Nesta edição do programa Papo de Transformação, o escritor e professor Francisco Escorsim compartilha suas experiências e reflexões sobre o tema do autoconhecimento e da vocação humana. Conhecido por seus cursos e palestras, Escorsim faz alguns apontamentos sobre o que de fato é e como estimular o autoconhecimento.
Segundo o escritor, a busca pelo autoconhecimento e pela descoberta da vocação surge de uma necessidade humana de encontrar sentido na vida, especialmente em uma sociedade moderna onde as tradições não fornecem mais um roteiro claro sobre como viver com propósito.
Autoconhecimento: um processo contínuo
Escorsim explica que o autoconhecimento envolve literalmente conhecer a si mesmo, um processo contínuo que a vida nos ensina através das experiências. Esse conceito ganhou popularidade nos últimos tempos principalmente por causa da internet, afirma o escritor. Ele também destaca que todos eventualmente se conheçam em alguma medida.
O autoconhecimento pode começar na infância, com os pais ensinando os filhos a nomear e comunicar seus sentimentos. A educação literária, que, segundo ele, se perdeu com a degradação da linguagem, também colabora e tem extrema importância para discernir emoções. O escritor aponta que, hoje em dia, a busca pelo sentido da vida e pela descoberta da vocação surge de uma desorientação existencial.
Respondendo a um chamado
Ao contrário do que muitos pensam, a vocação não é apenas uma escolha profissional, mas um chamado para ser mais ou melhor, afirma o professor. Ele enfatiza que a vocação é uma forma de ser e existir, e que é crucial escutar esse chamado. No entanto, faz um alerta: esse chamado pode ser abafado pelo excesso de estímulos da vida moderna.
Por fim, o escritor compartilhou sua própria experiência em busca de sua vocação, desde a escolha do curso de Direito até aquilo que ele é e faz hoje. Como conselho para quem deseja conhecer-se melhor e descobrir sua verdadeira vocação, Escorsim sugere refletir sobre o uso do tempo e buscar modelos e exemplos inspiradores.
Assista ao Papo de Transformação todos os domingos
O programa Papo de Transformação conecta histórias de gente de destaque a mensagens e ensinamentos de evolução pessoal. O objetivo é compartilhar com o público a experiência das pessoas, na busca pela excelência e pelo autodesenvolvimento. Com apresentação de Mariana Braga e Guilherme Oliveira, vai ao ar todos os domingos, às 10h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião