Opinião

Arquitetura

Com reflexões sobre arquitetura e cidade, Instituto Jaime Lerner é novo colunista de HAUS

Sharon Abdalla
16/10/2020 19:41
Thumbnail

Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner, Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná | Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Décadas já se passaram desde que as soluções urbanas implementadas na Curitiba de outrora fizeram da cidade modelo para o mundo e, ainda assim, o nome Jaime Lerner segue como referência quando o assunto é inovação no espaço urbano.
Seja pelo sistema de transporte no modelo BRT, copiado por mais de 200 cidades mundo afora, pelos parques públicos, pelo privilégio ao pedestre com o fechamento da Rua XV de Novembro para os carros, algo tão em voga atualmente, mas realizado lá atrás, na década de 1970, o arquiteto e urbanista, eleito como o segundo mais influente do mundo pela Planetizen, segue reconhecido e solicitado nacional e internacionalmente e em plena atividade criativa para pensar e propor soluções simples, as quais chama de acupuntura urbana, para os complexos problemas das cidades.
E é esse olhar microscópico para este organismo tão pulsante quanto os centros urbanos que estará no foco da coluna que Lerner, juntamente com o time do Instituto que leva seu nome, passa a assinar em HAUS.
Mensalmente, o Instituto Jaime Lerner irá se debruçar sobre soluções, iniciativas e propostas, passadas e atuais, realizadas em Curitiba, no Brasil e no mundo, que possam tornar nossa cidade melhor em todos os âmbitos que compreendem a vida nos grandes centros.
"Existe um sentimento de muita alegria em poder ter um espaço para discutir questões sobre as cidades e falar sobre Curitiba, trazer os profissionais que construíram a cidade que conhecemos hoje e discutir soluções para o futuro. É muito raro de se encontrar uma plataforma que ofereça e que entenda a importância de se discutir a cidade como um todo", avalia o arquiteto Felipe Guerra, do Instituto Jaime Lerner. "A ideia não é ser uma coluna técnica, mas sim [um espaço] para que todos entendam e se reconheçam como cidadãos", completa.
Pinó chega à casa do assinante Gazeta do Povo em 19 de outubro
Pinó chega à casa do assinante Gazeta do Povo em 19 de outubro
Isso se dará por meio de textos produzidos tanto por Lerner quanto por membros de sua prestigiada equipe, mas também por análises e reflexões feitas por convidados igualmente capacitados para aprofundar e provocar a discussão sobre as cidades que queremos para hoje e para o futuro.
"É importante a gente contar como tudo aconteceu até para termos uma visão maior de futuro. As soluções técnicas utilizadas em Curitiba foram extremamente simples, por isso elas deram tão certo. O que queremos é continuar discutindo que soluções simples são essas que podemos trazer para o futuro", acrescenta Guerra.
A primeira dessas discussões, proposta e assinada por Jaime Lerner, circula a partir desta segunda-feira (19) na nova revista da Gazeta do Povo, a PinÓ, que será entregue aos assinantes do jornal. O conteúdo também será disponibilizado e poderá ser acessado pelo site de HAUS.
Bem-vindo Instituto Jaime Lerner! E para você que nos acompanha, uma ótima leitura!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!