Planejamento urbano

Design

Unesco e Coreia do Sul abrem inscrições para prêmio de design urbano sustentável

Luan Galani
20/05/2020 18:44
Thumbnail

Centro de Aprendizado e Inovação de Dunoon, na Cidade do Cabo, na África do Sul, levou o prêmio de 2019. O local abriga um centro esportivo e uma biblioteca de arte, contribuindo para uma relação mais harmoniosa e justa entre as pessoas e a cidade. | Prefeitura da Cidade do Cabo/Divulgação

A Prefeitura de Seul, capital da Coreia do Sul, em parceira com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e diversas entidades de design, abriu pré-inscrições para o prêmio "2020 Human City Design Award". Elas podem ser feitas até 20 de julho, quando se encerra o período para concorrer à láurea. Além do título, o vencedor receberá 100 mil wons, o equivalente aproximado a 80 mil dólares.
A premiação é "uma resposta ao que o mundo precisa agora, com a nossa sociedade convencida de que precisamos superar os efeitos nocivos da alienação humana, do materialismo, dos problemas ambientais, e precisamos criar um planejamento urbano sustentável no qual as pessoas possam desfrutar de vidas criativas", defende o manifesto oficial do prêmio coreano.
Podem concorrer designers, arquitetos e escritórios que contribuíram para a construção de uma relação mais harmônica e sustentável entre as pessoas, a cidade e a natureza, ajudando a solucionar tópicos urgentes da vida nas metrópoles.
Para Rosângela Nina Araújo, professora de design na UniBrasil, presidente da ProDesign>pr, designer na Tertulia Produções Culturais e autora do podcast @Sustentacto, o Human City Design Award é importante "pois revela talentos pioneiros de planejamento urbano sustentável". Este ano entre a banca de jurados está o designer brasileiro Fernando Mascaro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!