Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
A maré mudou

Cristiano Ronaldo divulga livro anti-woke. É o fim da cultura do cancelamento?

"Com o livro "Woke Is Dead" se tornando um best-seller, lembro que minha nova e brilhante entrevista com ⁦ @Cristiano ⁩ será lançada esta semana em uma colaboração incrível entre nossos canais do YouTube. Os primeiros trechos da entrevista mais pessoal e reveladora dele serão divulgados amanhã (terça, dia 04). Você não vai querer perder!", diz a legenda. (Foto: Intagram Piers Morgan)

Ouça este conteúdo

É difícil saber ao certo se a chamada cultura woke está em declínio.

Mas um fato acaba de corroborar esta tese: o atleta mais popular do mundo divulga um livro segundo o qual... a cultura woke está em declínio.

Do alto de seus 667 milhões de seguidores no Instagram (sim, mais que Lionel Messi), Cristiano Ronaldo posou para uma foto segurando um livro que condena a cultura woke (termo inglês usado para se referir a pautas radicais em temas como raça e gênero).

Cristiano nada disse sobre o livro em si, e é provável que ele não tenha lido as 320 páginas da obra. Mas, ao não temer as repercussões de sua atitude, o futebolista acabou corroborando a tese de que a cultura do cancelamento já não assusta tanto.

Contexto: o craque português concedeu uma longa entrevista ao jornalista britânico Piers Morgan, um crítico das chamadas pautas identitárias e autor de Woke Is Dead ("O Woke Está Morto").

Além de participar do bate-papo em vídeo, Ronaldo sentou-se ao lado de Morgan para a fotografia em que segura o livro e, sorrindo, fez um sinal de positivo com o polegar. A imagem foi divulgada pelo britânico em suas redes sociais.

O livro argumenta que a cultura woke, que gerou divisão, cancelamento, censura e confusão na sociedade, está em declínio, o que considera um triunfo do "senso comum".

Não é pouca coisa que ele, geralmente discreto em temas políticos, tenha aceitado divulgar um manifesto contra o extremismo de esquerda.

Em seu Instagram, Cristiano Ronaldo publicou uma foto apenas com o Morgan e a seguinte legenda: "No filters. No scripts. Just us" (em português: "Sem filtros, sem roteiro, apenas nós"). Segundo ele, foi a entrevista mais reveladora que já deu.

Embora costume se manter longe da política, Cristiano Ronaldo já apareceu ao lado de outra figura identificada com a direita. Em 2022, o craque recebeu duras críticas ao postar uma foto ao lado do renomado psicólogo canadense Jordan Peterson, a quem chamou de "amigo" na legenda.

Autor de vários livros, entre eles o best-seller 12 Regras para a Vida, Peterson tornou-se reconhecido por denunciar o avanço das ideologias nas universidades.

"Bom te ver, meu amigo" diz o post de Cristiano Ronaldo com Jordan Peterson, publicado em 2022 (Foto: Instagram de Cristiano Ronaldo)

Melhor que Messi?

Na entrevista com Morgan, Cristiano falou sobre aposentadoria, casamento com Georgina Rodriguez, dinheiro e, claro, futebol. Aliás, uma declaração de Cristiano Ronaldo causou alvoroço na internet: ele afirma que é melhor que o jogador argentino Leonel Messi.

A rivalidade entre ambos se intensificou durante a época em que ambos jogavam na Espanha, com Real Madrid e Barcelona, respectivamente.

"Messi é melhor do que eu? Discordo. Não quero parecer humilde", disse Ronaldo em entrevista a Piers Morgan. A primeira parte da entrevista foi ao ar nesta terça-feira no YouTube.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.