i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Campo 14

Bebês mortos a pauladas, fome e execuções: a vida em um campo de concentração norte-coreano

  • 03/05/2020 18:40
Os professores do Campo 14 eram guardas uniformizados: retratados por Shin no desenho acima, um deles bateu em uma aluna até a morte
Os professores do Campo 14 eram guardas uniformizados: retratados por Shin no desenho acima, um deles bateu em uma aluna até a morte| Foto: Reprodução

Infelizmente virou lugar-comum fazer comparações descabidas com o nazismo e o fascismo. Pessoas são igualadas a Hitler e ações com o nazismo com uma facilidade que na verdade constituem uma afronta ao pesadelo enfrentado pelos judeus sob o regime totalitário e assassino do Terceiro Reich. Mas existe algo que dura há mais de 50 anos e continua acontecendo com o conhecimento do mundo inteiro que não é exagero comparar com o pior da Alemanha nazista: os campos de prisioneiros da Coreia do Norte.

É a hora de recuperar a história desses campos, já que nas últimas semanas o ditador comunista da Coreia do Norte, Kim Jon-un, desapareceu e até especulou-se que estivesse morto. Não está, por isso o regime de prisão de inimigos políticos deve continuar.

Principalmente porque a pressão mundial é praticamente nula. Pouco se fala sobre o assunto, porque são poucos os prisioneiros que conseguem escapar dos campos de concentração. Do pior deles, o Campo 14, somente uma pessoa conseguiu escapar: Shin In-geun, de 37 anos, que foi concebido, criado e viveu até o início da vida adulta neste teatro dos horrores, com breves períodos em outros campos menos severos.

Shin In-geun, que depois de fugir para a China, foi para a Coreia do Sul e atualmente vive na Califórnia, mudou seu nome para Shin Dong-hyuk e hoje é um ativista dos direitos humanos. Ele contou sua história ao jornalista americano Blaine Harden, que trabalhava como correspondente em Seul para o jornal The Washington Post e publicou tudo no livro ‘Fuga do Campo 14’ (Editora Intrínseca). Shin mudou detalhes de sua história várias vezes, o que muitos apoiadores do cruel regime comunista da Coreia do Norte usaram para tentar desacreditar todo o seu relato.

A principal das mudanças é especialmente compreensível. Na primeira versão de sua história, Shin omitiu o fato de que ele foi o responsável pela morte de sua mãe e de seu irmão mais velho. Eles pretendiam fugir. Shin ouviu a conversa e contou a um guarda do campo. Seu irmão foi fuzilado e sua mãe enforcada.

Criado em um ambiente de brutalidade e desconfiança, Shin nunca desenvolveu laços de amor com sua família. Estimulado pelo Estado a delatar os outros desde pequeno, lhe pareceu que a coisa certa a fazer era denunciar os planos da mãe e do irmão. Somente anos depois, já livre, que tomou consciência da maldade de seus próprios atos. Então, em seus primeiros relatos, omitiu o que o retrataria como um monstro. Um monstro criado pelo Estado norte-coreano, ainda assim um monstro.

No livro, Harden deixa claro que, apesar dos desertores serem a única fonte de informações sobre os campos, “suas motivações e seu grau de credibilidade não são imaculados. Na Coreia do Sul e em outros lugares, eles se encontram muitas vezes desesperados para ganhar a vida, dispostos a confirmar as ideias preconcebidas dos ativistas dos direitos humanos, dos missionários anticomunistas e dos ideólogos de direita. Alguns sobreviventes de campos recusam-se a falar sem receber dinheiro vivo antecipadamente. Outros repetem episódios impressionantes de que ouviram falar, mas que não testemunharam em primeira mão.”

Essas incongruências foram exaustivamente usadas pelos apologistas do regime norte-coreano e pelo próprio governo, que levou o pai de Shin à TV estatal para desmentir o filho. Mas desertores, incluindo ex-guardas que trabalharam nos campos, confirmam os fatos. Imagens de satélite não deixam dúvidas sobre a existências desses lugares funestos.

Abaixo estão as atrocidades que aconteciam no Campo 14. Elas não fazem parte do passado. Neste momento, milhares de pessoas estão passando por isso. Que o mundo não feche mais os olhos para elas.

Fome permanente

A fome nos campos é tamanha que Shin cresceu vendo a mãe e o irmão não como familiares, mas sim competidores pela escassa comida disponível. As únicas refeições dadas aos prisioneiros eram sopa de repolho, repolho na salmoura ou mingau de milho. Quando conseguia, Shin furtava a comida de sua mãe, que o surrava com uma enxada ou uma pá. A única carne disponível era a dos ratos, muitas vezes capturados nas latrinas do campo. Os prisioneiros que cometiam alguma falta aos olhos do guardas eram punidos recebendo ainda menos alimento. A estes restava vasculhar até o estrume das vacas para tentar encontrar algum grão comestível.

A população que vive fora dos campos também passa fome. Dois terços das crianças norte-coreanas foram consideradas abaixo do peso por um levantamento feito pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, que só foi permitido em troca da doação de alimentos ao país. Esse número é o dobro do que o registrado na época em Angola, que estava saindo de uma guerra civil.

Casamento arranjado

Homens e mulheres não viviam juntos no Campo 14 e o contato físico era proibido sem autorização prévia. Prisioneiros que fossem obedientes e cumprissem com sucesso sua cota de trabalho forçado às vezes recebiam autorização para se casar. O mesmo valia caso delatassem alguém. Mesmo assim, só podiam casar com outros prisioneiros que fossem escolhidos pelo Estado. Era possível recusar parceiros muito velhos ou muito feios, mas perdiam a chance de se casar para sempre. Foi assim que os pais de Shin se conheceram. Seu pai recebeu Jang Hye-gyung como “presente” por seu trabalho na oficina mecânica.

Assassinato de bebês

Fora desses casamentos arranjados, a gravidez era terminantemente proibida. Isso não quer dizer que elas não ocorressem. Os guardas abusavam das prisioneiras, que se submetiam em troca de apanhar menos nas fábricas ou receber mais comida. Mas se engravidassem, tanto elas como os filhos eram mortos. De acordo com o relato de An Myeong Chul, que trabalhou como guarda de vários campos (não do Campo 14), os guardas eram ensinados a tratar os prisioneiros sem qualquer humanidade, pensando neles como se fossem “cães ou porcos”. Ele viu mais de uma vez recém-nascidos serem mortos a golpes de barras de ferros.

Na escola, surras e morte

As aulas dentro do campo eram apenas uma maneira de doutrinar as crianças desde cedo. Shin lembra de uma vez que uma colega de classe foi pega, durante uma revista surpresa feita pelo professor, com cinco grãos de milho no bolso. A xingou, mandou que ela se ajoelhasse e começou a bater em sua cabeça várias vezes. Harden escreve: “Enquanto Shin e os colegas observavam em silêncio, protuberâncias brotaram-lhe no crânio. Sangue escorria-lhe do nariz. Ela tombou no piso de concreto. Shin e vários outros colegas a levantaram e a levaram para casa, uma fazenda de porcos que não ficava longe da escola. Mais tarde naquela noite, a menina morreu.” Mais “sorte” teve outro aluno que desobedeceu o professor. Foi amarrado a uma árvore e uma fila de estudantes se formou para lhe dar murros no rosto.

Trabalho forçado para crianças

Com dez anos de idade, as crianças eram encaminhadas para trabalhos insalubres, como empurrar minério em gôndolas sobre trilhos. Uma amiga de Shin se desequilibrou e teve o pé esmagado pela roda de aço de uma gôndola. Levada ao hospital do campo, teve o dedo amputado sem anestesia e tratado apenas com água salgada. Em outra ocasião, durante a construção de uma represa, um muro de concreto caiu perto de Shin, matando oito trabalhadores, cinco deles crianças de 15 anos de idade. Foram esmagados a ponto de ficarem irreconhecíveis. Todos continuaram trabalhando como se nada tivesse acontecido.

Suicídio proibido

Neste ambiente de absoluto desespero, o suicídio era muitas vezes a única saída que alguns prisioneiros enxergavam. Mas os governantes viam o suicídio como uma tentativa de escapar ao domínio do partido. Como escreveu Kang Chol-hwan no livro sobre seu período como prisioneiro do Campo 15, “se o indivíduo que tentara o ardil não estava por perto para pagar por isso, alguém mais precisava pagar no lugar dele.” Todos os prisioneiros são avisados de que, caso optem por esse caminho, seus familiares serão punidos com sentenças e punições ainda maiores.

A situação nos campos, porém, era mais difícil de ser suportada por aqueles que tinham uma vida pregressa. A diferença entre a vida levada antes de serem presos era um fardo pesado demais. Para pessoas como Shin, no entanto, que não conheciam outra vida, o desespero, por incrível que pareça, era menor.

45 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 45 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 18 horas

    Regime comunista é o maior lixo da humanidade .....acredite se quiser.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz Angelo

      ± 46 dias

      E aí Canalhada da Canhota?? Qual é o argumento nojento que vcs têm para justificar MAIS ESTE absurdo, em defesa deste RATO nuclear ???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marco Lucas Sinato

        ± 129 dias

        Todos os políticos de esquerda aqui do Brasil, que tem a desfaçatez de elogiar esses países comunistas, deveriam ser enviados para desfrutar uma longa temporada num desses campos de concentração, para vermos se quando saíssem de lá ainda teriam a mesma convicção.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          RaulinoSales

          ± 129 dias

          É uma miséria o que acontece com a população da Coreia do Norte, pais que faz parte do bloco comunista chinês, Não houve mudanças dos regimes nazista e comunista e o mundo é conhecedor dos bilhões de mortos nos campos de concentração. É estranho que a ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS permita a continuidade desse regime miserável.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            D. L. Paiva

            ± 131 dias

            A china também tem campos de concentração ainda hoje para 'reeducação' de minorias.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              Stella

              ± 131 dias

              Fiquei revoltada! Como pode?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                JORGEHF

                ± 132 dias

                Há muitos anos(década de 70) recebemos a visita de uma delegação Norte Coreana(todos militares) na Usina de xisto de São Mateus do Sul. Eles também não tinham petróleo e xisto era uma alternativa. Depois de um jantar ao final da visita ele se empolgaram com a recepção e cantaram um hino em homenagem ao seu líder KIM JONG IL, avô do atual. Me deram três livros todos exaltando seu país e seu líder. E pensar que Requião foi visitar a Coréia do Norte, usando dinheiro público , de nós, pagadores de impostos

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  JORGEHF

                  ± 132 dias

                  Há muitos anos(década de 70) recebemos a visita de uma delegação Norte Coreana(todos militares) na Usina de xisto de São Mateus do Sul. Eles também não tinham petróleo e xisto era uma alternativa. Depois de um jantar ao final da visita ele se empolgaram com a recepção e cantaram um hino em homenagem ao seu líder KIM JONG IL, avô do atual. Me deram três livros todos exaltando seu país e seu líder. E pensar que Requião foi visitar a Coréia do Norte, usando dinheiro público , de nós, pagadores de impostos

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    LC

                    ± 132 dias

                    Lamento que, Maria do Rosário, Manuela, Haddad , Luciana Genro, Dilmanta, Zé Dirceu, e tantos outros não sejam assinantes da GAZETA DO POVO, para ler essa matéria.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Maquiavel

                      ± 132 dias

                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • M

                        Maquiavel

                        ± 132 dias

                        E quem me censurar é porque é comunista também.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Maquiavel

                        ± 132 dias

                        E quem me censurar é porque é comunista também.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • A

                      A.R.ALVES

                      ± 132 dias

                      Com a palavra os comunistas/ iphone do Brasil que defendem esse regime maldito!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Lucas Prado

                        ± 132 dias

                        Essa foi uma das coisas perturbadoras que já li. Que um dia os EUA e Coreia do Sul se unam novamente para terminar o trabalho incompleto de 53. A Coreia do Norte precisa acabar.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Somente Verdades

                          ± 132 dias

                          TUDO INVENÇÃO DA CIA, DOS EUA, DAS ZELITES EMPRESARIAIS E DO BOSLONARO, VIVA LÊNIN, VIVA O COMUNISMO !!!!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • R

                            RPM

                            ± 8 horas

                            Vai morar lá babaca.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Poliana dos Santos Martins

                          ± 132 dias

                          Gente, que tristeza saber que seres humanos são tratados por outros seres humanos... assim... em pleno século 21!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • F

                            FB

                            ± 132 dias

                            Uma das maiores atrocidades modernas jogada para baixo do tapete pelo aparelhamento da extrema-esquerda nas universidades. É fato conhecido e notório que as tentativas de implementação do Comunismo mataram muito mais que o Nazismo. É medonho que tenhamos em pleno Brasil do século 21 partidos comunistas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Edcarlos

                              ± 132 dias

                              Meu Deus, fiquei até arrepiado. Como o mundo ainda é hipócrita, talvez até eu me inclua nisso. Em pensar que temos partidos comunistas no Brasil. Fechamos os olhos pra barbáries enquanto damos atenção para coisas bem menores.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Edcarlos

                                ± 132 dias

                                Meu Deus, fiquei até arrepiado. Como o mundo ainda é hipócrita, talvez até eu me inclua nisso. Em pensar que temos partidos comunistas no Brasil. Fechamos os olhos pra barbáries enquanto damos atenção para coisas bem menores.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Mirtão

                                  ± 132 dias

                                  Cadê os peteba caviar, ativistinhas românticos de boutique para comentar. Depois vira isto aí manezada. Exatamente como disse o Luiz ai embaixo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • N

                                    Nissim lopez

                                    ± 132 dias

                                    Não esqueçamos que uma representante do partido que apoia esse regime demoníaco no Brasil, PCdoB, poderia ter sido eleita vice presidente nas últimas eleições. Vade retro.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      luiz

                                      ± 132 dias

                                      O comunismo de boutique dos ativistas é onde isso começa, como começou na Venezuela. Depois vem o comunismo verdadeiro , que é isso aí.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Ricardo Toledo

                                        ± 132 dias

                                        Fuga do Campo 14 é leitura obrigatória. Há detalhes de tirar o sono. Shin foi agredido e torturado seguidas vezes. Numa delas, foi exposto à chama ardente, pendurado como um animal, derretendo a pele de suas costas. Típica tortura comunista. Seus braços são côncavos, condição peculiar de crianças que foram forçadas ao trabalho pesado. o que não deixa dúvidas sobre seus relatos. Não se pode deixar de lembrar que, caso algum "traidor" seja condenado, três gerações de sua família devem seguir o mesmo destino nos campos de concentração dos monstros comunistas.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          André Sena Pereira

                                          ± 132 dias

                                          Esse monstruoso império do mal é aplaudido pelos partidos de esquerda do Brasil. Diante desta aberração como posso me congratular com seus admiradores? Pra mim, todos uma corja de psicopatas.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Renata

                                            ± 132 dias

                                            Como posso estar com a Paz em minha consciencia se sei que isto existe e que neste momento pessoas passam por isto ?Que coisa angustiante.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Maquiavel

                                              ± 132 dias

                                              Já que apologia ao nazismo é considerado crime no Brasil e em vários países no mundo, porque então apologia ao comunismo também não é??

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              3 Respostas
                                              • R

                                                rdi

                                                ± 131 dias

                                                Provavelmente porque o comunismo não diz ter por função matar. Nenhum partido comunista no Brasil fez campanha prometendo fuzilar ou torturar ou acabar com qualquer minoria. Só o presidente eleito fala essas coisas.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Carlos Eduardo

                                                ± 132 dias

                                                Essa questão já me afligiu. Penso que tem um detalhe a ser considerado: geralmente, os comunistas agem matando dentro das respectivas fronteiras, e os nazistas transportavam as pessoas de um país para outro, para fazerem a matança. Talvez isso seja um critério.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                RAFAEL SILVA DOS SANTOS

                                                ± 132 dias

                                                Pelo simples fato do nazismo ter mexido com judeus (a nação santa segundo a bíblia) e os comunista não.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              Jr

                                              ± 132 dias

                                              Que horror, um pesadelo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                                ± 132 dias

                                                Uma elite extremamente violenta , assassina que mata seus irmãos , ou seja, destrói a família. Este é o regime chamado comunismo/socialismo que já matou milhões e milhões de pessoas pelo mundo em prol de uma minoria que vive na riqueza completa ( vide Cuba e está própria Coreia do Norte e o nosso maior exemplo o comunista chamado Luladrão o ********* comunista que só viveu de trapaças e vive na riqueza plena às custas do estado e do dinheiro roubado do pivô ) .

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Matraca Trica

                                                  ± 132 dias

                                                  Isso é ditadura gado

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  2 Respostas
                                                  • M

                                                    Mirtão

                                                    ± 132 dias

                                                    Ditadura comunista JR e não a ditadura militar que é a que queremos, e como intervenção apenas. Entendeu asno.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Carmo Augusto Vicentini

                                                    ± 132 dias

                                                    Isso é comunismo.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • O

                                                  Otacilio

                                                  ± 132 dias

                                                  Quer afronta maior à decência e ao senso de humanidade do que a existência de um partido chamado PCdoB em um país dito democrático como o Brasil? Tal qual o nazismo, o comunismo, que matou muito mais, também deveria ser criminalizado por aqui, como em alguns países do Leste Europeu que tem conhecimento de causa.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Polaco

                                                    ± 133 dias

                                                    Bem vindos ao paraíso dos Mortadelas, lá o comunismo/socialismo deu certo e a sociedade é justa e todos os cidadãos são felizes.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    3 Respostas
                                                    • M

                                                      Mirtão

                                                      ± 132 dias

                                                      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkk eu gostei Luigi.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • L

                                                      Luigi Tenco

                                                      ± 132 dias

                                                      Ofensa e TROLLAGEM estúpidas

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • N

                                                      NH4NO3

                                                      ± 132 dias

                                                      Santa ignorânica! O PT jamais foi comunista e socialista. Ao contrário, o povo estudou e viajou para o exterior, a passeio e a trabalho. O ir e vir garantido, empresas se instalaram no Brasil, tudo funcionou. As pessoas tinham trabalho e dinheiro. O PT nem de perto foi comunista e socialista. Aliás, saudades dos "comunistas e socialistas", quando eu tinha trabalho e dinheiro, para viajar, curtir. Acabou! Agora é a cartilha Guedes, que há 15 meses assola o povão, sem benefício nenhum pra nós. As empresas estão na mingua, bem como o trabalhador. Saudades dos "comunistas e socialistas" do PT.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    Maquiavel

                                                    ± 133 dias

                                                    Comunismo/Socialismo se resume a isso: mortes, violência, tortura, fome, opressão, escravidão, falta de liberdade, fuzilamento, pobreza, miséria, enfim, tudo o que de pior pode existir contra o ser humano.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • M

                                                      Maquiavel

                                                      ± 133 dias

                                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    eneida

                                                    ± 133 dias

                                                    E por aqui o neto de Leonel Brizola, vereador do PDT, fez moção de louvor na câmara dos vereadores do RJ ao regime norte coreano. O que dizer de um partido como esse?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Adonis

                                                      ± 133 dias

                                                      O nazismo é considerado um crime indefensável em muitas nações. Mas estranhamente, seu irmão, o comunismo, que matou mais inocentes no Sec. XX que a própria Segunda Guerra Mundial, não foi proscrito. Ao contrário, encontra ferrenhos adeptos dentro do meio universitário, onde está entranhado até a medula, e no meio político muitos festejam Stalin, Lenin e Mão, só para citar os maiores homicidas, sem desprezar tiranetes de segunda linha, igualmente sanguinários. Por que será que por aqui há aqueles que ainda acreditam na maior farsa da história, mesmo quando confrontados com a triste realidade de ditaduras como a chinesa ou as norte coreana?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      Fim dos comentários.