i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

Como um conservador deve reagir à morte de Ágatha Felix

  • 23/09/2019 20:35
Agatha Félix foi vítima de bala perdida durante ação da polícia militar no Complexo do Alemão
Agatha Félix foi vítima de bala perdida durante ação da polícia militar no Complexo do Alemão| Foto: Reprodução

Existe um exercício de imaginação muito famoso em filosofia que desafia a moral consequencialista: Cinco crianças brincam na linha do trem e, distraídas, não percebem que ele se aproxima. Mas antes do trem chegar existe uma bifurcação e, por sorte, você está no local. Basta puxar uma alavanca para desviar o trem para outra via. Eis que você percebe que na outra linha existe outra criança, solitária. O que fazer?

Normalmente a maioria das pessoas faz o cálculo que é preferível matar um e salvar muitos. Utilitariamente, é o certo a ser feito.

Agora vamos fazer outro exercício de imaginação: você é um médico e cinco crianças que estão sob seu cuidado precisam de diferentes órgãos para sobreviver. Mas há uma criança saudável brincando do lado de fora do hospital. Basta sequestrá-la para roubar os órgãos e transferi-los para as crianças doentes. Da mesma forma que no dilema do trem, uma morte em troca de cinco vidas. No entanto a decisão não parece tão clara quanto no exemplo anterior.

A morte da menina Ágatha Felix, de oito anos, baleada no Complexo do Alemão, na sexta-feira (20), expôs o lado consequencialista de muita gente que se proclama conservadora. Argumentos como o de que a morte seria um “efeito colateral” no combate ao crime organizado pipocaram. Na luta contra os bandidos, valeria a pena perder uma vida inocente se os bandidos fossem colocados fora de circulação e no futuro mais pessoas sejam salvas.

O consequencialismo é uma visão de mundo que privilegia os resultados: uma decisão seria mais correta moralmente ao produzir melhores consequências. Os problemas com esse tipo de pensamento são evidentes. O hedonismo é uma forma de consequencialismo, em que o prazer é a medida final das ações. E no utilitarismo, a moralidade é medida pelos resultados da ação, e não pela ação em si. Assim, matar uma criança inocente seria aceitável se as consequências fossem positivas.

Um conservador precisa ver a questão pela ética do filósofo Emanuel Kant, segundo a qual as ações têm um valor moral em si mesmas, e não pelo resultado que elas produzem. Matar uma criança inocente é errado em qualquer circunstância, não importa se por algum acaso tal ação tenha consequências positivas.

“O fim pode justificar os meios enquanto houver algo que justifique o fim.”, já afirmou Trotski, um assassino sem escrúpulos. O sistema que ele defendia produziu milhões de mortos. Nem os consequencialistas vão contestar essa: a doutrina utilitarista de Trotski nunca produziu bons resultados.

Além do dever

Enquanto os resultados da perícia das armas dos policiais envolvidos na suposta troca de tiros com criminosos não ficar pronta, é irresponsável apontar culpados. Mas os policiais envolvidos em situações do tipo precisam lembrar que existem ações que vão além do dever. Existem as obrigações morais básicas que seguimos no dia a dia (ou deveríamos seguir). Não matar, não roubar, e assim por diante.

Um policial que dispara sua arma durante um confronto com bandidos não está cometendo um ato imoral. Mas ele pode ir além do dever e do que chamamos de moralidade ordinária e cumprir mais do que o seu dever.

Quem assistiu o filme Capitão América deve lembrar de uma das melhores cenas quando o jovem soldado Steve Rogers pula em cima de uma granada para salvar o pelotão inteiro. Se ele se omitisse naquele momento, alguém poderia acusá-lo de cometer um ato imoral, de ser culpado? Não, é claro. Ele prova seu valor ao realizar um ato heroico, ou supererrogativo, quando vai além do que se espera.

Não se espera que policiais abaixem as armas para criminosos, como cordeiros. Mas quando há vidas de inocentes em jogo, como a de Ágatha, é preciso ir além do dever.

O Estado Leviatã

“Esse grande LEVIATÃ, ou antes (para falar com mais reverência)… esse Deus Mortal, ao qual devemos, sob o Deus Imortal, nossa paz e defesa”, Thomas Hobbes cunhou essa frase ao falar de um estado que abusa de seu poder e autoridade. A polícia é um braço do Estado e quando ela mata um inocente, quem pode nos defender dela?

