i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

A histeria de Bill Gates quanto às mudanças climáticas

  • PorDavid Harsanyi
  • National Review
  • 18/02/2021 17:00
Bill Gates
O bilionário que não economiza no ar-condicionado de sua mansão acredita que precisaremos de uma guerra mundial contra as mudanças climáticas.| Foto: Gates Notes/Divulgação

No último domingo (14), Bill Gates (patrimônio líquido de US$ 133 bilhões) e Anderson Cooper (US$ 110 milhões) se reuniram no programa jornalístico 60 Minutes para discutir os numerosos sacrifícios que os americanos deverão fazer para evitar uma catástrofe climática iminente.

Em primeiro lugar, vamos nos abster de chamar esses tipos de conversas de "jornalismo", uma vez que Cooper nunca questiona qualquer uma das previsões terríveis de Gates, tampouco mostra uma pitada de ceticismo profissional em relação ao assunto. Cooper simplesmente avança para o próximo ponto da conversa como um apresentador de slides numa reunião corporativa.

Gates, que lançou um novo livro chamado How to Avoid a Climate Disaster [Como evitar um desastre climático], disse a Cooper que acredita que a mudança climática “é o desafio mais difícil que a humanidade já enfrentou” e que as nações ricas – não a China ou a Índia, pode-se supor – devem chegar a zero emissões de carbono até 2050 ou o mundo estará basicamente destruído. Não 40%, nem 5%: zero.

Em outra parte da entrevista, Gates pediu um "esforço total nacionalista, você sabe, como uma guerra mundial, mas agora somos nós contra os gases de efeito estufa".

Os americanos usam mais de 20 milhões de barris de derivados de petróleo todos os dias – agora mais abundantes e mais fáceis de extrair do que nunca. Então, a menos que surja alguma tecnologia completamente nova, será necessária uma tecnocracia fascista para vencer esse conflito. Mas eu não uso "fascista" levianamente aqui. Nem estou sugerindo que Gates vislumbre agentes da Gestapo chegando em bando em frente a sua porta toda vez que você deixa o ar-condicionado abaixo de 23 graus. Aliás, que tipo de monstro teria um ar-condicionado com uma ameaça de extinção pairando sobre a humanidade?

Ele, no entanto, prevê o Estado ditando virtualmente todas as decisões tomadas pela indústria relacionadas às emissões de carbono – ou seja, toda a economia. Se houver uma frase mais precisa que “tecnocracia fascista” para descrever uma economia controlada pelo Estado que dirige a propriedade privada e pública sobre os meios de produção durante a guerra, terei o maior prazer em usá-la.

É claro, se Gates está interessado em lutar uma guerra contra o dióxido de carbono em sua casa de 6,1 mil m², isso é problema dele. Espero que ele invista pesadamente em novas tecnologias de energia – além de sua empresa de jatos particulares – porque as que temos agora são irremediavelmente inadequadas para a tarefa de alcançar o futuro que ele vislumbra, para não dizer proibitivamente caras para o cidadão médio que suporta os custos da escassez artificial.

Durante a onda de frio desta semana, os preços da energia dispararam no Texas e em outros estados, e milhões enfrentaram apagões contínuos – que já são norma na Califórnia – em parte porque a capacidade significativa da geração de energia por combustível fóssil foi entregue às alternativas solares e eólicas não confiáveis. Não é apenas o custo, é a confiabilidade.

Dito isso, o livro de Gates é mais interessante quando ele está propondo ideias. Algumas parecem bobas e desnecessárias, mas outras, como a captura de carbono, o armazenamento térmico, o hidrogênio barato e usinas nucleares de próxima geração são atraentes o suficiente. Mesmo eu – um troglodita autoproclamado e verdadeiro fã de combustíveis fósseis – ficaria feliz em trocá-los assim que surgissem outras fontes acessíveis e confiáveis.

Mas, embora Gates seja muito mais honesto sobre as compensações da descarbonização do que outros, ele ainda depende muito da criação do medo e de previsões terríveis para fazer esses custos parecerem palatáveis, como fazem a maioria dos campeões do clima.

Gates, por exemplo, disse a Cooper que “a Guerra da Síria foi um vigésimo de como será a migração climática”. (“Um vigésimo da Guerra da Síria” é um cálculo científico?) Em seu livro, ele afirma que na “pior seca já registrada na Síria – que durou de 2007 a 2010 – cerca de 1,5 milhão de pessoas deixaram as áreas agrícolas para as cidades”, preparando o cenário “para o conflito armado que começou em 2011.”

A crise climática está em curso há décadas, dizem, mas Gates é reduzido a falar sobre a Síria – cujo conflito os ambientalistas culpam a mudança climática, e outros de nós culpam a violência sectária, o ISIS e homens fortes do Baath –, porque tão poucas guerras são travadas por recursos.

Enquanto Gates alertava sobre a crise climática, milhões de pessoas em todo o mundo garantiram acesso regular a alimentos e água pela primeira vez. Enquanto os elementos naturais já mataram regularmente muitos americanos, desde 1980, todas as mortes causadas por desastres naturais e calor e frio estão bem abaixo de 0,5% do total. Mortes devido a eventos climáticos despencaram. A extrema pobreza global despencou. Os conflitos baseados no Estado despencaram. A poluição do ar despencou e as mortes por poluição do ar despencaram.

Quando o estado da Terra está melhorando em quase todas as formas quantificáveis, os alarmistas são obrigados a confiar em profecias que não apenas foram notoriamente erradas, mas raramente levam em consideração a adaptabilidade humana.

“Como as mudanças climáticas podem afetar você e sua família?” Gates pergunta retoricamente em seu livro. Cada situação que ele apresenta como motivo de preocupação quase certamente seria pior sem energia acessível. Gates, por exemplo, argumenta que as chuvas se tornaram menos previsíveis para os agricultores. Alguns anos elas têm 55 cm. Outros anos, 73. No passado, a precipitação era aparentemente a mesma todos os anos.

Gates monta algumas histórias sobre fazendeiros que lutam contra esse problema. Nossa própria comida está em risco, avisa ele.

“Pode parecer que estou escolhendo o exemplo mais extremo, mas coisas como essa já estão acontecendo”, admite Gates, “especialmente para agricultores pobres e, em algumas décadas, podem estar acontecendo com muito mais pessoas”.

Sim, Gates escolhe o que lhe agrada ao longo do livro. Os rendimentos da agricultura americana aumentaram dramaticamente devido à eficiência tecnológica. Os agricultores se adaptaram às variações climáticas recentes, como fazem há milhares de anos. A comida agora é muito mais acessível, “especialmente” para os pobres. As ideias de Gates ameaçariam essa realidade muito mais do que as mudanças climáticas.

Gates subestima o quão difícil será substituir toda a nossa infraestrutura de cimento e aço por versões de alta tecnologia. Ou como será difícil substituir todos os nossos sistemas de aquecimento e ar. Ou quão difícil será levar o país para a carne bovina sintética. “Você pode se acostumar com a diferença de sabor”, garante Gates.

A certa altura, Gates menciona um estudo que conclui que se espera que uma descarbonização de 90 a 95% da rede elétrica europeia "faça com que as taxas médias subam cerca de 20%". Bem, um aumento de 20% nas contas de energia prejudicaria bastante a economia. Esse custo também será arcado pelos consumidores de... tudo.

Não é dito o fato de que países como a Alemanha, sem uma descarbonização de 90%, já têm os maiores preços de eletricidade por residência do mundo, seguidos por Dinamarca, Portugal e Bélgica. Na verdade, oito dos dez mercados de energia mais caros do mundo podem ser encontrados na Europa. A diferença entre o que americanos e europeus pagam por energia é enorme. A Alemanha está fazendo acordos com a Rússia para construir um duto de gás natural, não outra fazenda solar. E boa sorte em conseguir que os americanos paguem oito dólares o galão pela gasolina.

Aqui está o que Gates também deveria estar perguntando: "Como os combustíveis fósseis afetaram as famílias americanas?" A resposta é: eles tornaram suas vidas melhores de uma maneira incalculável.

E embora haja algumas externalidades negativas associadas aos combustíveis fósseis, mitigamos muitas delas. Ele deveria perguntar: “Vale a pena criar intencionalmente grandes dificuldades econômicas para os Estados Unidos e revolver a modernidade a cada ano nos próximos 30 anos?” Porque essa é a única maneira de chegarmos a zero emissões de carbono em 30 anos.

David Harsanyi é redator sênior da National Review e autor de “First Freedom: A Ride through America’s Enduring History with the Gun”.

© 2021 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.
39 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 39 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • Z

    Zequinha

    ± 6 horas

    Gates não passa de um nerdão babaca! Porque não usa sua fortuna para ajudar os pobres?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • T

      Taiguara

      ± 21 horas

      Como bem explica Olavo de Carvalho, a burguesia ganha tanto dinheiro com o capitalismo que começa a boicotar o livre mercado - para tornar-se um monopólio - e atuar para obter poder político; São os metacapilatistas. Existe uma série na Amazon chamada Utopia que claramente conta essa história do Bill Gates, um multimilionário que cria vírus para vender vacinas e vende carne vegetal - tudo para combater a "superpopulação" da Terra.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Maurissone Ferreira Guimaraes

        22/02/2021 12:35:35

        Há um padrão no discurso da esquerda em geral, que utiliza termo "negacionista" ou "terraplanista" para atacar os céticos e críticos. O catastrofismo ambiental, que carece de comprovações científicas, é certeza plena na cabeça dos esquerdistas. Nem é mais aquecimento global a questão; é mudança climática. Já foi resfriamento global nos anos 70. Bill Gates não é bobo. É homem de negócios, esperto o suficiente para acreditar nas próprias inconsistências. São capazes de parar tudo que for movido a derivados de petróleo e carvão pra "começar do zero". Reset energético? Não duvido de nada depois do vírus chinês . A estratégia "quebre as pernas para vender muletas" funciona bem.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          FRANCISCO SCARPARI NETO

          22/02/2021 12:35:29

          O sr. Bill Gates assim como outros metacapitalistas, ficaram tão ricos que se acham deuses, além dos sinistros do STF é claro. Vem com ideias absurdas como escurecer o Sol, para esfriar a terra. Sim senhores, a extrema riqueza leva à megalomania e por fim a loucura! É num manicômio que este e outros deveriam estar para não prejudicar a humanidade!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • B

            Bruno Santos Teles

            22/02/2021 12:18:36

            bill gates sempre foi um empresario canalha, que abusou de sua posição privilegiada para destruir padrões abertos, ele não é um bom garoto! se ele melhorasse o seu umbigo e fizesse o windows parar de processar e processar e processar e acessar disco e acessar mais disco sem estar executando nada, mas gerando calor e consumindo energia, o mundo já era um lugar melhor.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Fernando

              21/02/2021 23:29:33

              Se o Sr. Gates deseja evitar um desastre climático poderia começar economizando 50% em energia: reduzindo sua mansão para 3000m2 e reflorestando a outra metade (para ajudar a retirada de carbono da atmosfera). Não acredito que ele esteja disposto a um "sacrifício" desses.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Fernando

                21/02/2021 23:20:30

                Esse comentário foi removido pelo usuário

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • T

                  Tereza Coutinho

                  21/02/2021 16:07:28

                  Interessante! Ele defende o consumo de carne sintética derivada de vegetais. E ele se tornou o maior proprietário de terras dos EUA. Hum...que coincidência. Hipócrita!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • O

                    Oirad Ojuara

                    21/02/2021 14:55:06

                    Estamos vivendo uma era de negacionismos de todos os lados. Há um ponto de equilíbrio nisso tudo! É inegável que estamos chegando ao fundo do poço em termos de exploração dos recursos da Terra. Da mesma maneira que os EUA hoje importam petróleo haverão de importar energia solar do hemisfério sul, onde no ano inteiro há energia solar em abundância. Essas usinas solares deverão destinar metade de sua energia para separarar hidrogênio da água e produzir energia térmoelétrica à noite (há outras opções já em uso em centrais solares).

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • L

                      LSB

                      21/02/2021 21:28:47

                      Nada de fundo do poço. Nunca tivemos tantas fontes e não irão acabar tão cedo (aliás, nunca, pois por lei de mercado, a escassez altera os preços relativos e tais alterações provocam adaptações em tecnologias/comportamentos e, principalmente, de forma “suave” ao longo do tempo). Como já disse um ministro saudita sobre o “fim do petróleo” lá nos anos 1970 (que iria “acabar em 30 anos”): “A idade da pedra não acabou por falta de pedra”. (e antes de achar q essa frase é mais “piada” do q verdade, lembro q a tecnologia não era baseada em qq pedra encontrada pela frente; pelo contrário, existiam as pedras “certas”... e elas eram “raras”).

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • L

                    LEONARDO RIBAS GOMES

                    21/02/2021 11:44:41

                    Interessante que o autor usa falácias de atacar a fala do outro, sem em nenhum momento apresentar dados estatísticos que contradigam o argumento das mudanças climáticas. Simplesmente porque não tem como. Se vermos a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, está em nível mais que alarmante, E ao invés de caminharmos na direção de uma energia limpa e renovável, e ilimitada, o autor defende, assim como o Trump defendia e a direita tosca, a continuidade do uso de energias fósseis, que além de limitadas, aceleram os problemas climáticos do planeta terra.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • L

                      LSB

                      21/02/2021 21:20:36

                      “Pera lá”, vc cria uma realidade sem provas e diz q é o outro q tem q ter provas q sua realidade sem provas não é a realidade?? Há “buracos” demais nessa hipótese do aquecimento global causada pelo ser humano. Quem propõe que convença com provas (e não intimar a mostrar “provas” quem aponta inconsistências na tese). E mais um pto: o artigo nem era sobre isso e sim sobre a irrealidade das muitas das propostas de Bill Gates (q saltam aos olhos).

