Arquitetura

Arquitetura

Igrejinha renascentista abandonada vira moradia estilosa e mantém vestígios originais

Isadora Rupp, especial para a HAUS
24/02/2021 21:06
Thumbnail

A “Igreja do Tas”: residência foi projetada no local do século XVI. | Tas Careaga/Divulgação

Uma pequena igreja abandonada construída na metade do século 16 no bairro Las Barrietas, na cidade de Sopuerta, na Espanha, virou uma casa sob medida de 190 m² para o fotógrafo, diretor criativo e skatista Tas Careaga. A residência ficou conhecida como "a igreja do Tas".
Localizada em um uma região privilegiada do município espanhol, cercada por vegetação exuberante e montanhas, o espaço ganhou cara de casa no projeto comandado pelo escritório Garmendia Cordero Arquitectos.
Área externa da igreja-casa. Fotos: Tas Careaga.
Área externa da igreja-casa. Fotos: Tas Careaga.
Três conceitos principais foram seguidos: o estilo do cliente - que participou de perto do projeto, inclusive desenhando alguns aspectos; o morar em si e a história da igreja que, no fim do século 18 passou por uma reformulação neoclássica, o que aumentou, por exemplo, a altura do local.
Tanto cliente como o escritório chegaram em um consenso de que, o mais fundamental, seria preservar a história e os elementos arquitetônicos originais da igreja ao máximo. O telhado, que precisava de reparos urgentes por conta de uma das partes que desabou, foi renovada da maneira mais sensível possível, e as intervenções foram pontuais para dar estabilidade ao imóvel.
Paredes originais foram preservadas e ganharam toque contemporâneo com arte e objetos.
Paredes originais foram preservadas e ganharam toque contemporâneo com arte e objetos.
A conversão de um lugar de culto a um lar ganhou alguns elementos que o tornassem, de fato, uma casa. As paredes originais em pedra foram mantidas, mas uma nova estrutura de madeira foi inserida, garantindo aconchego.
Quarto instalado no mezanino.
Quarto instalado no mezanino.
Obras de arte contemporâneas, mobiliário afetivo e outros objetos pessoais de Tas Careaga também dão nova vida à igreja.
Na área de pé direito triplo, uma cozinha aberta foi inserida, que se liga com as salas de estar e jantar, além de um terraço generoso.
No primeiro andar do mezanino ficou localizado o quarto e, logo acima, um escritório. Há ainda um quarto extra em cima da torre da igreja.
Uma das áreas do escritório de Tas.
Uma das áreas do escritório de Tas.
Até uma pista de skate foi inserida na área externa, além de espaço amplo para os cachorros, uma das paixões de Tas.
Segundo a descrição do projeto no site do escritório responsável, a residência é uma ideia em andamento, e não se encerrou com a conclusão do projeto. Careaga continuará as transformações na casa conforme o andamento do habitar, mas sem esquecer do uso anterior nem retirando os vestígios da construção de 400 anos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!