Todo conservador deve ter um pé atrás com o poder excessivo do Estado. Ele existe como garantia de lei e ordem, e por isso mesmo, mesmo que em guerra contra criminosos, deve manter suas ações dentro da lei. Por isso não se aceita tortura, execuções sumárias, e outras ações fora da lei de agentes públicos.

"O grande valor da democracia está no fato de ser a única forma de governo que respeita plenamente a dignidade humana e permite aos seus cidadãos serem os autores de seu destino", afirma uma das convicções da Gazeta do Povo. Um Estado que ceifa a vida de inocentes está descumprindo suas mais básicas atribuições.

Além disso, como Roger Scruton nos lembra no livro ‘Como Ser Um Conservador’, “os privilégios dos membros da sociedade não deveriam ser negados às pessoas por critérios — como de raça ou classe — puramente irrelevantes ao seu exercício.” E que “faz parte da verdadeira liberdade civil proibir tais formas de segregação.” Parece difícil de negar que Ágatha tenha sido morta justamente por sua classe e raça, mesmo que não de forma deliberada. Não se veem ações policiais com tal nível de letalidade em bairros mais abastados.

Scruton ainda diz que a força policial “existe não para controlar o indivíduo, mas para libertá-lo. O common law está do lado do cidadão contra os que desejam subjugá-lo sem o seu consentimento — sejam políticos usurpadores ou criminosos comuns. É essa concepção de lei que constitui a base da política conservadora no mundo.”

Em um Brasil em que os homicídios ultrapassam a marca de 60 mil homicídios por ano, e os criminosos exibem um grau de crueldade quase inédito, é necessário não perder de vista o importante papel das forças policiais, para que o país não caminhe para a barbárie pura e simples. Não se pode aceitar o domínio dos bandidos, nem uma polícia que aja da mesma forma.

58 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 58 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • T

    Túllio

    ± 75 dias

    O Jones se contradiz ao dizer que “não se pode negar que ela foi morta devido à sua raça e classe, ainda que não de forma deliberada”. Bom, se n foi deliberada, n foi por causa da raça e classe. Ademais, é uma falácia dizer q n existem ações policiais nos barros mais abastados. A Rocinha fica do lado de São Conrado. Vidigal idem. A polícia vai onde o bandido estiver.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      RELHO

      ± 75 dias

      Como um jornalista reage está bem CLARO.....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • N

        Nilva Stenger

        ± 75 dias

        (3) Por favor, sr. Jones, não use o nome dos conservadores em vão.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • N

          Nilva Stenger

          ± 75 dias

          (2)A hipocrisia do progressista é valer-se de uma morte inocente (que pode ser tanto a de uma criança quanto a de um policial, lembre-se) para condenar a repressão policial como um todo, como se essa repressão sempre estivesse a pressupor danos colaterais que incluem morte - o que absolutamente não é verdade. E, de quebra, para querer puxar a orelha dos conservadores, duplamente horrorizados, tanto pela morte do inocente, quanto pelo uso hipócrita que dela fazem os progressistas.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • N

            Nilva Stenger

            ± 75 dias

            (1) O autor quer dar lição de moral para os conservadores, sem disfarçar que está admoestando apenas caricaturas conservadoras. Nós, conservadores, repudiamos sim a perda de vidas inocentes, e num grau tal que pregamos a repressão implacável daqueles para quem a vida inocente parece não ter nenhum valor - justamente os bandidos. Pressupor diferente seria fazer equivaler o grau de culpa entre aqueles que nada prezam a vida humana e aqueles que arriscam as próprias para defender-nos dos que não a respeitam. Não há comparação possível entre uma vida ceifada pelo crime e um acidente. (...)

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Leonardo

              ± 76 dias

              Já que citastes roger scruton, deveria ler o livro “tolos, fraudes e militantes”, pois seu texto se encaixa exatamente em alguns textos de autores citados nesse livro... você criou verdades criadas pela sua ótica, para justificar aquilo que critica.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz Moraes

                ± 76 dias

                O articulista parte da premissa que a bala que matou a menina Ágatha partiu da polícia, o que não foi provado. Os conservadores não deveriam ser mais prudentes? Este artigo é mais do mesmo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Alex Fox

                  ± 76 dias

                  " Parece difícil de negar que Ágatha tenha sido morta justamente por sua classe e raça, mesmo que não de forma deliberada. Não se veem ações policiais com tal nível de letalidade em bairros mais abastados." Não se veem ações criminosas em tal nível de letalidade em bairros mais abastados! A polícia, ao usar a força, via de regra está respondendo ao uso da força por criminosos. Não é ela que escolhe agir com letalidade em favelas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • M

