Design autoral

ArqDecorClub

Criação de móveis para escritório em casa é desafio do concurso Club&Casa Autoral

Ana Luísa Hübner, especial para HAUS
16/10/2020 21:05
Thumbnail

Concurso Club&Casa Autoral 4 será oportunidade para designers e arquitetos pensarem em mobiliário para escritório. Peça poderá ser produzida pela Artesian. | Reprodução / Artesian

Com a primeira edição em 2017, o Club&Casa Autoral já premiou designers e arquitetos por seus projetos autorais de banquinhos, revisteiros e cabideiros. Em um contexto pandêmico o concurso também apresentou modificações: além de uma edição expandida para além de São Paulo, completamente online, os participantes este ano terão como tema o escritório em casa.
Em novo formato, esta edição foi idealizada pelas plataformas de relacionamento Club&Casa Design de São Paulo e ArqDecorClub, e tem como intuito a valorização do design de produto.
Em novo formato, esta edição foi idealizada pelas plataformas de relacionamento Club&Casa Design de São Paulo e ArqDecorClub, e tem como intuito a valorização do design de produto.
Neste ano, além dos profissionais, o concurso possibilita a participação de graduandos de design de interiores e de produto, engenharia e arquitetura da Grande São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza, introduzindo pela primeira vez a categoria "estudantes".
O evento conta com uma semana de imersão online oferecida pela promotora do concurso e seus apoiadores, proporcionando que os participantes tenham um contato maior com a área e recebam uma capacitação com grandes nomes do mercado, para que desenvolvam suas peças de mobiliário.

O concurso

A temática do home office foi a escolhida por conta da adaptação que as casas estão e continuarão sofrendo por conta da pandemia da Covid-19, especialmente para as pessoas que passaram a trabalhar a partir do ambiente doméstico. Os participantes deverão projetar móveis que solucionem e contemplem essa adaptação de forma criativa e ergonômica, como cadeiras, poltronas, escrivaninhas, luminárias, gaveteiros, estantes e mesas.
Após a inscrição na respectiva categoria, o participante deverá fazer parte da imersão online. Nela, o inscrito poderá aprender técnicas de prototipação 3D e para mobiliário, além de conceitos de design. Posteriormente, os projetos desenvolvidos poderão ser enviados à organização do concurso e todos os que realizarem o envio com as especificações corretas receberão o protótipo do seu projeto realizado com impressão 3D.
De todos os projetos entregues, os 20 melhores – sendo 15 da categoria profissionais e 5 da categoria estudantes – terão suas peças impressas em 3D, e farão parte de uma exposição na cidade de São Paulo, em 22 de março de 2021. Além disso, o primeiro colocado na categoria estudante e os 3 primeiros na profissional terão suas peças produzidas em mobiliário para essa mesma exposição.

Novidades

Um concurso incubado por empresas e apoiadores tão ligados à inovação não poderia apresentar um evento tradicional, levando em conta o cenário no qual ele irá acontecer. A forte presença de algumas empresas paranaenses é uma grande colaboração para a reinvenção do evento.
O ArqDecorClub, ferramenta de negócios e de relacionamento para arquitetos, designers e decoradores, entra como apoiador do concurso, permitindo a participação de profissionais e alunos da cidade. O clube, em conjunto com a empresa curitibana Transistor HackerSpace, trouxe a novidade da prototipação 3D para esta edição do concurso.
Os participantes que entregarem o seu projeto dentro dos critérios estipulados no regulamento do concurso vão conseguir ver as suas criações materializadas por meio de protótipos 3D.
Os participantes que entregarem o seu projeto dentro dos critérios estipulados no regulamento do concurso vão conseguir ver as suas criações materializadas por meio de protótipos 3D.
Segundo Everton Ramires – proprietário do Transistor –, a inclusão da impressão dos projetos em 3D na edição vai além de permitir uma possibilidade mais tecnológica e imersiva para o evento. Para ele, é uma forma de aproximar essa tecnologia dos profissionais de arquitetura e interiores, reforçando seu potencial como parte do processo de um projeto de interiores e as vantagens em utilizá-la como alternativa inovadora e otimizadora de recursos.
Outra novidade deste ano é o apoio da Artesian, empresa com mais de 40 anos de história e uma das pioneiras no investimento, desenvolvimento e fabricação de mobiliário nacional e internacional de design. Os três primeiros selecionados da categoria profissional, e o primeiro da categoria estudantes, terão protótipos reais de seus móveis fabricados pela empresa moveleira.
Os quatro poderão negociar diretamente com a Artesian a inclusão dos seus produtos no portfólio da marca.
Artesian, empresa referência em mobiliário de design para ambientes especializados, com produtos exclusivos, é apoiadora do projeto.
Artesian, empresa referência em mobiliário de design para ambientes especializados, com produtos exclusivos, é apoiadora do projeto.
A edição de 2020 do evento também terá um viés solidário: o valor da inscrição dos profissionais e uma parcela da inscrição dos estudantes serão revertidos em cestas básicas para o projeto Juntos Somos + Arq PR – uma ação beneficente de profissionais de arquitetura e design paranaenses para arrecadar fundos para os afetados pela crise financeira gerada pelos reflexos da Covid-19 no país.

Serviço

Club&Casa Autoral 4 
Inscrições: até o dia 29/10. R$ 65 para as duas categorias. Mais informações e ficha de inscrição no site do concurso.
Podem participar estudantes de design de interiores e de produto, engenharia e arquitetura da Grande São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza; ou profissionais associados aos clubes licenciados do Club&Casa Alliance. Se ainda não for associado, basta fazer o cadastro na associação da sua região de forma gratuita. Para os profissionais de Curitiba e região é possível entrar em contato com o ArqDecorClub pelas redes sociais, ou então pelo whatsapp do clube: (41) 99285-2635.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!