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • J

                    João Martins Donizete

                    21/02/2021 12:41:57

                    Ele americano que é deveria ler os contrapontos de vários ambientalistas e cientistas da prager university. Lá ele verá, se não for retórica dele todo esse papo furado, inclusive sobre a teoria mirabolante e perigosa de lançar no espaço um material para obstaculizar a luz solar, e que a teoria de aquecimento e efeito estufa (hoje rebatizada de mudanças climáticas) não se sustenta. Que diga o El Gore que disse há anos atrás que o mar subiria mais de um metro, não obstante comprou uma mansão adivinhe onde? Sim. Na beira mar. E o mar subiu? Evidente que não. E ele sabia de antemão o que dissera era pura falácia. Fez escola esse outro agora.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marlon Nadal

                      21/02/2021 1:44:01

                      Esse é um dos metacapitalista globalista que comprou a esquerda e a imprensa para dominar o mundo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Ana Cristina

                        20/02/2021 22:53:55

                        Bill Gates está virando o assessor para assuntos aleatórios do mundo!!! Cada dia ele dá pitacos super bem embasados em diferentes áreas... saúde, tecnologia (claro), Marte, faz lista de livros, meio ambiente e nessa semana também falou que as pessoas não deveriam comer carne bovina e, sim, a de laboratório (ou seja, tudo acaba em soja!)... o mundo que aguente o tiozinho aposentado

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Austríaco-PR

                          20/02/2021 19:55:46

                          Para mim não tem relação com salvar a humanidade, mas sim em confiscar liberdades e propriedades enquanto concentra-se poder.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • I

                            irineu umberto librenza

                            20/02/2021 18:28:17

                            O Gates pode estar errado em como e em que velocidade fazer mas que a energia baseada em combustíveis fósseis deve ser substituída é fato incontestável.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Mirtão

                              20/02/2021 14:50:52

                              Calma bill, os chineses já pensaram em tudo. Com a redução de mais de 70% da população mundial pelo vírus MUTANTE, o planeta vai ter um grande alívio nas questões climáticas.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • W

                                Wagner Albuquerque

                                20/02/2021 16:25:22

                                kkkkkkkkkkkkkkk não duvido de suas afirmações.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Márcio Theodorovicz

                              19/02/2021 19:03:54

                              Comecem cortando a emissão dos EUA. um dos maiores poluidores do planeta. to mentindo ? peraí vou mentir um pouco para as ONGS da Amazonia "a amazonia é o pulmão do mundo"

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Celito Medeiros

                                19/02/2021 17:55:51

                                Ah, este Aquecimento Global enviando Nevascas aos Americanos, Europa e Ásia e até ao Deserto do Saara. Sabem muito bem que o Sistema deste Planeta tem se mantido há milhões de anos, e o problema que tentam esconder é a POLUIÇÃO industrial dos países de primeiro Mundo, isto sim é preocupante como toda Poluição em todos os lugares por todos os motivos ou efeitos. Estes Cenários foram construídos para amparar outras ilegalidades, então precisam culpar outras fontes. Desejavam controle da População, Aborto e Guerras, agora vem esta Pandemia...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • O

                                  O Pragmático

                                  19/02/2021 17:30:49

                                  As escolas de executivos pregam a cartilha progressista e afirmam que empresas e CEOs que não se posicionarem irão desaparecer. Quem é do ramo sabe o que estou dizendo. E não nos esqueçamos que muitos até colaboram financeiramente com empresas que promovem abortos mundo afora.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    CAIGANGUE

                                    19/02/2021 15:59:55

                                    pirou, coisa de socialista americano, que vive em sua redoma, fora do mundo real.... fo=da-se seu mierda

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • I

                                      irineu umberto librenza

                                      20/02/2021 18:30:06

                                      Gates é socialista? Kkkkkkkkkkkkk.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • G

                                    gilson r c de oliveira

                                    19/02/2021 15:45:38

                                    Humm... Aquele cara ficou rico vendendo guarda-chuvas deve ser muito inteligente e competente em vender guarda-chuvas. Aposto que as opiniões dele sobre filosofia, neurocirurgia, politica e qualquer outro assunto são IGUALMENTE inteligentes.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      ANDERSON SILVA

                                      19/02/2021 14:13:20

                                      Eis os "inteligentinhos donos das Biotechs" querendo impor seu ideal de mundo. Ainda penso que algum deles será o prenúncio do anticristo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • Y

                                        Yuri

                                        19/02/2021 14:09:44

                                        A mentalidade desses megaempresários atuais é achar que o fato deles serem bons em alguma coisa lhe dá o direito de palpitar sobre qualquer assunto e tentar alterar a realidade. Quando não é vigarice é loucura mesmo.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Ronaldo Spekla

                                          19/02/2021 13:39:05

                                          Realmente a tal da “narrativa” é um cancer hoje em dia... escolhe-se o quer falar e “esquece” alguns fatos que nao corroboram a tal da “narrativa” Será que o Gates , Greta e cia. já pesquisaram sobre o Dust Bowl ( quase 10 anos de seca nas planicies, imensa migracao de pessoas) na decada de 30 nos EUA... Pois é.. a tal mudança climática ja existia ha 90 anos . Depende da “narrativa” de quem conta

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            RONALDO CABRAL

                                            19/02/2021 13:02:10

                                            Não sei porque ele tem uma cara tão infantil.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Ralph Hinkley

                                              19/02/2021 12:59:59

                                              De fato, a energia produzida com base em combustíveis fósseis é um tiranossauro em vias de extinção. Representou um progresso e impulsionou a civilização no passado, porém hoje sabemos o quanto emporcalha e prejudica a vida no planeta. Ainda se encontra imbricada na cadeia produtiva, gera empregos, impostos etc., mas deve ser substituída tão logo quanto possível por energias que produzam menor impacto no estoque de recursos naturais LIMITADOS do planeta. Ponto para Mr. Gates.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • H

                                                Heinz Egon Landgraf

                                                19/02/2021 12:47:12

                                                Acho que a histeria climática de Bill Gates é de fato hipocrisia. Seu livro é pouco mais que um panfleto publicitário das tecnologias nas quais ele, como megainvestidor, está apostando pesado.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • I

                                                  irineu umberto librenza

                                                  20/02/2021 18:32:36

                                                  É isso, o coitado está falido e precisando de grana, aí está inventando tudo isto para se recuperar financeiramente.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                José Luiz A. C.

                                                19/02/2021 11:36:09

                                                Acho que o governo federal deve vender a Petrobrás e investir o dinheiro em fontes limpas de produção de energia - solar, eólica, biomassa, hidrogênio, etc...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • W

                                                  Will

                                                  22/02/2021 10:31:51

                                                  Faltou explicar quem vai por freio na boca e puxar as carroças para transportar os alimentos para população...(só um exemplo)...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais

                                                19/02/2021 11:24:29

                                                Faltou falar sobre alguns pontos específicos das ideias do ilustre senhor, como a nuvem de fumaça que ele quer soltar para amenizar o efeito estufa (que certamente causará um desastre climático sem precedentes, com provável impossibilidade de existência de vida abaixo dos trópicos), a água de fezes que ele quer que consumamos, e a alimentação a base de insetos (proposta pela ONU e o Fórum Econômico Mundial e que não duvido muito, também apoiada por este senhor). Como são medidas concretas e que certamente impossibilitaram inclusive a vida de bilhões de pessoas, é bom ressaltá-las. Não creio que mesmo os apoiadores dele possui a exata dimensão de suas propostas

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • S

                                                  Sr. Walker

                                                  19/02/2021 10:41:23

                                                  Que dê as mãos ao do Al Gore, juntem a maluquinha da Greta e saiam por aí com cartazes , gritando pelas esquinas de ruas e avenidas movimentadas do mundo.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • N

                                                    Nico Gavelick

                                                    18/02/2021 22:52:32

                                                    O que esses alarmistas climáticos fazem não é ciência, é bruxaria. Eles selecionam alguns dados que lhes convêm e ignoram todos os outros dados que vão contra suas teorias.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • L

                                                      LSB

                                                      21/02/2021 21:34:27

                                                      Quem propõe que prove. Não inverta o ônus da prova.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • I

                                                      irineu umberto librenza

                                                      20/02/2021 18:34:57

                                                      O que esses negacionistas climáticos fazem não é ciência, é bruxaria. Eles selecionam alguns dados que lhes convêm e ignoram todos os outros dados que vão contra suas teorias.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  Fim dos comentários.