                    Mitinho

                    ± 16 horas

                    Ótimo!!! A articulista está convidada a largar seu leptop, vestir o uniforme de policial e ir dialogar com o crime organizado. Pimenta nos olhos alheios é colírio - cínica!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Libertário de Souza

                    ± 76 dias

                    É mesmo? Só tem criminoso em favela? Lula morava onde?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • Z

                  Zyss

                  ± 76 dias

                  Esse cara é o famoso inteligentinho, cita autores renomados, mas é incapaz de partir de uma premissa verdadeira...é o famoso jumento que vai no google para copiar e colar trechos famosos e faz malabarismo para se adequar a sua retórica.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • W

                    William Bones

                    ± 76 dias

                    Primeiramente que para esse jornalista um criminoso confesso é um suspeito até que seja julgado. Mas agora quando se trata de policiais, que ainda não se tem certeza que foram os autores dos disparos que matou a tal garota, ai não há suspeitos, eles são os autores com convicção. Que jornalismo é esse?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      RoCS

                      ± 76 dias

                      Lembrando que no mesmo dia 2 policiais foram mortos nos morros com tiros de fuzil e ninguém falou nada... nem o jornalista desta matéria

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • L

                        Luciana Oliveira

                        ± 76 dias

                        Policiais quando entram em uma ação já sabem o risco que correm, diferente de uma criança em uma perua escolar, atingida pelas costas. A polícia pode e deve escolher sim quando agir. Não se espera isso de bandidos, mas da polícia sim. E, em nenhum momento no texto, ele condena o policial. Ainda diz que é preciso esperar a perícia. Independentemente disso, o Estado tem sim responsabilidade, não importa de onde o tiro tenha saído.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • A

                        André PC

                        ± 76 dias

                        Muito bem lembrado!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • A

                      André PC

                      ± 76 dias

                      Os usuários de drogas têm grande parcela de culpa na morte dessa garota, pois são os financiadores do tráfico de drogas.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        João Mello

                        ± 76 dias

                        O morro é uma zona conflagrada. Bandidos portam fuzis, armas de grande letalidade. As ditas comunidades coabitam em simbiose com o crime organizado, formando um amálgama difícil de dissociar. A morte da menina foi um efeito colateral, indesejável e muitas vezes inevitável, do combate eficaz ao crime. Um policial no morro esta em estado de alerta, perplexo e tnso, pois um tiro pode ser disparado de grande distância com letalidade de qualquer cubículo. Nesse cenário operacional as respostas inadequada são iminentes e em certo grau normais. A sociedade tem uma escolha nessa guera assimétrica contra o tráfico: ou o combate com toda a força ou será eternamente vítima da insegurança.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          RoCS

                          ± 76 dias

                          Jornalista isentão, dizendo o óbvio, porém de forma equivocada. " Não se pode aceitar o domínio dos bandidos, nem uma polícia que aja da mesma forma." A Polícia não age igual ao bandido. Perdi tempo lendo essa matéria.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • G

                            Gustavo Augusto Druziki

                            ± 76 dias

                            "Mas os policiais envolvidos em situações do tipo precisam lembrar que existem ações que vão além do dever. Existem as obrigações morais básicas que seguimos no dia a dia (ou deveríamos seguir). Não matar, não roubar, e assim por diante." meu DEUS ! Eu não li isso, eu não li ! Então os policiais que carregam armas e se defendem de criminosos que atiram neles descumprem alguma obrigação moral básica ? Jesus gazeta do povo, este artigo é CRIMINOSO !

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • G

                              Gustavo Augusto Druziki

                              ± 76 dias

                              Sr Jones Rossi: o que você quis dizer exatamente com "ir além do dever ?" O que a polícia deveria fazer exatamente neste caso ? É óbvio para toda e qualquer pessoa moralmente decente que a morte da garota é INACEITÁVEl assim como é óbvio para qualquer pessoa inteligente que NÃO SÃO OS POLICIAIS QUE CAUSAM ESTE TIPO DE SITUAÇÃO QUE CULMINOU COM A MORTE DA GAROTA, SÃO OS MARGINAIS ! e também é ÓBVIO que se os policiais pararem de reprimir os criminosos quando estes se escondem atrás de INOCENTES eles estarão dando aos criminosos a excusa perfeita para poderem agir LIVREMENTE e absolutamente TODA A SOCIEDADE PAGARÁ PELAS CONSEQUENCIAS DA INATIVIDADE DA POLÍCIA. NÃO SE NEGOCIA COM O MAL.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • G

                                Gustavo Augusto Druziki

                                ± 76 dias

                                Por favor, você pode até se intitular conservador, visto que parece se ver como um, mas não se intitule como uma pessoa responsável ou inteligente. Você não é capaz de tirar conclusões acerca das consequencias do que você escreveu.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Alexandre

                              ± 76 dias

                              O que o articulista quer inferir? Que o policial mirou em um inocente? Absurdo total! A GP tem que melhorar não tem o menor cabimento politizar a morte de quem quer seja é inaceitável!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                EDSON - Sítio Cercado

                                ± 76 dias

                                Que coluna mais BESTA! Primeiro que eu saiba não saiu a Perícia e o tal Jonas já está culpando a Polícia. Segundo que os traficantes usam os moradores de escudo. Ou a Polícia entrega flores e livros aos traficantes ou é TOLERÂNCIA ZERO como foi em Nova York que quase acabou com a violência de lá.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marko

                                  ± 76 dias

                                  É lamentável uma morte dessa. Mas não há muito mais o que fazer agora. Aconteceu. O problema é que sempre é culpa da polícia, até os moradores agem assim mas tem que ser esclarecido e se foi por tiro de policial, que hajam as punições cabíveis e ponto. A polícia não estava lá à toa. Outra coisa, situações como essa acabam sendo usadas para atrasar medidas importantes contra o crime como por exemplo, o excludente de ilicitude. Agora os bandidólatras que estão no congresso dirão "olha o que aconteceu com a menina agata" e blá blá blá... Tem que aprovar o excludente e tem que eliminar bandido sim!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Rodrigo Bahiense Rosa

                                    ± 76 dias

                                    O texto erra em avaliar que existe racismo na atuação policial porque em lugares mais abastados isso não ocorre. Talvez por falta de conhecimento, o jornalista não saiba que esses lugares possui um poder paralelo, um estado dentro do estado, com soldados e hierarquia. O mesmo não acontece em lugares mais abastados. Pela sua geografia, pela falta de ações reais de antigos governos, como o Brizola que simplesmente proibiu a polícia em favelas, esses lugares se tornaram o que são hoje. Agora, o texto é correto quando fala que o policial, na dúvida não deve por em risco pessoas inocentes. Não exatamente por ele, mas porque sabe que do outro lado estão pessoas sem escrúpulos, sem nada a perder.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • J

                                      Juliano

                                      ± 76 dias

                                      Onde ele diz que existiu racismo na atuação policial? Ele disse que ela morreu por sua classe e raça, mesmo que não de forma deliberada. Ela morreu porque estava na favela e alguém atirou, como acontece frequentemente em favelas. Quem está na favela são os negros, em sua imensa maioria. Logo, quem vai morrer por tabela são os negros de classe baixa.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Rodrigo Bahiense Rosa

                                      ± 76 dias

                                      *possuem

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • G

                                    Gilmar Valverde

                                    ± 76 dias

                                    O texto estava primoroso até a parte do: "Parece difícil de negar que Ágata tenha sido morta justamente por sua classe e raça, mesmo que não de forma deliberada.", como se a bala fosse desviar do trajeto se fosse uma criança branca. No mais, como disse no início, texto (quase) irretocável.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Mirtão

                                      ± 76 dias

                                      Jonas Rossi, você simplesmente é mais um 30574 na vida. Um pateta vermelho.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marisa Barreto

                                        ± 76 dias

                                        Primeiro, jornalistas, informem, mas não queiram dizer como o leitor deve pensar. Segundo, Ágatha não é a primeira vítima de violência e enfrentamento, nem o pior caso (quem lembra do bebê Arthur?) Terceiro, Ágathas e Marielles são usadas como bandeiras políticas contra a onda conservadora que representa a maioria no país, maioria que estava oprimida por valores de uma minoria intolerante e vitimista. Deixem a menina descansar em paz, e chega de condenar polícia e ficar pianinho com os bandidos.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Alexandre S.

                                          ± 76 dias

                                          Não não e não. Um conservador jamais destrói a vida. Quem sempre está julgando e condenando antes de recolher-se provas? Uma vida foi abortada, onde erramos? este é o pensamento conservador: como poderíamos ter salvo a vida desta menina, sua vida não será em vão, o que vamos mudar para salvar a vida de todas as outras para que isto não se repita?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • I

                                            Injustus

                                            ± 76 dias

                                            Lamentavelmente o caso virou militância política. Na verdade esses esquerdopatas estão pouco se importando com a criança. Querem derrubar o governo. É a tal de “resistência” que eles vêm apregoando desde a eleição do capitão. Povinho sem-vergonha.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Reginaldo

                                              ± 76 dias

                                              Esse caso não se retrata no que a “direita” ou a “esquerda” pensam e sim quão o policial está preparado para enfrentar um poder paralelo, nutrido pelo próprio Estado em governos lenientes, em contra partida por votos e manutenção de poder. Ninguém quer ver pessoaa morrendo por balas perdidas muito menos saindo de policiais, valorizar os policiais, lutar por mais treinamentos ao ives de criticá-los veementemente, por uma coisa que ainda nem foi provada que foi um policial que efetuou o disparo, Isso é militar em prol do BANDIDO. O Rio de Janeiro é o pior Estado do Brasil é a decadência de fato de um Estado de direito para um Estado Paralelo. Infelizmente é mais um caso Político não social.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Marcos eisenschlag

                                                ± 76 dias

                                                Algo cheira muito mal quando esse tal Jones Rossi tenta me convencer como um conservador deve reagir se utilizando da visao de mundo de luta de classes. Ex: "parece dificil negar que Agatha tenha sido morta justamente por sua classe e raca"...Acho que qualquer pessoa com um pouco mais de bom senso que Jones concordaria que ela morreu por estar no meio de uma troca de tiros de fuzil, o que ofereceria a mesma letalidade em qualquer lugar que fosse, para qualquer tipo de raca do individuo que estivesse perto.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                3 Respostas
                                                • E

                                                  EDSON - Sítio Cercado

                                                  ± 76 dias

                                                  Juliano : Que papinho vitimista! Primeiro não se acusa a Polícia antes do resultado da perícia. Pra mim foi algum Traficante que matou a menina para por a culpa na polícia.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  Juliano

                                                  ± 76 dias

                                                  Caras, vcs não entenderam. Se o tiroteio fosse num shopping, provavelmente a menina morta seria branca. Por quê? Porque meninas que estão no shopping geralmente são brancas. Como foi numa favela, a menina era negra. Por quê? Porque meninas que estão em favelas geralmente são negras. Agora, a pergunta chave: onde ocorrem mais tiroteios entre polícia e traficantes? No shopping ou na favela? "Ah, mas tem que ocorrer na favela mesmo, pois lá estão os traficantes". Exatamente, mas aí quem vai morrer por tabela são os negros. Entenderam a lógica? Não é difícil.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  Eduardo Prestes

                                                  ± 76 dias

                                                  Notei também essa afirmação falsa, maliciosa e racista inclusive. Se foi realmente um policial o autor do disparo, ele sequer viu a menina. E o autor do artigo parece ter sido o único a se preocupar com a cor da pele da vítima. Um detalhe que nenhuma relação tem com a tragédia...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                Rubens Marques Farias

                                                ± 76 dias

                                                Que povinho burro. Apesar da tragédia da família, daqui uma semana aparece outra manchete e os jornais esquecem essa. Eles querem é vender.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  André PC

                                                  ± 76 dias

                                                  O tiro veio de arma policial? Está provado isso?

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • H

                                                    helio

                                                    ± 76 dias

                                                    Comparação pouco inteligente ou de ma fé. O texto quer passar a impressão que foi uma escolha da PM matar a menina Agatha. Que ridículo. Sensacionalismo puro!! Concordo que em muitos casos existem excessos da polícia. Mas a demagogia e oportunismo de certas pessoas da imprensa espanta.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • E

                                                      Elias Quadros

                                                      ± 76 dias

                                                      Conservadores e liberais deveriam se distanciar de sua origem (macacos, segundo são Darwin) e trabalhar pela não-violência.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • G

                                                        Geraldo F.

                                                        ± 76 dias

                                                        "Não se veem ações policiais com tal nível de letalidade em bairros mais abastados." Também não se vê bandido portando fuzil no centro da cidade ou no shopping. O confronto se dá na favela digo comunidade pois o pt acabou com as favelas do Brasil portanto é lá que está a guerra. Artigo tendencioso acusando a pm pelo crime aliás como toda a imprensa mal intencionada. Pela ótica do jornalista claramente tendencioso a pm deveria subir o morro distribuindo flores as traficantes.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          FRANCISCO BEDUSCHI

                                                          ± 76 dias

                                                          Este artigo foi terrível. Cria um falso dilema e não apresenta solução. Aonde pretendia chegar? À inércia da dúvida?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          2 Respostas
                                                          • E

                                                            eneida

                                                            ± 76 dias

                                                            Exatamente. Apresenta o problema de maneira torta e mal intencionada e não oferece solução. Ou pelo menos não tem coragem. Suspeito que o melhor para o articulista seria desarmar a polícia.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • L

                                                            LUIZ HENRIQUE SOARES RODRIGUES

                                                            ± 76 dias

                                                            Falar mal da polícia era o intuito do artigo, simples assim

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          Eduardo Prestes

                                                          ± 76 dias

                                                          A polícia carioca pode melhorar bastante, em procedimentos e qualidade dos quadros. Mas não podemos ser ingênuos e amarrar a mão de policiais, que atuam numa situação de guerra. Numa operação em favela, os traficantes matam inocentes de forma deliberada, para então culpar a polícia. Seus aliados esquerdistas fazem um escândalo quando ocorre esse tipo de morte, mas calam quando morrem vítimas de assaltos, policiais e outros inocentes. Não é a polícia que oprime, são assaltantes, gangues, traficantes e milicianos que aterrorizam a população brasileira, em especial nas favelas. E só bandidos e esquerdistas costumam reclamar da polícia...

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • N

                                                            Noel Maia

                                                            ± 76 dias

                                                            JONES ROSSI ! A sua comparação de matar uma criança para salvar as outras cinco , foi de uma *******idade inaceitável , pois existe uma diferença gigantesca em precisar Matar , para salvar , e morrer por um acidente involuntario . E oque mais me irrita, é a enorme Conotacao IDEOLÓGICA esquerdista que você , um péssimo profissional da Imprensa escrita , faz transparecer nesta sua matéria . E pior que isso , é tão baixo que usa a morte trágica de uma Criança para atacar um grande herói Nacional o DR. SÉRGIO MORO . É vergonhosa essa sua matéria , é parcial , ideológica , e com um nível baixo e sem respeito a família enlutada . Um Jornalismo Nefasto !

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • L

                                                              Luciana Oliveira

                                                              ± 76 dias

                                                              Vergonha é o seu comentário! Vergonha é ter que dividir o mundo com pessoas como você!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • P

                                                            PLINIO WALGER

                                                            ± 76 dias

                                                            Que falta de sensibilidade...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              Rogério Amaral Silva

                                                              ± 76 dias

                                                              Totalmente descabida a tese "consequencialista" para o caso em tela. O articulista parte do falso pressuposto de que a morte de pessoas inocentes, vítimas de "balas perdidas" começaram a partir da política de enfrentamento crime movida pelo atual governador do RJ. Em outras palavras, o autor do texto age como os demagogos do PSol, que culpam a polícia, mas se "esquecem" do desgoverno de Leonel Brizola que, durante a década de 80, deixou os traficantes "livres, leves e soltos". Nada a ver o argumento do seu texto, sr. Rossi, sofisma puro!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • A

                                                                ARIEL TEIXEIRA

                                                                ± 76 dias

                                                                A perícia ainda nem foi feita. Um conservador não deveria aguardar o resultado antes de culpar a polícia?

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                2 Respostas
                                                                • A

                                                                  ANDERSON FERNANDO DA SILVA

                                                                  ± 76 dias

                                                                  Sim Ariel, todo Conservador é cético por natureza. Aguardemos a conclusão da perícia.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                • T

                                                                  Thiago Alvim Costa

                                                                  ± 76 dias

                                                                  Exatamente

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • M

                                                                Marilia Menegassi Velloso

                                                                ± 76 dias

                                                                De fato não queremos matar inocentes qdo buscamos defender a sociedade, nem que pessoas morram ao defender a sociedade qdo se está em guerra na defesa de vidas e hegemonia. Infelizmente as balas não tem rosto ainda, e muitos inocentes perdem a vida nessa luta. Treinar e armar nossos policiais é importante, mas mortes físicas sinda são muito menores diante das mortes em vida das pessoas pelo uso e trafico de drogas, porque mais de 70% dos homicidios derivam do tráfico. A família da pequena meus sentimentos, bem qto agradecimento aqueles que põe cobscientemente sua vida em risco todos dias para nos proteger.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                Fim dos comentários.