terceira melhor entre as instituições privadas do Brasil. A instituição também se destaca no ranking de Pesquisa na América Latina, sendo a primeira entre as privadas do Paraná.
As ações de acolhimento aos novos estudantes seguem nos próximos meses, com o início das atividades acadêmicas marcado para 2 de março de 2026. A Universidade mantém o PUCPR Acolhe, programa permanente de apoio estudantil que promove saúde integral, inclusão e proteção social. A Semana de Integração dos Calouros ocorre de 23 a 27 de fevereiro. Já a Acolhida Cultural será no dia 11 de março, com apresentações, intervenções artísticas e espaços de convivência.

Entre os aprovados, a expectativa se mistura ao alívio. Maria Luiza Goularte Sklaski, 17 anos, caloura de Jornalismo, contou que já havia feito a prova como treineira no ano passado. Mas afirmou que dessa vez a sensação foi diferente. “Foi um misto de nervoso e confiança, pois o colégio prepara muito bem os alunos”, destacou. Apaixonada por escrever e falar, Maria Luiza vê na graduação em Comunicação Social um espaço de inovação. No entanto, ela lembrou que, independentemente das novidades tecnológicas, o mais importante no Jornalismo é manter a integridade ética, sempre buscando separar o que é notícia do que é opinião pessoal.
Elis Pereira Martins, 17 anos, que tentou uma vaga no curso de Psicologia, também citou que o apoio da escola, professores e amigos tornou o processo do vestibular mais leve, com atividades que ajudaram a organizar a rotina. Para ela, a entrada na universidade marca “um momento de transformação” e traz saudade antecipada do colégio, aliada à vontade de começar essa nova etapa.
Nathaly Berkembrock França, 17 anos, que tentou uma vaga em Engenharia Biomédica, foi receber o resultado acompanhada da mãe, Tatiane, e da avó, Ana Maria. Ela falou que a preparação para o vestibular começou desde o 1.º ano do Ensino Médio. Inicialmente, Nathaly cogitou cursar Farmácia, mas ao pesquisar novas profissões, acabou se encantou pelo curso escolhido. “Esse momento marca o encerramento de um ciclo muito bonito na vida da gente (estudantes)”, pontuou.
SERVIÇO:
Matrícula para os aprovados em 1.ª chamada: até terça-feira, 11 de novembro. Resultados e próximas chamadas: pelo site https://resultado.pucpr.br/
Veja como foi a festa:















