• Carregando...
La Casa de Papel: bandidos retratados como heróis
La Casa de Papel: bandidos retratados como heróis| Foto: Tamara Arranz/Divulgação/Netflix

No dia 3 de setembro, a Netflix lançou a primeira parte da quinta e última temporada de "La Casa de Papel", um dos programas de streaming mais populares de todos os tempos. É um drama emocionante sobre um grupo de ladrões realizando roubos quase impossíveis na fortificada Casa da Moeda Real da Espanha (temporadas 1-2) e do Banco da Espanha (temporadas 3-5), meticulosamente planejado por um gênio brilhante, conhecido como “o Professor”, intercalado por um intenso drama de relacionamento.

No entanto, a ideologia política problemática que sustenta o show é geralmente ignorada pelos telespectadores e críticos. A música principal que é cantada ao longo da série pelos personagens depois que o Professor ensina a eles é o hino antifascista “Bella Ciao”, uma canção dos guerrilheiros italianos que lideraram a luta contra a Alemanha nazista e o regime de Mussolini na Segunda Guerra Mundial. Graças à popularidade da série, "Bella Ciao" chegou a fazer parte das paradas de sucesso de muitos países em 2018.

Guerra ao sistema

Um tema central é que os ladrões são a reencarnação moderna da resistência antifascista italiana. A ideia dos ladrões como "a resistência" torna-se mais evidente na 3ª temporada, que começa depois que um dos ladrões é capturado na ilha tropical onde reside após a conclusão bem-sucedida do roubo da Casa da Moeda Real e é enviado para o exterior para ser torturado em vez de ser devolvido à Espanha para ser julgado.

O professor declara especificamente guerra contra o sistema e, ao contrário das duas primeiras temporadas, onde há “mocinhos” entre os policiais, na 3ª temporada, os policiais são descritos como torturadores vis, e somos apresentados a César Gandía, o chefe de segurança no Banco da Espanha, que é um racista de aparência assustadora. Na 4ª temporada, descobrimos que o ex-refém que mais fala em seu ódio aos ladrões, Arturo, é, na verdade, um estuprador.

Ao longo da série, a popularidade dos ladrões com o público é enfatizada. Vemos grandes multidões em Madri vestidas como ladrões e protestando a seu favor, e os ladrões aumentam ainda mais sua popularidade ao chover mais de 100 milhões de euros de um dirigível nas ruas de Madri.

O professor observa com orgulho que a máscara de Salvador Dalí, que os ladrões usam nos assaltos, se tornou um símbolo de resistência em todo o mundo e que suas ações inspiraram manifestações contra a corrupção no Brasil e marchas pelos direitos das mulheres em diversos países. Seus apoiadores lotaram estádios na França e na Arábia Saudita, e ainda vemos manifestantes na cúpula do G-20 em Hamburgo vestidos com máscaras de Dalí agitando a bandeira da Antifa.

Dado o quão heroicamente os ladrões são retratados e quão vilmente aqueles que se opõem a eles são retratados, alguém poderia pensar que Mussolini havia ressuscitado dos mortos e se declarado imperador vitalício sobre toda a Espanha. Mas a Espanha moderna é uma democracia pluralista que garante os direitos de todos os seus cidadãos. Por exemplo, até mesmo a ONG de tendência esquerdista Freedom House, que classifica os direitos políticos e a liberdade desde 1941 em uma escala de zero a 100, dá a Espanha nota máxima em resposta a perguntas como "vários segmentos da população (incluindo grupos étnicos, religiosos, de gênero, LGBT e outros grupos relevantes) têm plenos direitos políticos e oportunidades eleitorais ”, e se o governo espanhol “opera com abertura e transparência”, garante a liberdade de religião, protege os cidadãos da violência doméstica e garante que as ONGs, trabalhadores e sindicatos têm liberdade para se organizar. Além disso, observa que as mulheres estão bem representadas na política, detendo 43% e 38% das cadeiras na Câmara dos Deputados e no Senado, respectivamente.

Durante as primeiras quatro temporadas, o grande paradoxo da política do programa é óbvio demais para ser ignorado: o "sistema" maligno ao qual os ladrões estão resistindo é a única razão pela qual eles conseguiram se manter vivos e realizar seus assaltos. Um regime ditatorial teria invadido a Casa da Moeda Real e matado todos os ladrões sem qualquer consideração pelas baixas civis, e o Professor usa seu domínio do código legal espanhol em proveito próprio.

Na 5ª temporada, no entanto, a noção do estado espanhol como um estado restringido por lei desaparece completamente, já que o coronel Tamayo, um dos principais antagonistas do programa, convoca o exército para invadir o Banco da Espanha e é muito explícito que não se importa se os reféns são mortos.

Desconhecimento de economia

Da mesma forma, os criadores do programa carecem de uma compreensão rudimentar de economia, já que retratam a apreensão da Casa da Moeda Real para imprimir quase um bilhão de euros como um crime sem vítimas, não diferente de flexibilização quantitativa. Como o professor argumenta na 2ª temporada, episódio 8:

Mas o que estamos fazendo é bom para você quando outras pessoas fazem. No ano de 2011, o Banco Central Europeu faturou 171 bilhões de euros do nada. . . assim como estamos fazendo, apenas maior. 185 bilhões em 2012. 145 bilhões de euros em 2013. Você sabe para onde foi todo esse dinheiro? Para os bancos. Diretamente da fábrica para os bolsos dos ricos. Alguém chamou o Banco Central Europeu de ladrão? “Injeções de liquidez”, eles chamavam. E eles tiraram isso do nada, Raquel. Do nada.

Isso é uma loucura. Se todo mundo começar a imprimir dinheiro e descartá-lo dos dirigíveis, o dinheiro não terá valor nenhum e a Espanha passará pela hiperinflação da Venezuela. Além disso, a flexibilização quantitativa tem sido muito prejudicial para os bancos porque seu objetivo é reduzir as taxas de juros de longo prazo, e os bancos ganham dinheiro com o spread entre as taxas de curto e longo prazo.

Desemprego

Há, no entanto, um aspecto da política espanhola que "La Casa de Papel" acerta. O público espanhol e, em particular, a juventude espanhola, têm motivos para estarem desiludidos. O desemprego juvenil na Espanha era de 35,1 por cento em julho de 2021 e 31,4 por cento na pré-pandemia, em comparação com 9,2 por cento nos EUA em julho de 2021 e 8,3 por cento na pré-pandemia. O desemprego total na Espanha era de 14,3% em julho de 2021 e 13,9% na pré-pandemia contra 5,4% nos EUA em julho de 2021 e 3,5% na pré-pandemia.

A solução óbvia para esses problemas, que "La Casa de Papel" ignora sem surpresa, é a liberalização econômica. A Espanha é famosa por suas leis trabalhistas inflexíveis, que sufocam o empreendedorismo, desincentivam a contratação e criam um mercado de trabalho de dois níveis, e seu Estado presunçoso, com uma taxa de imposto sobre o PIB de 34,6% contra 24,5% para os EUA.

A OCDE classifica a flexibilidade de emprego dos EUA como melhor do que todos os países da UE ou da OCDE, com uma pontuação de 92,4 em 100, enquanto a Espanha ocupa o 26º lugar com uma pontuação de 60,8 em 100.

Além disso, enquanto a esquerda global se considera a defensora dos imigrantes, a taxa de desemprego para imigrantes é de 18,9 por cento na Espanha, em comparação com os insignificantes 3,1 por cento nos Estados Unidos. Não só os espanhóis enfrentam oportunidades de emprego reduzidas, em comparação com os americanos, mas eles também estão sujeitos a um imposto oneroso sobre vendas de 16%, em comparação com uma média de 6,6% nos Estados Unidos. Até mesmo os progressistas americanos tendem a se opor a altos impostos sobre vendas porque são regressivos.

A crise de emprego na Espanha demonstra muitos dos problemas fundamentais com o modelo econômico social-democrata europeu, mas em vez de reconhecer a causa raiz das dificuldades da Espanha, a série defende uma revolução ao estilo da Antifa.

Na verdade, a ironia final do show é que, embora pretenda se inspirar na história europeia do século 20, retratando os ladrões como guerrilheiros italianos dos dias modernos, seus criadores não conseguiram aprender uma das lições mais importantes do século passado de História europeia, que pode ser facilmente apreendida ao comparar as taxas de desemprego de jovens e imigrantes espanhóis e americanos: A ideologia econômica estatista nega oportunidades aos mais vulneráveis ​​da sociedade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]