Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Programa Em Baixa

Parece zoeira, mas são só as facilidades com o dinheiro público

Meses depois de negar de pés juntos a prática de rachadinha, o deputado federal André Janones (Avante-MG) finalmente confessou os desvios e fez um generoso acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR) para encerrar o caso. O colunista Thiago Melo se assustou com o tamanho da multa: 26 mil reais para reparar os danos ao erário. Ora, assim, tem gente que até se sentirá tentada a dizer que as rachadinhas compensam.

O inquérito contra Janones foi aberto em 2023 após o portal Metrópoles divulgar um áudio no qual o deputado cobra a devolução de parte dos salários de então servidores de seu gabinete para ajudá-lo a cobrir gastos de campanha eleitoral.

A Polícia Federal confirmou por meio de perícia que a voz na gravação era de Janones e indiciou o parlamentar. Em outubro de 2024, a PGR concluiu que havia indícios de crime de peculato, mas propôs um acordo de não-persecução penal.

À PGR, Janones admitiu “que, no início de 2019, devido ao fato de estar com o nome negativado no SPC e Serasa”, pediu ao assessor, Mário Celestino da Silva Junior, um cartão de crédito para pagar suas “despesas pessoais”.

Manutenção mais cara da história?

Em outro caso separado deste, a Advocacia Geral da União fez contrato sem licitação para serviços mecânicos de um único carro, por um único ano. E previu a bagatela de 518 mil reais para cobrir as despesas. O valor empenhado para eventuais serviços mecânicos, elétricos, de pintura e reposição de autopeças alcança o triplo do valor do automóvel, um Cherry Tiggo TDI, ano 2023. Parece zoeira, mas o contrato já foi até assinado.

Assista ao Em Baixa todos os sábados

Política com humor, humor com política. É assim que o comentarista Thiago Melo conduz o Em Baixa, que aborda o lado tragicômico do noticiário. O programa vai ao ar aos sábados, às 10h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.