Organização

Casa em ordem: dicas de personal organizer para manter tudo no lugar

Ana Flavia Silva, especial para HAUS
25/01/2020 07:53
Thumbnail

Foto: reprodução/ Instagram Governess

O início do ano parece até um convite para organizar tudo: desde a agenda até os armários da cozinha, muita gente aproveita essa época para colocar a vida em ordem e se preparar para a volta à rotina após as festas e as férias. E é nessa ânsia de deixar tudo organizado que, às vezes, a bagunça até aumenta.
“Muitas vezes a pessoa quer fazer a organização toda, da casa inteira, em um único dia. Não é possível, é pouco tempo para bastante trabalho”, alerta a personal organizer Antoniele Fagundes, responsável pela organização da casa de famosas como Ana Hickmann, Ticiane Pinheiro e Juju Salimeni.
Nessa linha, as profissionais da área destacam que não há regras para organizar a casa, mas sim planejamentos diferentes, de acordo com cada situação. Rosemeri Moreira, personal desde 2018, indica uma observação minuciosa para começar. “Olhar todos os ambientes da casa e sentir qual é o cômodo que mais incomoda, aquele lugar em que se não encontra nada e que sempre frustra quando o assunto é ‘bagunça’”, destaca.

Um lugar para cada coisa

A setorização é um bom caminho para seguir na hora de iniciar a organização. Antoniele orienta que a divisão seja feita por tipo de objetos, não por espaço. “É interessante recolher todos os pertences semelhantes pela casa, colocar todos juntos e aí fazer o desapego daqueles que não fazem mais sentido”. Rosemeri complementa: “Uma gaveta de cada vez, uma porta de armário, acessórios, sapatos. Separar por categorias e guardar por categoria facilita na hora de escolher o que se vai usar (no dia a dia)”.
Antes e depois: caixinhas e separadores de acrílico ajudam a dar "casa" para cada objeto. Foto: reprodução/ Instagram Governess
Antes e depois: caixinhas e separadores de acrílico ajudam a dar "casa" para cada objeto. Foto: reprodução/ Instagram Governess

Desapego

É preciso separar as coisas que não se usa mais, seja por meio de doação, venda ou até mesmo o descarte de fato. “A separação desses objetos traz paz e harmonia para todos”, lembra Rosemeri. Esse é o momento, inclusive, de refletir sobre aquilo que realmente é necessário.
“Geralmente a gente tem muito mais itens do que precisa. Quando as pessoas começam a reclamar que têm pouco espaço, em geral o que elas têm é excesso de coisas”, alerta Antoniele. E ela complementa: “a gente acaba se distanciando das pessoas e agregando mais alegria aos nossos pertences. Do que realmente eu preciso? Para mim, para minha família? Quais os valores que eu vou passar adiante? Eu preciso de muitos anéis, muitas jóias e muitas roupas ou de sabedoria interna, felicidade, o compartilhar com as pessoas? Não há lugar melhor para se ter essa reflexão do que olhando para a sua casa”.
Retirar peças que não se usa mais libera espaço para organizar as ficam. Foto: reprodução/Instagram Governess
Retirar peças que não se usa mais libera espaço para organizar as ficam. Foto: reprodução/Instagram Governess

Preciso de coisas novas?

Embora o mercado esteja abastecido com caixas e acessórios organizadores super criativos, a dica de Rosemeri é deixar a compra desses objetos por último. “Eles servem para otimizar os espaços e ajudar na manutenção da organização, mas o uso deve ser feito de forma consciente. Sair comprando produtos organizadores sem saber onde utilizá-los não é uma boa. A dica é tentar utilizar o que já se tem em casa e avaliar a real necessidade da compra destes produtos”, orienta.
A padronização de utensílios é indicada, mas reaproveitar itens que já tem na casa é melhor. Identificar os objetos ajuda na manutenção da organização. Foto: reprodução/Instagram Rosemeri Moreira
A padronização de utensílios é indicada, mas reaproveitar itens que já tem na casa é melhor. Identificar os objetos ajuda na manutenção da organização. Foto: reprodução/Instagram Rosemeri Moreira

E depois?

Uma das maiores reclamações de quem consegue passar pelo processo de organizar a casa é a dificuldade em manter o trabalho. “É compreensível que as pessoas esqueçam de guardar suas coisas novamente no lugar em que estavam. Eu sempre sugiro identificar o lugar dos objetos, especialmente o lugar onde várias pessoas mexem, para que saibam onde guardar novamente o que pegaram. A melhor forma de gravar os locais é através da identificação e, quando eles já estiverem decorados, o ambiente estará sempre organizado”.
Anote as dicas das profissionais para colocar tudo em ordem!
  1. Tenha paciência. A organização não vai ser resolvida em um único dia. Tenha em mente que o processo leva tempo e deixe a frustração de lado. Mantenha-se firme no propósito e não desista: no final, vai valer a pena.
  2. Setorize. Veja em quais áreas a bagunça está mais presente e comece a separar tudo por pertences. Reúna, por exemplo, todos os livros da casa, todos os calçados, todas as roupas. A partir daí você organiza uma categoria por vez.
  3. Faça subcategorias. Separe os sapatos entre rasteirinhas, sapatilhas, chinelos, tênis. Faça o mesmo com roupas, livros e outros objetos. Assim fica mais fácil de encontrar os itens quando precisar utilizá-los.
  4. Descarte. Avalie quais itens você realmente tem utilizado e quais estão apenas ocupando espaço. Para peças com valor sentimental, reserve um cantinho especial de memórias. Mas aquilo que não é usado precisa seguir o fluxo.
  5. Resolva. Depois de separar os itens para doação, conserto e descarte, dê o destino definido a eles. Deixar as sacolas esperando por solução em algum canto vai gerar mais ansiedade e tirar o sentimento de dever cumprido.
  6. Repense. Antes de comprar organizadores, armários ou abrir espaço para incluir mais objetos, repense seus hábitos de consumo. Você precisa mesmo de mais uma bolsa? Já não há edredons suficientes para o ano todo? Isso vai ajudar a não entulhar a casa depois que a organização já estiver pronta.
  7. Reuse. Complementando a dica acima, avalie o que você já tem que pode ganhar uma nova utilidade. Potes de vidro que podem se transformar em porta-trecos, caixas de presente que podem abrigar diferentes objetos. Antes de comprar coisas novas, ressignifique o que já faz parte da rotina.
  8. Limpe. Agora sim é a vez da água e do sabão. Além da limpeza do descarte, vale a pena dar um trato na limpeza geral dos itens. Adote o hábito de tê-los sempre prontos para o uso. Isso vai evitar aquela famosa frase “não tenho roupa/sapatos”.
  9. Recomece. A organização é um processo. Não há erros ou regras, cada um passa por esse processo a seu modo. Pode ser que a organização não dure muito tempo e a casa precise de um novo “trato”. Insista até que a ordem faça parte da rotina.
  10. Transmita seus valores. Ainda que de forma inconsciente, sua casa é reflexo da forma como você leva a vida. Talvez a organização externa precise começar dentro de você. Coloque seus valores em cada cômodo e se livre do que não te faz bem ? sejam objetos ou pensamentos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!